Últimas notícias

Fique informado

Crypto ID Entrevista: Dr. Flauzilino Araújo e Júlio Mendes sobre Registro Eletrônico de imóveis

4 de junho de 2021

Em nossa entrevista tratamos sobre transações imobiliárias com um dos mais respeitáveis oficiais de registro de imóveis do Brasil e o diretor da empresa líder em emissão de certificados digitais ICP-Brasil

O Crypto ID entrevistou o Dr. Flauzilino Araújo, 1º Oficial de Registro de Imóveis da Comarca de São Paulo, Capital, Presidente Operador Nacional do Registro Eletrônico de Imóveis – ONR e Diretor de Tecnologia do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil – IRIB. Contamos também com a presença de Júlio Mendes, Diretor da Soluti, empresa de tecnologia especializada em tecnologias de identificação digital.

Em virtude das inovações tecnológicas, atualmente já é possível, realizar e documentar, praticamente, quaisquer tipos de transações por meio eletrônico com valor legal no Brasil utilizando padrões de documentos, tipo de armazenamento e assinaturas digitais.

Em nossa entrevista tratamos sobre transações imobiliárias com um dos mais respeitáveis oficiais de registro de imóveis do Brasil e o diretor da empresa líder em emissão de certificados digitais ICP-Brasil para falarmos sobre o cenário brasileiro de documentação eletrônica de imóveis.

Leia alguns destaques da entrevista sobre o Registro Eletrônico de Imóveis, mas não deixe de assistir ao vídeo

Pode acessar o vídeo pelo link ou lá no topo desse artigo!

Crypto ID: Quais são os maiores beneficiários das transações imobiliárias serem firmadas em meio eletrônico e porquê?

Dr. Flauzilino Araújo: Bom os beneficiários são todos os participantes, no caso os vendedores ou compradores, quando o financiamento imobiliário, os agentes financeiros.

Há seis anos fizemos um cálculo, que foi feito por economistas, em uma transação funcionando por meio eletrônico ela representava aquela época uma economia de R$ 4.000,00. Então o tráfego eletrônico tanto esse a elaboração do contrato, a transmissão deste contrato e registro desse contrato e devolução deste contrato traz uma economia muito grande para todas as partes envolvidas.

Seja nos contratos comuns, em que pessoas particulares – pessoa física vende para pessoa física – seja também nos contratos envolvendo agentes corporativos, como incorporadoras, construtoras e loteadoras.

Crypto ID: Quais são as inovações em relação ao mercado imobiliário que vieram agregar mais transparência e dar mais agilidade as partes interessadas como comprador, vendedor, construtora, imobiliárias e agentes financeiros?

Dr. Flauzilino Araújo: Eu acho que a grande ênfase no documento eletrônico foi impulsionada pela crise criada pelo COVID-19, em que houve a redução do horário de atendimento dos cartórios, as pessoas por sua vez também evitaram sair de casa, enfrentar transporte coletivo e outras situações que induziu a maior utilização de serviços eletrônicos.

Na esperança de tudo isso, o Conselho Nacional de Justiça baixou um provimento – Provimento 94 de 2020 – facilitando essa comunicação eletrônica dos usuários com os cartórios, então o CNJ apesar de terem esse tipo de comunicação normatizado, o CNJ normatizou em caráter Nacional comunicação dos usuários com os cartórios e isso que são documentos eletrônicos.

Sobre o ONR – Operador Nacional do Registro Eletrônico de Imóveis 

O ONR é responsável por implementar e operar, em âmbito nacional, o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI). O Operador é constituído como uma pessoa jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos, sob a forma de serviço social autônomo. Regulamentado pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) em dezembro de 2019, por meio do Provimento CNJ N° 89/2019

O ato normativo, que entrou em vigor em janeiro de 2020, regulamentou o Código Nacional de Matrículas (CNM); o Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI); o Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC); o acesso da Administração Pública Federal às Informações do SREI e estabeleceu as diretrizes para o Estatuto do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), este aprovado no dia 16 de abril de 2020.

Sobre Soluti

A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.

Seu portfólio de produtos propicia segurança e confiabilidade nas transações nos meios eletrônicos, com a aplicação de identificação digital e criptografia. Em 2021, a empresa emitiu mais de 2,7 milhões de Certificados Digitais, mantendo-se líder nacional nesse mercado.

Toda a sua linha de soluções gera mobilidade, conectividade e praticidade ao dia a dia de profissionais liberais, pessoas físicas e companhias de todos os portes e setores, como bancos, varejistas, fintechs, e-commerces e telecoms.

A Soluti iniciou suas atividades em 2007 e hoje está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, expandindo sua atuação no país por meio da aquisição de empresas, aportes e parcerias estratégicas com companhias que são referências mundiais em segurança da informação e tecnologia.

A Soluti, mais uma vez, é GPTW!

Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!

Soluti e Facilita apresentam solução para venda de imóveis 100% digital e online – Ouça

Assembleia Geral do Registro de Imóveis do Brasil debate aprovação do estatuto do ONR

CNJ analisará autenticação digital feita por cartórios