Últimas notícias

Fique informado
ENAP e Governo Digital instituem Programa de Capacitação em Transformação Digital

ENAP e Governo Digital instituem Programa de Capacitação em Transformação Digital

29/03/2019

Instituído Programa de Capacitação em Transformação Digital

Publicação de portaria ratifica apoio da Enap ao projeto de transformação digital do Governo

Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (26/03) a Portaria Conjunta nº 6, da Escola Nacional de Administração Pública – Enap – e da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, que institui o Programa de Desenvolvimento de Capacidades para Transformação Digital no Poder Executivo Federal.

O Programa tem o propósito de formar profissionais fundamentais à era digital e difundir a cultura de concepção digital por meio da qualificação e do preparo para atuarem em diferentes contextos do Poder Executivo Federal e lidarem com os desafios apresentados.

Envolve servidores públicos federais que atuam no Poder Executivo Federal como profissionais de TIC, analistas e gestores públicos de negócio, profissionais jurídicos e altos executivos que serão capacitados em cursos coordenados pela Enap.

A inovação no modelo proposto diz respeito à certificação dos servidores, que contribuirá para a formação de bancos de talentos, apoiando a elaboração de processos seletivos na Administração Pública.

São cursos de curta duração, seminários e outros eventos de capacitação, realizados presencialmente e a distância, que consideram desenvolvimento de competências tanto técnicas quanto de liderança e comunicação.

Para fazer frente ao desafio de desenvolver um programa atualizado, robusto e compatível com as evoluções no campo da transformação digital de serviços, a Enap desenvolveu o Programa em colaboração com instituições como a University of Denver (EUA), Delft University of Technology (Holanda), Harvard Kennedy School (EUA), London School of Economics (Reino Unido), entre outras referências em capacitação.

O diretor de Educação Continuada da Enap, Paulo Marques, ressalta que o Programa foi desenvolvido de modo a fornecer uma visão ampla sobre a transformação digital, que é uma das pautas estratégicas de governo.

“Para obter resultados efetivos no aprendizado, metodologias e conhecimentos de fronteira foram selecionados pela nossa Escola, e novos conteúdos serão incorporados, por meio de parcerias e convites a especialistas que possam qualificar nossas equipes, com perfis multidisciplinares, para o desafio de tornar nosso Estado digital”, afirma.

Áreas de conhecimento prioritárias do Programa

Ciência de Dados
Transformação Ágil
Liderança e Inovação
Governança e Gestão de TIC
Alta Tecnologia
Serviços Digitais voltados ao Cidadão
Segurança e Privacidade

Fonte: ENAP