Últimas notícias

Fique informado

Certificaminas esclarece porque o Certificado Digital é importante e traz vantagens para pequenas empresas

11 de novembro de 2021

Spotlight

Nuvens Tempestuosas: Navegando pelo Panorama Complexo da Cibersegurança na Nuvem

Enquanto as organizações migram cada vez mais dados e serviços para a nuvem, a complexidade e a magnitude das ameaças cibernéticas também crescem.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte II

Essa segunda parte discute os padrões e requisitos para o processamento eletrônico de documentos no registro de imóveis no Brasil.

15 de maio de 2024

Cancelamento de hipotecas – Assinatura avançada versus qualificada – Parte I

Questão das assinaturas eletrônicas no Registro de Imóveis é incerta, mesclando aspectos tecnológicos e jurídicos.

14 de maio de 2024

Por que é tão complexo se proteger de ataques cibernéticos? Por Rodrigo Fragola

“A meta agora não é alcançar segurança absoluta, mas sim segurança relativa no mercado em que se atua.” Fragola

13 de maio de 2024

Edmar Araujo, o novo diretor-executivo da ANCD concede sua 1ª entrevista ao Crypto ID

Edmar Araujo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital e fala com exclusividade ao Crypto ID.

13 de maio de 2024

Confira 7 dicas para a redução do uso de papel nas empresas

São sete dicas essenciais para ajudar as empresas a reduzirem o uso de papel e promoverem práticas mais sustentáveis.

9 de maio de 2024

Por que o certificado digital tipo A3 é mais seguro?

Pode-se dizer que a principal diferença entre o certificado digital do tipo A3 e do tipo A1 é o modo de armazenamento dos dados

21 de junho de 2021

Transformação digital: o que é, quais os impactos e como implementá-la

A transformação digital já era uma tendência entre as empresas do país, no entanto, foi na pandemia que o processo foi ainda mais acelerado

3 de junho de 2021

Como utilizar o certificado digital por token ou cartão no computador

O certificado digital pode ser emitido por token, instrumento para USB, ou smartcard, lido por meio de um hardware específico

10 de maio de 2021

AC Certificaminas explica como a criptografia funciona nos certificados digitais e quais seus benefícios

A criptografia é o que garante a confidencialidade e integridade das informações contidas em documentos e e-mails.

26 de janeiro de 2021

Entrevista com Heitor Pires da AC CERTIFICAMINAS

Entrevista com Heitor Pires fundador da AC CERTIFICAMINAS – A trajetória de uma Autoridade Certificadora da ICP-Brasil.

26 de agosto de 2020

O certificado digital para pequenas empresas oferece vantagens que vão além de diminuir a burocracia, como segurança e autenticidade

Se engana quem acredita que o certificado digital atende apenas às grandes empresas. No mundo corporativo, qualquer profissional ou negócio que utiliza a ferramenta é beneficiado com segurança e agilidade em vários processos. 

No caso do pequeno empreendedor, ele conhece bem a burocracia que envolve a abertura de uma empresa no Brasil. Assinaturas em contratos, firma reconhecida em cartório, alvará de funcionamento. Tudo deve ser feito para formalizar o negócio e tornar a sua abertura possível.

O certificado digital, por sua vez, surge como um desburocratizador dessa etapa inicial. Seu objetivo é agilizar e simplificar a vida dos empresários no cumprimento de suas obrigações, especialmente daqueles que entraram para o mercado recentemente ou estão prestes a abrir um negócio. E os benefícios seguem durante toda a trajetória da empresa. 

Quer entender melhor como esse recurso tecnológico pode ajudar seu (até então) pequeno empreendimento? Mostraremos tudo neste artigo. Fique com a gente até o final e veja como você pode se beneficiar com o certificado digital. 

Certificado digital para micro e pequeno empreendedor: por que é importante?

O certificado digital é uma ferramenta indicada para empresas de todos os portes, porém, quando o assunto é micro ou pequeno negócio, o seu uso se torna ainda mais necessário. 

Além da redução da burocracia, a ferramenta é essencial para acessar diversos portais e serviços oferecidos pelo Governo. Com ela, o empreendedor consegue enviar suas obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas ao e-Social, que determinou a assinatura eletrônica como obrigatória para empresas com pelo menos três colaboradores. 

Isso sem falar no uso obrigatório do certificado para empresas que emitem nota fiscal eletrônica (NF-e). Sem ele, o profissional não consegue emitir o documento, mantendo o negócio irregular perante aos órgãos de fiscalização.

É preciso lembrar que um empreendimento legalizado, com todas as exigências cumpridas, ganha a confiança dos clientes e fornecedores. Assim, o documento eletrônico é uma ferramenta que pode contribuir com o crescimento e consolidação do seu negócio no mercado. 

Certificado digital para pequenas empresas é obrigatório?

Essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores que reconhecem a necessidade do certificado digital e estão prestes a abrir um negócio. 

No entanto, para responder a essa pergunta é necessário, primeiro, analisar as questões fiscais e tributárias que envolvem a instituição. Se ela for inscrita no regime tributário de Lucro Presumido ou Real, a adoção do certificado é obrigatória pela exigência de emissão de nota fiscal eletrônica. Atividade que só pode ser realizada com a ferramenta.

No caso dos profissionais que prestam serviços optantes pelo Simples Nacional, o seu uso é exigido para empresas com mais de cinco funcionários, mesmo que não emita nota fiscal eletrônica, conforme determina a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) Nº 125/2016. 

E quanto ao Microempreendedor Individual (MEI)?

Por lei, o Microempreendedor Individual (MEI) não é obrigado a emitir NF-e para pessoas físicas, portanto, não há necessidade do uso do certificado nessa situação. No entanto, o documento é solicitado quando a empresa vende produto ou serviço para uma pessoa jurídica, o que torna a ferramenta indispensável.

Qual modelo de certificado digital é indicado para pequenas empresas

Hoje, no mercado, existem diferentes tipos de certificado digital. E-CPF, e-CNPJ e NF-e, são apenas alguns deles. Por essa grande variedade, escolher o modelo ideal para a sua pequena empresa pode parecer difícil, mas basta apenas analisar as aplicações que cada um oferece.

É importante entender que cada modelo permite realizar uma operação diferente. Dessa forma, nem todos garantirão acesso ao e-CAC, ao Siscomex e SEFAZ, por exemplo.

Por isso, na hora de escolher, considere o certificado que atenderá às necessidades do seu negócio. Se a intenção é ter uma identidade virtual completa, com acesso a vários serviços do Governo, o e-CNPJ pode ser uma opção mais vantajosa (para pequenas empresas e MEI).

Se a sua empresa for obrigada a emitir NF-e em grande volume, uma alternativa interessante é investir no NF-e. Tudo vai depender das aplicações oferecidas pelo certificado digital e das demandas do seu negócio.

Aplicações do certificado digital para pequenas empresas

Como dissemos, o certificado digital surgiu para facilitar a vida das pessoas, inclusive, dos pequenos empresários que desejam realizar de forma segura e prática várias transações em ambiente virtual.

Algumas das atividades mais comuns incluem a assinatura e envio de documentos, atividades que, normalmente, requerem a presença física das partes interessadas. Mas, com a ferramenta, tudo passa a ser feito remotamente.

Somando-se a isso, ela ainda permite:

 – Realizar operações bancárias;

– Garantir a validade jurídica de um documento com assinatura digital;

– Otimizar o trâmite de processos burocráticos;

– Emitir nota fiscal eletrônica;

– Consultar e atualizar dados cadastrais;

– Entre outros.

Vantagens do certificado digital para pequenas empresas

O certificado digital para pequenas empresas oferece vantagens que vão além de diminuir a burocracia. Veja como ele pode ajudar o seu negócio.

Segurança nas transações on-line

Pode-se dizer que segurança é a palavra que melhor define um certificado digital. Com ele, o usuário consegue manter as informações contidas no dispositivo em sigilo, graças ao recurso de criptografia.

Assim, o titular pode realizar transferências bancárias e enviar documentos com tranquilidade, uma vez que o equipamento é “blindado” com essa tecnologia. Somente o detentor da outra chave criptográfica terá acesso a esses dados.

Garantia de autenticidade das informações

O documento eletrônico também oferece a garantia de que as informações enviadas pela sua empresa são 100% confiáveis, já que possui a mesma validade jurídica de um documento registrado em cartório.

Assinatura e envio de contratos de qualquer lugar do mundo

Com o certificado digital, encontrar-se pessoalmente com algum sócio para fechar negócios passa a ser coisa do passado.

Além de assinar documentos digitalmente, o empreendedor ainda tem a possibilidade de enviá-lo remotamente para a outra parte interessada, de qualquer lugar do mundo. E o melhor, de forma totalmente segura, sem grandes riscos de fraudes ou roubo de informações.

Redução de despesas

A assinatura digital reduz alguns custos. Ao adotar a ferramenta, sua empresa terá menos gastos com impressão e autenticação de documentos, uma vez que tudo poderá ser feito digitalmente.

Os custos com envio e armazenamento desses documentos também serão reduzidos e, de quebra, seu negócio será destacado pelo ótimo exemplo de sustentabilidade.   

Fonte: AC Certificaminas

Sobre Certifica

A Autoridade Certificadora Certifica foi fundada há 10 anos na cidade de Formiga – MG.

A Certifica começou com um Ponto de Atendimento, mas em pouco tempo tornou-se uma das maiores emissoras de certificados do Brasil, presente em todo o território nacional, transformando a vida de centenas de empreendedores como você.

Sua missão é simplificar e transformar vidas e negócios por meio da identificação digital.

Fortalecer a rede de parceiros e oferecer sempre mais do que o esperado são algumas das ações que colocam a Certifica entre os principais players do mercado de identificação digital no Brasil.

A AC Certifica é especializada em gestão de negócios e oferece às suas Autoridades de Registro credenciadas apoio contábil, jurídico e de comunicação e marketing, além de ministrar periodicamente treinamentos técnicos, de vendas e operacionais.

A rede da ARs conta ainda com o acompanhamento dos setores de business intelligence e compliance, que acompanham toda a rede, garantindo dessa forma a performance e a segurança operacional.

Leia aqui alguns artigos produzidos e sobre a Certifica Autoridade Certificadora!

Certificado digital e sustentabilidade: tecnologia aliada do meio ambiente

Certificado digital A3: saiba quais são as características e para quem é ideal

Certificado digital na área jurídica: quais as vantagens e para que usá-lo