Últimas notícias

Fique informado

O que garante a validade jurídica de uma assinatura com certificado digital?

16 de outubro de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

O que garante a validade jurídica de uma assinatura feita com certificado? E o que dizer a alguém que faz questão da assinatura manuscrita?

A possibilidade de celebrar contratos a distância pode levantar dúvidas de quem ainda não tem conhecimento sobre a credibilidade dos certificados digitais, ou afinidade com a modernização do processo.

O que garante, então, a validade jurídica de uma assinatura feita com certificado? E o que dizer a alguém que faz questão da assinatura manuscrita? Vamos mostrar tudo sobre isso neste artigo.

Bases legais

A medida provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2021, assegura a validade das assinaturas digitais. De acordo com a consultora jurídica da Certifica, Marcela Oliveira, a MP considera a assinatura manuscrita e a com o certificado digital equivalentes.

Art. 10. Consideram-se documentos públicos ou particulares, para todos os fins legais, os documentos eletrônicos de que trata esta Medida Provisória.

§ 1º As declarações constantes dos documentos em forma eletrônica produzidos com a utilização de processo de certificação disponibilizado pela ICP-Brasil presumem-se verdadeiros em relação aos signatários, na forma do art. 131 da Lei no 3.071, de 1o de janeiro de 1916 – Código Civil.

‍Garantindo a validade da assinatura

Muita gente confunde assinatura eletrônica com a digital. A assinatura eletrônica é um termo amplo que inclui qualquer forma de assinatura realizada de forma eletrônica, como uma imagem escaneada de uma assinatura manuscrita.

Já a assinatura com certificado digital é uma forma específica de assinatura, conhecida como assinatura digital. Ela utiliza criptografia para garantir a autenticidade, integridade e não repúdio do documento assinado.

Para garantir a validade e segurança da assinatura digital, é preciso ainda que seja realizada com certificado digital no padrão ICP-Brasil. Essa certificação garante que a assinatura digital seja aceita e tenha validade jurídica, sendo reconhecida por órgãos governamentais, instituições financeiras e outros setores que exigem autenticação e integridade dos documentos digitais.

Mais segura que assinatura a próprio punho

A assinatura digital é mais segura do que a manuscrita por várias razões.

‍Autenticidade e criptografia

O certificado digital, usado para a assinatura digital, conta com criptografia para garantir a autenticidade do documento. Isso significa que é muito mais difícil falsificar uma assinatura digital do que uma assinatura manuscrita.

A criptografia utiliza algoritmos matemáticos complexos para transformar os dados originais, conhecidos como texto claro, em um formato ilegível, chamado de texto cifrado. O processo envolve uma chave, que é um valor específico usado para codificar e decodificar os dados.

Integridade

A assinatura digital protege a integridade do documento, garantindo que ele não seja alterado desde que foi assinado. Qualquer alteração feita no documento após a assinatura digital será detectada, tornando a assinatura digital mais confiável em termos de integridade.

Não repúdio

A assinatura digital fornece uma prova sólida de que o indivíduo assinou o documento. Isso impede que a pessoa negue ter assinado posteriormente, pois a assinatura digital é vinculada a uma identidade única e verificável.

‍Armazenamento e transmissão seguros

A assinatura digital permite que os documentos sejam armazenados e transmitidos de forma segura, protegendo-os contra acessos não autorizados ou alterações durante a transferência.

Bônus: eficiência e praticidade

A assinatura digital elimina a necessidade de imprimir, assinar e digitalizar documentos, economizando tempo e recursos. Além disso, permite que os documentos sejam assinados e compartilhados de forma instantânea, independentemente da localização geográfica.

Agora que você já sabe sobre a inquestionável validade das assinaturas com certificado digital, emita o seu certificado com a Rede Certifica. Deixe sua rotina mais fácil e seus documentos mais seguros.

Medida provisória de 2021 garante validade da assinatura com certificado digital. Além de ser aceita, há diversos benefícios em utilizá-la ao invés da manuscrita.

Fonte: Certifica

Dúvida respondida: assinatura com certificado digital sem padrão ICP-Brasil tem validade jurídica?

Tendências de segurança cibernética: veja o que vai estar em alta para proteger dados pessoais e corporativos

Open Insurance: o que é, como funciona e qual sua relação com o certificado digital

Sobre Certifica

A Autoridade Certificadora Certifica foi fundada há 10 anos na cidade de Formiga – MG.

A Certifica começou com um Ponto de Atendimento, mas em pouco tempo tornou-se uma das maiores emissoras de certificados do Brasil, presente em todo o território nacional, transformando a vida de centenas de empreendedores como você.

Sua missão é simplificar e transformar vidas e negócios por meio da identificação digital.

Fortalecer a rede de parceiros e oferecer sempre mais do que o esperado são algumas das ações que colocam a Certifica entre os principais players do mercado de identificação digital no Brasil.

A AC Certifica é especializada em gestão de negócios e oferece às suas Autoridades de Registro credenciadas apoio contábil, jurídico e de comunicação e marketing, além de ministrar periodicamente treinamentos técnicos, de vendas e operacionais.

A rede da ARs conta ainda com o acompanhamento dos setores de business intelligence e compliance, que acompanham toda a rede, garantindo dessa forma a performance e a segurança operacional.

Leia aqui alguns artigos produzidos e sobre a Certifica Autoridade Certificadora!