O certificado digital garante integridade aos documentos assinados com ele, ou seja, evita a alteração de um contrato após sua assinatura
Dados pessoais de clientes em mãos erradas podem ser usados para golpes e comprometer estratégias de empresas, fazendo com que percam reputação e dinheiro.
Instituições que lidam com informações sensíveis dos clientes precisam se preocupar com a segurança delas.
Quando vazamentos de dados ocorrem, provocam desconfiança no mercado, e as consequências vão de transtornos para resolver a situação a perda de clientes.
O sigilo é fundamental para uma relação de confiança e prosperidade dos negócios. O certificado digital pode ajudá-lo a evitar que isso aconteça, como vamos mostrar ao longo deste artigo.
Mensagem protegida por criptografia
A tecnologia criptográfica é um recurso tecnológico utilizado para enviar mensagens codificadas, de forma que somente o emissor e o receptor possam acessá-las e interpretá-las.
O conteúdo disseminado chega de forma segura àqueles que possuem a chave correta para decodificação.
A criptografia é empregada nos certificados digitais. Esse é um dos mecanismos que impedem fraudes nas informações e que permitem transações de forma totalmente confidencial.
Caso o documento seja interceptado por hackers, eles não conseguem acesso às informações.
Documento torna-se sigiloso com certificado digital?
De forma técnica, segundo o Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), um documento não se torna sigiloso após o uso do certificado digital. Isso porque o documento em si não é criptografado.
No entanto, o sigilo é resguardado, já que só consegue ler o conteúdo quem tem a chave para o documento.
No país, essa segurança só é garantida quando as chaves seguem o padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Por isso, é indispensável que a Autoridade Certificadora (AC) que emitirá seu certificado seja credenciada à ICP-Brasil.
Integridade
O certificado digital garante integridade aos documentos assinados com ele. Ou seja, evita que um contrato, uma declaração e outro documento seja alterado após a assinatura.
Depois de assinado, é impossível alterar o conteúdo. Em um mundo no qual os golpistas têm se profissionalizado, é ainda mais importante garantir a integridade dos documentos. Aqueles que envolvem transações financeiras e que contêm dados com os quais pode-se fazer compras e fechar negócios requerem muita atenção.
Comprovação de autoria
Ter a certeza de quem assinou o documento é fundamental para atribuir responsabilidade e garantir a validade dos documentos ou procedimentos realizados com o certificado digital. A tecnologia empregada nesta ferramenta garante a autenticidade, a autoria.
Assim, a assinatura com certificado digital é considerada mais segura, inclusive, do que a manuscrita. Elas têm igual valor perante à lei. Porém, o certificado digital contém mais dispositivos para assegurar a autoria do que a assinatura à mão. Isso porque é necessário ter acesso ao certificado para assinar os documentos.
Para ter 100% de segurança, o Instituto de Tecnologia da Informação (ITI) recomenda não compartilhar o certificado.
Validade jurídica
Outra vantagem irrefutável do certificado digital é a validade jurídica. Além de resguardar o sigilo, você consegue usar os documentos em processos judiciais, quando for necessário. Dessa maneira, além de assinar contratos com o instrumento, recomenda-se utilizar o certificado em e-mails importantes e outros documentos com teor sensível.
Exemplos de e-mails e documentos que ganham mais força com o certificado digital são aqueles que contêm acordos entre partes. Pautas de reunião, escopos de projetos e outros também podem ganhar ainda mais força com a validação via certificado digital.
Sem contar que o sigilo é resguardado. Normalmente, são itens com informações que não podem vazar.
Cultura corporativa para resguardar informações importantes
Além do certificado digital, sua empresa precisa ter uma cultura de preservação das informações estratégicas. Em grandes corporações, é normal que funcionários realizem procedimentos com o certificado digital ou procurações. Dessa forma, ele tem acesso a informações importantes. Por isso, ele deve ser conscientizado sobre a importância do sigilo.
Vale uma conversa em que os envolvidos exponham porque os documentos são confidenciais e até mesmo uma cláusula de sigilo no contrato de trabalho do funcionário.
Protocolos para segurança da informação
Também é estratégico criar padrões anti-vazamento de dados na empresa. Esses protocolos vão desde a forma de criar senhas para os e-mails corporativos até a escolha de um bom servidor para o site. É preciso ser criterioso na escolha de softwares de terceiros e reforçar a segurança de aplicativos próprios e outros ambientes on-line.
O certificado digital pode ser útil em vários pontos desse processo. O site, por exemplo, pode ter o certificado SSL, bem como softwares, se for desenvolvido por sua própria equipe. Entre os protocolos, pode-se definir o acesso a serviços do Fisco e outros com o instrumento quando for possível.
Segundo a legislação, a responsabilidade pelo uso do certificado é do titular. Portanto, se um terceiro utilizá-lo, mesmo que um funcionário seu, é complicado atribuir-lhe responsabilidade. Sendo assim, pense muito bem antes de compartilhar seu certificado.
Certificado digital mais seguro
Todos os tipos de certificados digitais ICP-Brasil são extremamente seguros por conterem a criptografia como principal recurso tecnológico.
Mas o certificado A3 ainda se mostra mais vantajoso com relação à segurança e sigilo das informações.
O A3 é emitido e armazenado em uma mídia criptográfica externa, e isso impede a exportação e qualquer tentativa de cópia. O hardware separado também evita perda no sistema, em caso de formatação, por exemplo.
Outra vantagem do A3 em relação à segurança é que ele só pode ser usado em uma máquina por vez, diferente do A1, que pode ser baixado em mais de um dispositivo.
Fonte: AC Certificaminas
Sobre Certifica
A Autoridade Certificadora Certifica foi fundada há 10 anos na cidade de Formiga – MG.
A Certifica começou com um Ponto de Atendimento, mas em pouco tempo tornou-se uma das maiores emissoras de certificados do Brasil, presente em todo o território nacional, transformando a vida de centenas de empreendedores como você.
Sua missão é simplificar e transformar vidas e negócios por meio da identificação digital.
Fortalecer a rede de parceiros e oferecer sempre mais do que o esperado são algumas das ações que colocam a Certifica entre os principais players do mercado de identificação digital no Brasil.
A AC Certifica é especializada em gestão de negócios e oferece às suas Autoridades de Registro credenciadas apoio contábil, jurídico e de comunicação e marketing, além de ministrar periodicamente treinamentos técnicos, de vendas e operacionais.
A sua rede de ARs conta ainda com o acompanhamento das áreas de business intelligence e compliance, garantindo dessa forma a performance e a segurança operacional.
Leia aqui alguns artigos da Certifica – Autoridade Certificadora!
Entrevista com Heitor Pires da AC CERTIFICAMINAS
Certificado digital em nuvem: conheça os benefícios e saiba como funciona