“Nova alta”?
Venhamos e convenhamos, o uso de certificados digitais para envio do imposto de renda pessoa física ainda é muito tímido. Nunca tivemos alta de usabilidade dos certificados digitais para este fim além das obrigatoriedades destinadas as empresas.
Considerando que:
- Existem aproximadamente 4,5 milhões de certificados digitais ICP-Brasil válidos
- E que cerca de 40% desses certificados digitais são de titularidade de Pessoas Físicas
- Que em 2014 apenas 30 mil contribuintes entregaram suas declarações com certificados digitais
Apenas 1,6% dos titulares de certificados digitais consideram vantajoso o envio com o uso desta tecnologia
Fica ainda mais nítido que o uso de certificado digital para a entrega do IR de pessoas física é definitivamente marginal quando comparamos o total das declarações entregues em 2014
- Total de declarações de IR de pessoas físicas entregues em 2014: 27 milhões
- Total das declarações entregues em 2014 com certificados digitais: 30 mil
Apenas 0,11% dos que declararam IR em 2014 utilizaram o certificado digital
E para este ano, a Receita Federal estima que pelo menos 40 mil contribuintes deverão utilizar a assinatura eletrônica na declaração do IR.
A Receita oferece este ano um facilitador para o contribuinte que é o preenchimento das declarações de forma online. Basta o contribuinte ter acesso a sua declaração pré- preenchida pela Receita, conferir e assinar.
Mas será que a entrega pré-preenchida e online seriam benefícios com força suficiente para impulsionar uma “alta” do uso de certificados digitais para a entrega da declaração?
Caberia a Receita Federal do Brasil dar mais vantagens aos que utilizam seu certificado digital para a entrega da declaração, por exemplo, a entrega como prazo estendido. Para a Receita, a entrega de declarações com certificação digital propicia a melhor gestão dos dados dos contribuintes.
Caberia a indústria fazer uma pesquisa de mercado para aferir quais seriam os benefícios que estimulariam o uso do certificado digital para entrega do imposto de renda.
Particularmente, o CryptoId acredita no uso dessa tecnologia e trabalhamos para que cada vez mais usuários despertem para o uso dos certificados digitais.
Quem sabe para 2016 não poderíamos conduzir essa pesquisa de mercado pelo portal? #Ficadica
Vamos acompanhar as novas adesões este ano!