A Prefeitura de São Paulo, por meio da secretaria municipal de Inovação e Tecnologia e do (011).lab, promove entre os dias 7 e 9 de agosto o Encontro Internacional de Inovação em Governo
O evento reúne representantes de organizações do Canadá, Portugal, Chile e Colômbia, entre outros países da América Latina, com o objetivo de debater boas práticas para a inovação no setor público.
O encontro propõe a discussão de temas como engajamento de servidoras e servidores públicos, aproximação do governo e da sociedade, inovação em municípios e o ciclo de vida de laboratórios de inovação, estimulando a troca de experiências, a busca por novas abordagens e soluções para os desafios da agenda de inovação pública.
Entre as presenças internacionais confirmadas estão Roman Yosif, diretor executivo do Laboratório de Governo do Chile, Aura Cifuentes, do Departamento Nacional de Planejamento da Colômbia, Eduardo Staszowski, professor da Parsons School of Design de Nova Iorque, Bruno Monteiro, coordenador do Laboratório de Experimentação da Administração Pública de Portugal, além de Marjolaine Saint Arnaud, do Laboratório de Inovação Urbana de Montreal, no Canadá, entre outros especialistas.
“Queremos refletir sobre a inovação para além da tecnologia. Conectar profissionais para dialogar sobre a gestão com foco nas pessoas, na prestação de serviços públicos com mais qualidade, nas formas de ampliar a qualidade de vida nos grandes centros”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.
Grandes nomes atuantes na gestão pública no Brasil também estão confirmados. No primeiro dia, para discutir a agenda de inovação em governo e práticas de engajamento de servidores públicos, estarão presentes Gabriela Lotta, do Núcleo de Estudos da Burocracia da Fundação Getúlio Vargas; Francisco Gaetani, professor da FGV-EBAPE e ex-secretário executivo do Ministério do Planejamento; além de Guilherme Almeida, diretor do GNova.
“O governo é feito de pessoas. Mudar instituições, mudar o Estado, exige que a gente engaje as pessoas que fazem ele acontecer, criando as capacidades para que elas lidem com as mudanças não uma ou duas vezes, mas sempre. Que elas interajam com os cidadãos e mudem um pouco todos os dias, sempre”, complementa Vitor Fazio, do (011).lab, laboratório de inovação em governo da Prefeitura de São Paulo.
Participarão do encontro servidores públicos, lideranças políticas, gestoras e gestores que lideram ou buscam criar equipes de inovação, membros de laboratórios e unidades de inovação, além de profissionais do terceiro setor e instituições de ensino e pesquisa envolvidos com essa temática. Ao todo, são 12 estados do Brasil e 10 países diferentes representados.
A programação completa do Encontro Internacional de Inovação em Governo, que acontece na Praça das Artes e na Biblioteca Mário de Andrade, no centro histórico da Capital, está disponível em https://011lab.prefeitura.sp.gov.br/evento2019/
Acompanhe o evento ao vivo nas redes sociais da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia São Paulo: no canal Youtube e na página do Facebook.
Cooperação internacional
O encontro conta com a participação de representantes de organismos especializados no desenvolvimento e disseminação da cultura da inovação, como a rede States of Change, criada pela fundação inglesa Nesta, a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O evento marca o lançamento do projeto de cooperação internacional entre o (011).lab e os laboratórios de Montevidéu (Uruguai) e Montreal (Canadá), fruto de um prêmio da rede internacional de cidades Metropolis que o município de São Paulo ganhou em 2018.
A parceria prevê a realização de encontros, trocas de metodologias e experiências com foco na cocriação de soluções integradas para problemas de interesse público e ampliação do engajamento e diálogo entre os setores público, privado e sociedade civil.
Lançamento editorial
Durante o evento será lançado o livro Inovação e políticas públicas: superando o mito da ideia, organizado por Pedro Cavalcante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que traz um panorama de experiências atuais do setor público brasileiro.
Dois casos da Prefeitura de São Paulo estão incluídos no livro, o MobiLab e o Pátio Digital, laboratórios de inovação em cidade inteligente e educação, respectivamente. O lançamento em São Paulo será no dia 7 de agosto, às 15h30, na Praça das Artes.
Ciclo de vida de laboratórios de inovação em governo
O Encontro reúne laboratórios e unidades de inovação de governos municipais, estaduais e federal, do Brasil e de outros 9 países, que irão participar de oficinas no dia 8 para discutir como nascem, crescem e morrem laboratórios e unidades de inovação pública.
“Essa discussão do ciclo de vida precisa ser feita, especialmente pelo crescente interesse na abertura de novos labs no setor público brasileiro”, afirma Caio Werneck, coordenador do programa do encontro.
“Nós acompanhamos debates que já vem ocorrendo na comunidade internacional de labs e criamos esse formato especialmente para este encontro, que traz lideranças expressivas dessa agenda nos países participantes”, destaca ainda.
Criados como espaços institucionais para repensar a maneira como governos desenham e implementam políticas e serviços públicos, os laboratórios têm se espalhado por governos ao longo dos últimos anos.
Com abordagens inovadoras de trabalho, laboratórios foram apresentados como um modelo de organização para modernizar o Estado. Essa foi a aposta da SMIT quando criou o laboratório de inovação em governo (011).lab.
Para mais informações, acesse aqui.
Sobre o (011).lab
(011).lab é o laboratório de inovação em governo da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo. Criado em 2017, é dedicado a desenvolver e disseminar práticas de inovação pública na Prefeitura, sempre em colaboração com os servidores e cidadãos. O (011).lab atua em 3 frentes: desenvolver e disseminar a cultura da inovação na prefeitura; experimentar novas práticas de trabalho na gestão municipal; e inovar nas formas de contratação.
Prefeitura de São Paulo premia projetos que modernizam a gestão da cidade
Prefeitura de São Paulo lança Selo de Acessibilidade Digital com apoio do Web para Todos