Menu

Últimas notícias

Fique informado
O ITI abriu as inscrições para o 14º CertForum em Brasília

O ITI abriu as inscrições para o 14º CertForum em Brasília

24/06/2016

Spotlight

Aplicativo para atendimento remoto via smartphone identifica documentos, colhe assinatura e produz prova de vida

A solução da brasileira Vsoft integra sistemas de certificação que já fazem mais de 2 milhões de autenticações por mês em aplicativo de atendimento à distância.

08/04/2020

Serviços eletrônicos proporcionam mobilidade, mas estão seguros?

COVI-19 alterou muitos hábitos de indivíduos e empresas em todo o mundo e nunca a tecnologia da informação foi tão importante quanto agora para disponibilizar serviços eletrônicos seguros.

30/03/2020

Em caráter de urgência ITI publica Instrução Normativa nº 2 para validação dos titulares dos certificados digitais por videoconferência

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02, DE 20 DE MARÇO DE 2020 Estabelece os procedimentos de confirmação de cadastro de requerente de certificado digital por meio de videoconferência.

20/03/2020

Diretor-presidente do ITI alerta para a validade de certificados digitais de empresários brasileiros

Marcelo Buz do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI alerta os empresários brasileiros para a validade do certificado digital.

20/03/2020
A inscrição e a participação  para o 14º CertForum em Brasília são gratuitas

A organização do evento é feita pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid conforme acordo de cooperação publicado no Diário Oficial da União – DOU.

Em 2016, a etapa nacional do CertForum tem motivos especiais para acontecer. Em 24 de agosto de 2001 era dado o início do sistema nacional de certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

E nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2016, exatamente 15 anos após o marco inicial, o ITI promoverá debates e palestras neste evento histórico a realizar-se em Brasília.

carimbo do tempo

Renato Martini |Diretor-presidente do ITI

Nestes 15 anos são numerosos os exemplos de uso no serviço público e os casos de sucesso na iniciativa privada. Essa gama de serviços que fizeram do certificado digital sua ferramenta segura de identificação nos trazem satisfação e nos impõem grande responsabilidade em continuar evoluindo nos quesitos da tecnologia, da legislação brasileira e das normas técnicas internacionais das quais somos aderentes”, comentou o diretor presidente do ITI, Renato Martini.

Em Brasília, o CertForum será iniciado com a mesa de abertura na noite do dia 23, cerimônia em que o diretor presidente do ITI declarará iniciados os debates. Nos dias 24 e 25 haverá painéis e palestras sobre usos e benefícios do certificado digital no padrão ICP-Brasil.

“Será um momento de celebração quando receberemos participantes de várias partes do país. Desde já quero estender o convite a todos os nossos entes credenciados, em especial as autoridades certificadoras e autoridades de registro que foram extremamente importantes para que a ICP-Brasil tivesse êxito nesses anos de operação”, finalizou Martini.

  Inscreva-se aqui
SAIBA MAIS SOBRE O 14º CERTFORUM

O CertForum – fórum de certificação digital é um evento realizado desde 2003 pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, autarquia federal responsável pela operação do Sistema Nacional de Certificação Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

O principal objetivo do fórum é apresentar e debater sobre a utilização de certificados digitais ICP-Brasil em aplicações que resultam na prestação de serviços à empresas e aos cidadãos. A organização do evento é realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia em Identificação Digital-ABRID conforme acordo de cooperação publicado no Diário Oficial da União – DOU.

Em 2016, o Certforum chega a sua 14ª edição celebrando as realizações nos setores público e privado. Cada vez mais, instituições brasileiras aproximam-se de tecnologias que oferecem segurança para as transações eletrônicas, como a certificação digital. A modernização dos procedimentos, que economiza tempo e dinheiro, proporciona inúmeras facilidades ao cidadão graças ao uso de certificados digitais.

O 14° Certforum ocorrerá em duas etapas. Brasília e Porto Alegre são as cidades escolhidas para receber desenvolvedores, especialistas, acadêmicos, estudantes, gestores governamentais, consumidores da tecnologia e demais interessados em certificação digital e tecnologia da informação.

Outro importante destaque do 14° Certforum será a comemoração dos 15 anos de instituição da Infraestutura de Chaves Públicas Brasileira-ICP-Brasil. No dia 24 de agosto de 2001 era sancionada a Medida Provisória 2-200-2, marco legal da certificação digital no Brasil.

E no dia 24 de agosto de 2016, exatos 15 anos após, serão iniciadas as primeiras palestras sobre esta tecnologia nacional que era vista com desconfiança e hoje é a principal aliada da legalidade e desburocratização de trâmites em centenas de milhares de empresas, órgãos públicos e pessoas físicas.

Serviço – 14º CertForum

Etapa Brasília
Data: 23, 24 e 25 de agosto
Local: Centro de Eventos da CNTC – SGAS 902 Sul – Bloco C – Brasília – DF
Informações: 61 3424-3929 – comunicacao@iti.gov.br

Leia também:

Confira edições anteriores do CertForum

Fonte: ITI

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<

X
Pular para a barra de ferramentas