Últimas notícias

Fique informado

SENAI-CE adota tecnologia de assinatura digital e reduz 80% do consumo de papel

05/12/2018

As empresas, públicas e privadas, estão cada vez mais digitais. Seguindo essa tendência, as instituições de ensino também estão se modernizando.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI-CE), por exemplo, migrou o processo físico de assinatura dos certificados de conclusão de curso para o digital por meio de uma parceria com a Certisign, que desenvolveu o Portal de Assinaturas SENAI-CE. Essa tecnologia permite que esses e outros documentos possam ser assinados por meio do Certificado ICP-Brasil, com agilidade, validade jurídica e sem caneta e papel. Em 12 meses, foram assinados mais de 20 mil certificados.

Com essa mudança de processo, o SENAI-CE reduziu o tempo para a disponibilização do documento a seus estudantes.

Maria Teresa Aarão, Diretora de Inovação em Novos Produtos e Mercados da Certisign

“A entrega de um certificado, incluindo todas as etapas (impressão, manuseio e disponibilização), passou de 30 dias para 5. Isso porque a assinatura manuscrita de 500 certificados, que demandava, em média, de 3 a 4 horas, agora, é realizada digitalmente em minutos”, explica Tatiana Holanda Magalhães, Secretária Acadêmica do SENAI-CE.

Além da entrega mais rápida, o documento também se tornou mais seguro, como explica Maria Teresa Aarão, Diretora de Inovação em Novos Produtos e Mercados da Certisign. “Por meio da assinatura digital o documento fica protegido contra fraude por conta do Certificado ICP-Brasil”.

Redução de custos e sustentabilidade

Tatiana destaca, ainda, os ganhos financeiros e para o meio ambiente proporcionados pela adoção da assinatura digital, já que houve uma redução de 80% no consumo de papel.

“Alguns alunos ainda solicitam a versão impressa, mas isso deve diminuir gradativamente, pois realizamos um trabalho de conscientização em todas as turmas divulgando os benefícios da versão digital”, complementa.

Boas práticas na gestão de contratos: da elaboração à guarda de documentos

[Ouça] Certisign é a primeira empresa da América Latina a integrar rede mundial de identidade soberana

Identidade Digital e blockchain são temas de debate em São Paulo

[Ouça] Entrevista com Maria Teresa Aarão, diretora de Inovação da Certisign sobre GDPR

 

Leia outros artigos da Certisign