Últimas notícias

Fique informado

FECAP lança nova graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial

8 de novembro de 2023

Spotlight

Ricardo Saravalle assume a liderança do Meta Hub de Soluções Digitais

O executivo vai liderar o centro de excelência de soluções

23 de maio de 2024

INSS passa exigir Certificado ICP-Brasil A3 para advogados que atendem Acordos de Cooperação Técnica (ACTs)

Para acessar o Portal de Atendimento (PAT) os advogados precisarão ter o certificado digital ICP-Brasil A3.

21 de maio de 2024

Do Deepfake ao ChatGPT: como a evolução tecnológica está influenciando as fraudes e golpes que vemos hoje?

Os golpes, de falsificação de identidade bancária a investimentos fictícios e golpes românticos, são cada vez mais diversificados

20 de maio de 2024

Contato Seguro une forças com a DOC9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul

Contato Seguro une forças com a Doc9 para trazerem mais segurança aos abrigos do Rio Grande do Sul. Essa parceria é essencial para enfrentar o momento difícil que o estado está passando devido às enchentes.

20 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Reconhecimento facial: a nova fronteira de segurança em meio aos desafios dos Deepfakes

A capacidade dos deepfakes de imitar e falsificar identidades compromete diretamente a eficácia do reconhecimento facial

20 de maio de 2024

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Para especialista do IEEE, Inteligência Artificial e Internet das Coisas podem salvar vidas em emergências

Câmeras e sensores com Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) identificam as chamas, acionando os procedimentos de emergência

6 de janeiro de 2023

Inteligência Artificial: quais os benefícios do uso no mercado financeiro?

Especialista de infraestrutura de inteligência artificial diz como a tecnologia tem acelerado processos e otimizado a experiência de clientes

5 de janeiro de 2023

O gargalo da Inteligência Artificial no setor financeiro brasileiro

A Inteligência Artificial para fins de análise de crédito e motores de recomendação ainda estão evoluindo lentamente no setor financeiro

15 de dezembro de 2022

A graduação terá duração de quatro anos, com aulas presenciais em turmas matutinas e noturnas

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) lança em 2024 um novo curso superior: “Ciência de Dados e Inteligência Artificial”. A graduação terá duração de quatro anos, com aulas presenciais em turmas matutinas e noturnas. As inscrições já estão abertas por meio do site.

A nova graduação reforça o investimento da FECAP na promissora área da tecnologia. A instituição, que é uma das mais tradicionais do Brasil nas áreas de economia e finanças, lançou recentemente os cursos de Ciência da Computação (2022) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2021).

O objetivo do Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial é preparar profissionais capacitados a contribuir para a evolução do conhecimento científico e tecnológico utilizando esse conhecimento na coleta, análise e interpretação de dados, bem como no desenvolvimento de sistemas inteligentes para atender a demanda no desenvolvimento de soluções inovadoras em diversos setores da sociedade.

“No curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da FECAP, os estudantes terão formação técnica sólida para utilizar seus conhecimentos em situações semelhantes às do mercado de trabalho, aplicando métodos de ciência de dados e inteligência artificial para a análise de dados financeiros, análise de mídias digitais, recomendações personalizadas, detecção de fraudes financeiras, automação de processos, previsão de tendências financeiras e o desenvolvimento de soluções inovadoras para a esfera profissional”, explica o coordenador da nova graduação, David de Oliveira Lemes.

O docente ressalta que devido à grande necessidade de mão de obra, a área de tecnologia tem se tornado muito democrática e vem abrindo as portas para pessoas das mais diversas idades.

Setores como a Ciência de Dados, Segurança da Informação, Inteligência Artificial, Engenharia de Software e Desenvolvedor de Sistemas devem se manter firmes como as que mais empregarão nos próximos anos. 

A tecnologia está fortemente presente em nossas vidas, e esse cenário deve se manter por bastante tempo. Mas falta mão de obra no Brasil para aproveitar as oportunidades que a TI trará: estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) aponta que a demanda brasileira por profissionais nas áreas de software, serviços de TIC e TI In-House deverá alcançar 797 mil vagas até 2025.

“Para se dar bem na área, necessário uma boa formação de base, realizada em um curso superior. O profissional de ciência de dados e IA é uma pessoa que resolve problemas de diversas naturezas a maior parte do tempo, e que também está envolto em um grande volume de trabalho, muitas vezes de natureza lógica, matemática e até criativa”, opina o docente.

Sobre a FECAP

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em Educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade no Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos e livres.

Diversos indicadores de desempenho comprovam a qualidade do ensino da FECAP: nota 5 (máxima) no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e no Guia da Faculdade Estadão Quero Educação 2021, e o reconhecimento como melhor centro universitário do Estado de São Paulo segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, a FECAP está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.

Roteiro para uma carreira de sucesso em segurança cibernética

Cibersegurança, uma carreira com várias oportunidades

FGV EMAp lança a primeira graduação do Brasil em Ciência de Dados

Acompanhe as principais, movimentações dicas e vagas disponíveis na área de tecnologia!

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

TAGS

curso FECAP