Últimas notícias

Fique informado

Cerimônia da entrega das chaves públicas do INMETRO como AC de 1º nível da ICP-Brasil será dia 10 de junho

9 de junho de 2021

Spotlight

Philip R. Zimmermann apresenta o 3º episódio AET Security Topics: Quantum Key Distribution

Philip R. Zimmermann, um dos maiores criptógrafos, apresenta uma nova webserie. Não perca o 1º episódio! Com legenda em português!

15 de setembro de 2021

NSA publica atualização sobre criptografia resistente a quantum

A NSA publicou o FAQ “Quantum Computing and Post-Quantum Cryptography. Confira nesse artigo!

3 de setembro de 2021

A condição paradoxal do hacktivismo

O início dos anos 2000 foi marcado pela formação do movimento Anonymous e por ataques relevantes, classificados como hacktivistas.

1 de setembro de 2021

CertForum 2021: Fórum Mundial de Assinatura Digital

Como parte integrante do CertForum, será realizado o Fórum Mundial de Assinatura Digital, com o objetivo de ampliar o debate do uso da assinatura digital.

1 de setembro de 2021

CertForum 21: evento on-line para quem quer saber tudo sobre identificação digital e documentos eletrônicos

O CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).

31 de agosto de 2021

Em parceria com o ITI, INMETRO inicia a certificação digital de objetos

Cerimônia da entrega das chaves públicas será nesta quinta-feira, 10 de junho de 2021 com o objetivo é combater fraudes em equipamentos metrológicos.

Bombas de combustível será o primeiro instrumento

O presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, receberá das mãos do presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Carlos Roberto Fortner, nesta quinta-feira 10 de junho, às 15h, o certificado de Autoridade Certificadora (AC) de primeiro nível junto à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Vai permitir ao Inmetro credenciar Autoridades Certificadoras de segundo nível, que emitirão o certificado OM-BR, algo inédito no Brasil.

Isso significa que, a partir de agora, será possível emitir a certificação digital para objetos metrológicos, como bombas de combustível, balanças, taxímetros, dispositivos de controle de velocidade, medidores de consumo de água, energia e gás, entre outros.

Os certificados para objetos metrológicos serão emitidos por Autoridades Certificadoras habilitadas pela AC INMETRO.

Neste momento, o Inmetro está em fase de implantação da certificação digital do primeiro objeto metrológico: as bombas medidoras de combustíveis em todo o País.

A assinatura digital é feita no pulser, um componente da bomba que integra o transdutor – dispositivo responsável pela conversão da energia gerada pelo abastecimento na informação digital que o consumidor vê na bomba – com a quantidade de volume entregue.

Com a certificação, o consumidor também poderá checar se o abastecimento foi feito corretamente, por aplicativo em seu celular.

Deferido o pedido de credenciamento à ICP-Brasil da AC INMETRO

INMETRO define regras para certificados OM-BR aplicados aos Objetos Metrológicos

Primeiros equipamentos da ICP-BRASIL são certificados pelo INMETRO

Apresente suas soluções e serviços no Crypto ID! 

Nosso propósito é atender aos interesses dos nossos leitores, por isso, selecionamos muito bem os artigos e as empresas anunciantes. Conteúdo e anúncios precisam ser relevantes para o mercado da segurança da informação, criptografia e identificação digital. Se sua empresa é parte desse universo, baixe nosso Mídia Kit, escreva pra gente e faça parte do Portal Crypto ID!

ACESSE O MÍDIA KIT DO CRYPTO ID

contato@cryptoid.com.br   +55 11 3881 0019