Neo4j inaugura nova fase com expansão de operação que mira projetos de grande porte no Brasil e na América Latina
A Neo4j, empresa de Banco de Dados Grafos & Analytics, anuncia a promoção de Paulo Farias como novo vice-presidente da companhia para a América Latina. Paulo inaugura um novo capítulo da empresa na região, focado na expansão de projetos de grande porte no Brasil e na solidificação da tecnologia de grafos em novos mercados.
O executivo possui mais de 30 anos de experiência no setor, com passagens pela Microsoft, Oracle e Salesforce.

“A representatividade financeira do Brasil tem crescido consideravelmente nos últimos anos, não à toa o país corresponde a 80% do faturamento da empresa na América Latina. Buscamos evoluir nossa operação ainda mais localmente e fortalecer a estratégia de negócios para outros países da região” destaca Paulo.
O executivo entrou na Neo4j como Diretor de Vendas com foco em enterprise e está na empresa desde o início da operação no Brasil, que começou em 2021. Ao longo desse período, grandes empresas privadas e públicas adotaram Neo4j em sua estratégia de dados, como o Ministério Público do Rio de Janeiro, Latam Airlines, iFood, Cimed, Qualicorp, Grupo Salinas, entre outras.
Além do Brasil, a Neo4j possui clientes no México, Chile, Argentina, Uruguai, Equador, El Salvador e Colômbia. A empresa é originalmente sueca, mas possui presença é global e sede no Vale do Silício, nos EUA.
Recentemente, ultrapassou a marca de USD 200 milhões em receita recorrente anual (ARR), impulsionada por sua liderança no mercado de tecnologia de grafos, fundamental para melhorar a precisão, transparência e explicabilidade dos resultados da IA Generativa (GenAI), ao mesmo tempo em que reduzem as alucinações – respostas inverídicas, incompletas ou desprovidas de sentido.
“Nosso desafio é consolidar no mercado latino algo que está cada vez mais evidente globalmente – bases de dados de grafos como essenciais para os sistemas de IA que utilizam grandes quantidades de dados interligados. Neo4J tem a expertise necessária para resolver problemas complexos de dados de qualquer tipo de negócio à medida que expande os recursos de GenAI e de análise de grafos em nuvem”, complementa Paulo.
Para 2025, a Neo4j busca crescer na América Latina com foco em segmentos-chave como setor público, varejo, financeiro, saúde, seguros e energia. “São mercados nos quais estamos conquistando clientes que geram bilhões de dólares em impactos impulsionados a partir da tecnologia de grafos”, diz Paulo.
Liderança global
A Neo4j é uma empresa unicórnio, com valor de mercado superior a USD 2 bilhões. Tem mais de 2.100 clientes globalmente sendo utilizada por 84% das empresas da Fortune 100 e 58% da Fortune 500. Atende a clientes dos setores automotivo; gestão de saúde; farmacêutico; varejo, aeronáutico; telecomunicações e hoteleiros, como Citi, Adobe, Microsoft, Nasa, Astrazeneca, CNN, IBM, entre outros.
Lidera a categoria de sistemas de gestão de bases de dados de grafos (DBMS) com market share de 44% de acordo com análise do Cupole Consulting Group. A Cupole estima o mercado total endereçável para a categoria DBMS mais ampla em US $110 bilhões em 2024, com o DBMS de grafos crescendo a 32.6% + CAGR impulsionado pela adoção da nuvem e casos de uso emergentes de IA.
A companhia também é líder em GraphRAG, técnica que permite aos LLMs obterem dados de fontes externas, ampliando conhecimento desses sistemas e evitando alucinações. O Gartner mencionou a importância do GraphRAG no seu relatório Hype CycleTM For AI in Softw are Engineering, 2024, citando que:
“As técnicas RAG num contexto empresarial têm problemas relativos à veracidade e à exaustividade das respostas, causados por limitações na precisão da recuperação, na compreensão do contexto e na coerência das respostas. Os grafos de conhecimento (Knowledge Graphs), tecnologia já estabelecida, podem representar os dados contidos nos documentos e a relação entre eles. A combinação de ambos os aspectos permite que as aplicações RAG recuperem texto com base na semelhança com a pergunta e na representação contextual da consulta, melhorando a precisão das respostas.”
Sobre a Neo4j
Neo4j, líder em Banco de Dados Grafos & Analytics, ajuda organizações a encontrar padrões ocultos em bilhões de conexões de dados de forma profunda, fácil e rápida. Os clientes aproveitam a estrutura de seus dados conectados para descobrir novas maneiras de resolver seus problemas de negócios mais urgentes, como detecção de fraudes, visão 360 do cliente, knowledge graphs (grafos de conhecimento), cadeia de suprimentos, personalização, IoT, gerenciamento de redes e muito mais – mesmo à medida que seus dados crescem.
Stellar Cyber Acelera Expansão no Brasil com Nomeação de Novo Líder Regional, Silvio Eberardo
SITA e Airportr assinam acordo para revolucionar serviços de entrega de bagagens para passageiros
Acompanhe as principais movimentações, dicas e vagas disponíveis na área de tecnologia!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!