Últimas notícias

Fique informado

Certificado Digital para universidades: por que adotar? – Ouça

30/04/2019

Em um cenário de transformação digital cada dia mais acentuado, pessoas físicas e jurídicas dependem cada vez mais da tecnologia para a execução de todo tipo de atividade. Atualmente, é bastante difícil pensar em uma tarefa em que não há a interferência de uma solução computacional, um recurso de automação ou da internet.

  Ouça no final da matéria!

Um exemplo claro é a difusão da Certificação Digital, que permitiu às empresas, profissionais e pessoas físicas o compartilhamento de dados online, o manuseio de documentos em formato digital de maneira segura e a autenticação de informações em plataformas online com total segurança e validade jurídica.

Em razão dos benefícios e dos avanços dessa tecnologia, hoje, inclusive, já se fala no uso do Certificado Digital para universidades.

No contexto das instituições de ensino, o Certificado Digital oferece funcionalidades bastante estratégicas, seja do ponto de vista operacional, seja do ponto de vista da praticidade e segurança na manipulação de documentos sensíveis.

Para que você conheça melhor como funciona o Certificado Digital para universidades e entenda por que adotar essa ferramenta é uma ação recomendada na atualidade, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é o Certificado Digital para universidades?

De maneira simples, o Certificado Digital pode ser compreendido como uma espécie de identidade eletrônica para pessoas físicas e jurídicas. É, então, um recurso capaz de atestar, em ambientes digitais, que o portador do Certificado é realmente a pessoa que diz ser.

Dessa forma, por meio de um Certificado Digital, é possível garantir, de maneira irrefutável e segura, a identidade de um indivíduo ou de uma instituição, por intermédio de chaves públicas e privadas e robustos protocolos de segurança, eliminando a necessidade de autenticações presenciais e físicas, como com a apresentação de documentos.

Dito isso, fica mais fácil entender o que é o Certificado Digital para universidades. Na prática, o que essa modalidade de Certificado representa é uma solução para a burocracia na emissão, manuseio e gestão de uma grande quantidade de dados e documentos dentro da instituição.

Assim, o Certificado Digital para universidades é uma inovação que possibilita a esses estabelecimentos a modernização dos seus processos administrativos, sobretudo aqueles envolvendo a matrícula de estudantes, emissão de documentos, certidões e até mesmo diplomas.

Hoje, em razão das vantagens do modelo de documentos eletrônicos e das facilidades da comunicação de dados via plataformas online, o Certificado Digital se tornou um instrumento de suma importância, validando os ambientes e os envolvidos nas comunicações e garantindo a máxima segurança e autenticidade de todas as atividades realizadas digitalmente.

Por que adotar o Certificado Digital para universidades?

Não há como negar que o mundo passa por um movimento de digitalizações dos serviços. Como dito, cada vez mais atividades ganham versões digitais, eliminando parte da burocracia e gerando economia em termos de tempo e recursos financeiros, tanto para empresas quanto para pessoas físicas.

Nesse sentido, o Certificado Digital, no contexto das universidades, tem uma aplicabilidade bastante ampla, trazendo mudanças positivas para o dia a dia das instituições e, principalmente, para os alunos.

A seguir, listamos algumas vantagens que justificam a adoção do Certificado Digital para universidades na atualidade. Confira!

Utilização do modelo de diploma digital

Na atualidade, um dos grandes pontos motivadores para a adoção do Certificado Digital para universidades está relacionado à emissão de diplomas de graduação. Nesse sentido, por exemplo, foi expedida a Portaria MEC Nº 554, de 11 de março de 2019, a qual trata sobre a emissão e o registro de diplomas por meio digital.

Essa normatização é um precedente importante para as Instituições de Ensino Superior (IES), pois confirma um movimento de inovação dentro e fora das universidades, cujo objetivo é desburocratizar processos, torná-los mais eficientes, econômicos e ágeis para os usuários.

A partir da publicação da referida Portaria, as IES terão 24 meses para se adequarem aos requisitos técnicos necessários à emissão e registro dos diplomas de graduação no meio digital.

Com esse movimento de fortalecimento do Certificado Digital, o que se espera é aproveitar melhor os recursos tecnológicos disponíveis, migrando para o meio digital e deixando para trás a burocracia ainda existente em meios físicos, mas preservando a mesma segurança, validade jurídica e aceitabilidade de diplomas físicos.

Na prática, a diferença básica do novo modelo em relação ao que ainda é utilizado é que o diploma digital tem todas as suas etapas de geração realizadas digitalmente.

Assim, a sua origem, emissão, registro e armazenamento são feitos em ambiente digital. A validade do documento é assegurada por assinatura com Certificação Digital e carimbo de tempo, de acordo com os parâmetros da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) — o que garante a validade jurídica do documento.

Gestão otimizada de diferentes documentos

Além da utilização do diploma digital, o Certificado Digital para universidades também oferece às IES a possibilidade de reformular totalmente a maneira de gerenciar os documentos internamente.

Como se sabe, esse tipo de instituição costuma lidar com um grande volume de documentos e informações de alunos e profissionais.

Dessa forma, por meio da tecnologia da Certificação Digital e plataformas automatizadas de gestão, todos os tipos de declarações acadêmicas, como histórico escolar, contratos, certificados de conclusão de curso, além de outros, podem ser emitidos, assinados e entregues de maneira totalmente digital para o requisitante.

Além dessa possibilidade, também vale mencionar que a Certificação otimiza os arquivos das instituições de ensino — que tradicionalmente exigem grandes espaços para o armazenamento físico e organizado dos documentos — permitindo a digitalização e a migração para um formato de gestão muito mais eficiente e econômico.

Hoje, é possível que as IES implementem secretarias acadêmicas totalmente digitais, emitindo, assinando e disponibilizando todo tipo de documentação ao aluno de forma muito mais ágil, fluida e organizada.

Isso, diretamente, elimina a necessidade da presença física do solicitante, filas e o consumo de papel com a impressão de diferentes vias do documento.

Acesso a programas governamentais

Outro ponto que pode ser mencionado como motivador para o uso do Certificado Digital para universidades é sua necessidade para o acesso a programas governamentais dentro da área da educação, a exemplo do ProUni — programa que oferece bolsas de estudo em instituições de ensino privadas.

Assim, as IES privadas que fazem parte do programa, necessitam utilizar Certificados Digitais para ter acesso ao Sistema do Prouni — Sisprouni.

É por meio desse sistema que as universidades conseguem acessar informações operacionais do programa, como o cadastro dos bolsistas, os termos de concessão das bolsas e demais pontos relacionados.

No mais, em relação ao Prouni, o uso de Certificado Digital garante a total integridade das informações lançadas no Sisprouni, já que utiliza robustos protocolos de segurança para a Assinatura Digital de todos os documentos e dados cadastrados junto às bases do sistema, além de eliminar a necessidade envio de confirmações por métodos mecânicos, como o reconhecimento de firma.

Por fim, como vimos, o Certificado Digital para universidades tem uma aplicabilidade bastante estratégica e inovadora no cenário atual.

Além de simplificar os processos internos das instituições de ensino, a tecnologia ainda reforça a segurança na gestão de documentos importantes e permite a utilização de métodos mais fluidos, permitindo o atendimento mais pontual, econômico e ágil das demandas dos usuários dos serviços.

Fonte: Soluti Responde

LGPD: o que é e como ela impacta nos negócios? – Ouça

Conheça as 6 vantagens de declarar o IR com Certificado Digital – Ouça

Bett Educar: Maior evento de educação e tecnologia da América Latina acontece em maio

  Veja nossa coluna da Soluti