Últimas notícias

Fique informado

A um dispositivo móvel de distância: o primeiro ano da emissão de certificados digitais ICP-Brasil por videoconferência

3 de março de 2022

Por Edmar Araujo

Edmar Araujo

O processo de emissão de certificados digitais ICP-Brasil tem sido objeto de debate nos mais variados ambientes.

Para o governo, ele era moroso e burocrático; enquanto isso, o setor privado se posicionou por meio de duas correntes dominantes: a da higidez do processo, que se consagrou historicamente pela presença física do interessado e da minuciosa conferência dos documentos de pessoas físicas e jurídicas; e a da simplificação dos mecanismos, que viu na modernidade tecnológica a ferramenta da massificação, da agilidade e da escalabilidade dos negócios.

É difícil criticar as duas linhas de pensamento, afinal ambas coexistem na ICP-Brasil de modo harmônico e próspero. Se a emissão presencial se mostrou segura e confiável, o mesmo se aplica à videoconferência. Parte outra, esta segunda colaborou decisivamente para que fossem poupados recursos materiais e tempo, o que ninguém, por mais rico que seja, tenha de sobra.

A modernização da ICP-Brasil é coisa recente, e por isso mesmo ela é urgente. Migramos de uma infraestrutura monnochanel, em que apenas o comparecimento físico dos proponentes permitia emitir o certificado digital, para uma certificação digital multichannel, afinal podemos atender presencialmente nas nossas unidades ou no delivery, por videoconferência ou na renovação com o uso do próprio certificado.

Acrescente a isso a iminente AR Eletrônica – papo para outra oportunidade.

Pesquisas de mercado no nosso setor são raras, então, para dar minha modesta opinião, me atenho ao feedback das centenas de empresas que acompanho no setor e que seus representantes constantemente interagem comigo.

A emissão de certificados digitais por meio de videoconferência otimizou a produtividade das equipes, gerou economias diversas e potencializou a capilaridade do sistema nacional de certificação digital. Um único Agente de Registro pode atender 10 pessoas que estejam em estados diferentes do Brasil no mesmo dia, sem que para isso ele tenha que sair de casa ou do escritório. Com isso, o profissional de certificação digital consegue dedicar mais tempo ao suporte, ao atendimento de casos específicos e outras necessidades de sua AR.

Outra grande vantagem da videoconferência foi conferir à ICP-Brasil enorme conveniência, afinal é isso que buscam os consumidores. Estes não precisam se locomover, enfrentar engarrafamentos, estacionamentos ou mesmo esperar para serem atendidos nas unidades físicas. Eles agendam no melhor dia e horário e em menos de cinco minutos têm emitido o certificado digital. É prático, rápido, moderno e muito seguro.

Em suma, é plausível dizer que estamos caminhando para um estágio de ubiquidade na emissão de certificados digitais ICP-Brasil. Não importa onde esteja o cliente que deseja emitir ou renovar seu certificado, nós sempre estaremos a um dispositivo móvel de distância dele.

A videoconferência é o presente.

Carlos Fortner, Diretor Presidente do ITI

Para o Diretor Presidente do ITI, Carlos Fortner, “a emissão primária por videoconferência representou um grande avanço na modernização e simplificação dos procedimentos sem reduzir a segurança das emissões, e está em alinhamento com uma das principais missões da Autarquia, de popularizar o uso do Certificado Digital ICP-Brasil.”


Videoconferência na Emissão Primária e Open Banking são os temas da Live CertForum – Fórum de Certificação Digital

Entenda a emissão de certificado digital por videoconferência

Certificado Digital por videoconferência: 13 perguntas e respostas para você tirar todas as suas dúvidas

Valid aposta na retomada de emissões de Certificado Digital por videoconferência após regulamentação pelo ITI

Serasa Experian dá início à emissão primária de certificado digital por videoconferência com a CNH.

Pioneira: Certisign amplia emissão de Certificado Digital à distância.

Safeweb oferece renovação de Certificados Digitais através de videoconferência.

Acompanhe a validação por videoconferência da AC Serpro feita pela PRONOVA. Menos de cinco minutos!

Sobre Edmar Araujo

Criador da MasterClass ICP-Brasil, jornalista e MBA em transformação digital e futuro dos negócios, Edmar Araujo está há mais de uma década no setor de certificação digital. Presidente-Executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), escritor, palestrante e membro titular do Comitê Gestor da ICP-Brasil, trabalhou no Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) como coordenador de Comunicação Social e chefe de Gabinete. Top voice, ele é um dos nomes mais mencionados pela grande mídia quando o tema é certificação digital.

Sobre MasterClass ICP-Brasil

A MasterClass ICP-Brasil é um treinamento 100% online sobre a certificação digital ICP-Brasil. Ideal para Agentes de Registro, gestores e proprietários de Autoridades de Registro. O programa completo pode ser acessado em www.edmararaujo.com.br