Todo parêntese anterior foi para dizer que a Certifica passou por grandes transformações. A área de atuação, serviços oferecidos e proposta de valor mudaram
Conheça novos logotipos, identidade e posicionamento. Veja os motivos da mudança e o que representa, na prática, para os parceiros, clientes e mercado!
Já notou como uma pessoa muda ao longo de dez anos? Com empresas que fazem a diferença em seus mercados, essas mudanças também acontecem. Esse processo também ocorreu com a gente. A até então Certificaminas se tornou Certifica. Mudamos site, logo, tipografia, e ganhamos um slogan: “Você certificado”.
Mais do que expansão em serviços, área de atuação geográfica expandida e surgimento de duas empresas com soluções para a área de certificação, essa mudança revela transformações importantes da empresa.
Fique com a gente até o final e entenda essa transformação!
Como construímos o rebranding da Certifica
O rebranding foi realizado em nosso estúdio de criação. Teve duração de mais de 6 meses, participação do redator publicitário Mateus Martins; das designers Lorena Bernardes, Maysa Fernandes e Mayra Campos; do gerente de marketing do Grupo Certifica, Flávio Roberto Pinto. Ariel Slailati fez a direção de criação do projeto.
No processo, mais de 30 entrevistas foram realizadas.
O gerente de marketing da Certifica traduziu o que era esperado no início do processo.
“Esperamos que o rebranding consolide tudo que construímos. Queremos que espelhe o que a empresa se tornou e reflita sua grandeza. Estamos reforçando nosso posicionamento nacional e, ao mesmo tempo, alinhando nossa comunicação ao que a empresa é de fato atualmente”, afirmou Flávio.
Parêntese: o que é rebranding?
Rebranding não é apenas uma mudança na parte visual ou no naming. Os motivos nunca são algo como “achava o logo feio”, por exemplo. Ao alterar os ativos da marca, uma empresa chama atenção para transformações bem mais significativas.
Vale lembrar o que significa de branding também. É o processo de criação e gestão de marcas. Passa por logo, tom de voz, fonte e paleta de cores.
Mas vai além. É a forma como a empresa é percebida pelos clientes devido ao atendimento, produtos, serviços, propostade valor e ações, tanto as que fazem parte da rotina quanto as pontuais e grandiosas, como um evento. Tudo isso diz muito sobre a marca.
Motivos da mudança
Todo parêntese anterior foi para dizer que a Certifica passou por grandes transformações. A área de atuação, serviços oferecidos e proposta de valor mudaram.
Expansão nacional
Como o antigo nome sugeria, Certificaminas seria uma empresa com atuação apenas em Minas Gerais. No entanto, hoje a Certifica está em todos os estados brasileiros.
Ampliação de portfólio
A Certifica não comercializa apenas certificados digitais. É um grupo que conta com soluções para as autoridades de registro comercializarem para os seus parceiros.
No portfólio, temos assinadores eletrônicos, emissores de nota fiscal, sistemas de gestão, consultoria em saúde e segurança do trabalho, entre outros.
Mas por que ainda Certifica, uma alusão aos certificados digitais?
O conceito consiste em mostrar que o cliente pode confiar em quaisquer produtos e serviços nossos, bem como em nossos profissionais. Independentemente de ser uma unidade, cliente final, assinador ou emissor de notas fiscais, prezamos pela confiança.
Nossos clientes também valorizam a segurança e confiabilidade.
“Nosso novo conceito conversa com todo nosso público. Ele afirma que pode confiar. Com a Certifica, você está seguro para crescer, fazer negócio, ser parceiro”, sintetiza Ariel Slaialti, que assinou a direção de criação do projeto.
Modernização da identidade visual
O tempo passa e tudo muda. E no mundo digital é ainda mais veloz. Um dos motivos de realizar o rebranding foi modernizar a identidade visual, especialmente para os meios digitais.
No caso da Certifica, ela foi mais um elemento que passou por mudanças dentro de um contexto maior de transformações.
Construção de cada elemento visual
Cada traço foi pensado conceitualmente para traduzir o que a Certifica é. No vídeo abaixo, mostramos tudo.
Logotipo
Antes, tínhamos um triângulo, remetendo a Minas Gerais. Ele foi substituído por um símbolo mais simples e dinâmico. Foi criado um novo logo que representa, em sua essência, a transformação e parceria. Dois elementos que formam um. As letras C e A são a redução do nome Certifica.
Esses elementos são tão simples que se transformam facilmente. Transformar vidas e negócios é a missão da Certifica, presente, agora, na representação visual.
“Optamos por tipografia simples e moderna. Tem personalidade com um toque especial na letra T que dá movimento e sugere um crescimento e evolução continua”, sintetiza Maysa Fernandes, designer da Certifica.
Tipografia
Foi criado um alfabeto inteiro com a nova tipografia da Certifica. Dessa maneira, siglas tão comuns no dia a dia podem ser escritas com leveza e simplicidade. São exemplos AGR ,AR , AC, A3, A1 e outras
“O alfabeto desenvolvido tem personalidade, é original, inovador e dá oportunidade de escrever com leveza siglas tão comuns no mercado de certificação digital ”, sintetiza Mayra Campos, designer da Certifica.
Paleta de cores
A cor laranja foi mantida, mas ganhou companhia para demonstrar a ampliação do portfólio, diversidade de conteúdo e soluções. Agora, temos azul, verde, amarelo, rosa e lilás. Todas podem ser combinadas de forma harmônica com o laranja. Usamos sempre uma cor de cada vez e sempre com o laranja por cima.
O laranja simboliza a alta energia do grupo.
“Criamos uma paleta jovem e vibrante, com o espírito da Certifica e de todos os seus colaboradores”, afirmou a designer Lorena Bernardes.
Site
O site tornou-se mais dinâmico, de vanguarda e moderno, valorizando tudo que oferecemos para o parceiro. Há uma página clara sobre as utilidades do certificado digital. O blog, como você pode ver, está mais interativo e também terá um conteúdo ainda melhor para você!
Conheça mais a Certifica
Essa nova fase também marca os 10 anos da empresa e tudo que a Certifica oferece para o mercado de certificação digital. Conheça mais sobre nossa história!
Fonte: Certifca
Sobre Certifica
A Autoridade Certificadora Certifica foi fundada há 10 anos na cidade de Formiga – MG.
A Certifica começou com um Ponto de Atendimento, mas em pouco tempo tornou-se uma das maiores emissoras de certificados do Brasil, presente em todo o território nacional, transformando a vida de centenas de empreendedores como você.
Sua missão é simplificar e transformar vidas e negócios por meio da identificação digital.
Fortalecer a rede de parceiros e oferecer sempre mais do que o esperado são algumas das ações que colocam a Certifica entre os principais players do mercado de identificação digital no Brasil.
A AC Certifica é especializada em gestão de negócios e oferece às suas Autoridades de Registro credenciadas apoio contábil, jurídico e de comunicação e marketing, além de ministrar periodicamente treinamentos técnicos, de vendas e operacionais.
A sua rede de ARs conta ainda com o acompanhamento das áreas de business intelligence e compliance, garantindo dessa forma a performance e a segurança operacional.
Leia aqui alguns artigos da Certifica – Autoridade Certificadora!
Ferramentas para a contabilidade digital: saiba quais são fundamentais para seu negócio
Certificado digital para profissionais liberais: vantagens e critérios para escolher
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!