Últimas notícias

Fique informado
ACMinas e Prodemge firmam parceria em Certificação Digital ICP-Brasil

ACMinas e Prodemge firmam parceria em Certificação Digital ICP-Brasil

04/11/2019

ACMinas e Prodemge firmam acordo com benefícios para os associados

A Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) e a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) assinaram, na quinta feira 31 de novembro, acordo que estabelece relação entre o setor público e privado – que visa promover aos associados a segurança e confiabilidade para realizar transações eletrônicas.

A Certificação Digital garante ao associado o sigilo das informações privadas e eventuais vazamentos dessas informações.

Para o presidente da ACMinas Aguinaldo Diniz Filho a entidade com essa parceria caminha no sentido de proporcionar mais segurança credibilidade com preços diferenciados aos associados. “A ACMinas se torna uma AR oferecendo aos seus associados agilidade, facilidade para realizar transações. Isso tudo com a chancela de uma Companhia como a Prodemge”.

Segundo Ladimir Freitas, diretor técnico da Prodemge o certificado digital é a ferramenta que oferece ao associado a facilidade e segurança nas transações eletrônicas. “A ACMinas ao se vincular com a Prodemge e se tornar uma AR, fortalece a certificação no cenário de Belo Horizonte abrindo mais uma possibilidade dentro do mercado”.

“Temos 118 anos de história e uma grande capilaridade. Estamos estabelecendo uma parceria efetiva, buscando ampliar a gama de serviços que prestamos aos nossos 1.500 associados; e queremos que essa parceria seja expandida em breve”, afirmou o presidente da AC Minas, Aguinaldo Diniz Filho.

Com a assinatura, a associação vai iniciar o processo de credenciamento junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia que mantém a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. Isso inclui a configuração e a compatibilização do ambiente operacional que será utilizado pela AR AC Minas, a integração com o sistema da AR Prodemge, a formação de agentes de registro por meio da plataforma EaD da Prodemge e a contratação de uma auditoria para certificar que todo o processo atende aos requisitos exigidos pelo ITI.

Depois que o credenciamento for deferido pelo ITI, a AC Minas começará a vender certificados digitais Prodemge em sua sede, no centro de Belo Horizonte. A expectativa da associação é que a comercialização comece em fevereiro do próximo ano.

O contrato foi assinado em 31 de outubro de 2019 pelo diretor técnico, Ladimir Freitas, e pelo presidente da AC Minas, Aguinaldo Diniz Filho. Também participaram da solenidade o chefe de gabinete, Dênis Kleber; os assessores Marcelo Damazio e Gustavo Grossi; o gerente de Certificação Digital, Felipe Roncalli; e o executivo de Negócios Humberto Santos. Pela ACMinas, estavam presentes os vice-presidentes Fábio Lage, Hudson Navarro, Epiphânio Camilo, Marcos Brafman, Modesto de Araújo Neto e Wagner Veloso e a assessoria jurídica da entidade.

A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) está credenciada desde o ano de 2004 pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) – para a emissão de certificados digitais padrão ICP-Brasil e também pela Receita Federal do Brasil como uma Autoridade Certificadora (AR), estando autorizada e habilitada a emitir certificados, como e-CPF, e-CNPJ ou certificados para servidor web, o serviço é oferecido para administração pública, empresa ou qualquer cidadão.

 

PRODEMGE lança sua AC de primeiro Nível

A Celepar inicia sua operação ICP-Brasil com apoio da Prodemge

Prodemge consolida serviço de certificação digital no Jequitinhonha

ITI Recebe Fenacon e Prodemge

Fonte: Prodemge