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Certificado digital segue com o desafio de mostrar valor ao cidadão – Convergência Digital

23/07/2019

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Serviços eletrônicos proporcionam mobilidade, mas estão seguros?

COVI-19 alterou muitos hábitos de indivíduos e empresas em todo o mundo e nunca a tecnologia da informação foi tão importante quanto agora para disponibilizar serviços eletrônicos seguros.

30/03/2020

Em caráter de urgência ITI publica Instrução Normativa nº 2 para validação dos titulares dos certificados digitais por videoconferência

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02, DE 20 DE MARÇO DE 2020 Estabelece os procedimentos de confirmação de cadastro de requerente de certificado digital por meio de videoconferência.

20/03/2020

Diretor-presidente do ITI alerta para a validade de certificados digitais de empresários brasileiros

Marcelo Buz do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI alerta os empresários brasileiros para a validade do certificado digital.

20/03/2020

Em que pese o uso corporativo, até para cumprimento das obrigações fiscais, a disseminação do certificado digital como uma ferramenta também das pessoas físicas continua a ser o desafio desse mercado

E para o novo presidente do ITI, Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Marcelo Buz, a superação desse desafio exige uma melhor comunicação dos benefícios da certificação digital.

“Hoje a gente tem o universo do CNPJ. O desafio é colocar o certificado digital nas mãos das pessoas. Entendemos que o certificado digital deve estar nas mãos de todos os brasileiros. Mas ao mesmo tempo o certificado digital foi até agora muito pouco explorado”, afirma o presidente do ITI.

Os números, ainda que em razoável crescimento recente, reforçam a interpretação de que o certificado digital é uma ferramenta concentrada nas pessoas jurídicas.

Nos 12 meses encerrados em junho, foram emitidos 4.968.924 certificados digitais, 28,7% acima dos 12 meses anteriores. Em 2019, foram 2,6 milhões de certificados no primeiro semestre, alta de 26,7% sobre o mesmo período de 2018.

Vereador licenciado da gaúcha São Leopoldo, o presidente do ITI é formado em administração de empresas com especialização em marketing.

E acredita que parte do desafio de massificação do uso da certificação digital entre os brasileiros deve ser encarado como um desafio de comunicação.

“Há uma questão de percepção. O certificado digital não tem percepção do uso, das funcionalidades. E estamos fazendo articulações junto à indústria da certificação digital no intuito de despertar neles a necessidade de trabalhar o posicionamento do certificado digital. E trabalhar os benefícios, explicar ao cidadão a gama de serviços que ele pode fazer com certificado digital”.

De sua parte, o ITI também trabalha para identificar quais os serviços públicos se valem da ferramenta. “Estamos fazendo um levantamento dos serviços que usam certificado digital. Já identificamos mais de 170 serviços públicos disponíveis de serem realizados através de um certificado digital. Fora o uso na iniciativa privada”, revela.

Cerca de 40 deles, como o sistema de atendimento da Receita Federal (e-CAC), do Banco Central (Bacenjud), ou do Departamento nacional de Trânsito, como a CNH Digital, já podem ser conferidos no site do ITI.

Fonte: Convergência Digital

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