Últimas notícias

Fique informado

Certificado Digital ICP-Brasil garantirá a segurança no Sistema Open Banking

19 de abril de 2021

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação junto do Certificado digital ICP-Brasil irá reforçar a segurança nas plataformas de Sistema Open Banking

Em ação conjunta com o Banco Central do Brasil e o Secretariado do Open Banking, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI promoveu videoconferência com as Autoridades Certificadoras da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil e representantes do Projeto Open Banking para nivelar e compartilhar as informações técnicas do formato de certificado digital que será utilizado no Open Banking.

Na oportunidade, a equipe técnica que coordena o Open Banking no Brasil apresentou o projeto de implementação, as informações técnicas, o cronograma e a necessidade de oferta de certificado digital ICP-Brasil para reforçar a segurança nas comunicações entre as entidades que irão compor o sistema.

Algumas Autoridades Certificadoras informaram ter condições de antecipar as atualizações necessárias já para as próximas semanas, ainda que o cronograma do projeto considere a operacionalização do serviço para início do mês de julho.

Entenda

O Conselho Monetário Nacional – CMN e o Banco Central publicaram em maio de 2020 a Resolução Conjunta nº 01/2020, que dispõe sobre a implementação do Sistema Financeiro Aberto (Open Banking) no Brasil.

Open Banking é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e infraestruturas de tecnologia.

Números sobre o Certificado Digital ICP-Brasil

Com a consolidação da emissão primária de Certificados Digitais de forma totalmente remota, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil atingiu pela primeira vez em sua história, em março deste ano, a marca de mais de 10 milhões de certificados ativos simultaneamente.

O recorde aponta para importância e aceitabilidade do modelo da Certificação Digital como ferramenta essencial para digitalização segura do país e destaca a relevância da constante modernização da Infraestrutura.

O mês de março também teve crescimento de 41,9% nas emissões de certificados em relação ao mesmo período de 2020.

Em março deste ano foram emitidos 590.375 certificados digitais, melhor marca da série histórica, enquanto no ano passado foram emitidos 416.179. Com o incremento, a ICP-Brasil já emitiu 1.735.625 certificados apenas em 2021, a expectativa é de que sejam emitidos quase 7 milhões até o final deste ano.

Para o diretor-executivo da Associação Nacional de Cerificação Digital – ANCD, Egon Schaden Júnior, os números positivos são reflexo da modernização da ICP-Brasil, em especial das melhorias proporcionadas na experiência dos usuários.

Egon Schaden Júnior, Associação Nacional de Cerificação Digital – ANCD
Egon Schaden Júnior, Associação Nacional de Cerificação Digital – ANCD

“A emissão de certificados digitais através da videoconferência facilitou a vida do usuário, que agora pode fazer o seu documento de forma totalmente remota, sem perder os atributos de segurança e confiabilidade que apenas o certificado digital ICP-Brasil garante. Com a experiência facilitada, emitir um certificado digital tornou-se tarefa simples e acessível.”

Atualmente, segundo dados do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, são 10.143.156 certificados digitais ativos. Desses, 5.241.275 são de pessoa jurídica, 4.834.539 são de pessoa física e 67.342 são de equipamentos. Quanto ao formato, os certificados ativos estão divididos em 5.418.162 em formato A3, 4.659.317 em formato A1 e 65.857 em outros formatos.

Fonte: ANCD

Seminário reúne especialistas internacionais para debater segurança e privacidade do cidadão na aplicação de políticas públicas

Em reunião com o mercado, ITI e Inmetro avançam no projeto de certificação digital para OM-BR

Portaria do ITI estabelece novos prazos e procedimentos relacionados ao credenciamento à ICP-Brasil

Conheça a ANCD

Fundada em setembro de 2014, a Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD é uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é a defesa dos interesses do setor da Certificação Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Tecnologia implantada no Brasil há quase vinte anos.

A entidade possui assento no Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (CG ICP-Brasil), fórum superior do setor, e juntamente com os demais integrantes da sociedade civil e governo federal é responsável pela discussão e formulação das políticas públicas do setor. 

Acesse a coluna da ANCD aqui!