AUTORIDADES CERTIFICADORAS APRESENTAM SOLUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO CERTIFICADO ICP-BRASIL EM DISPOSITIVOS MÓVEIS
Representes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, receberam nos dias 20 e 24 deste mês, respectivamente, as Autoridades Certificadoras – ACs Soluti e Certisign, para apresentação de soluções que possibilitarão o uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil em smartphones e tablets.
Certillion é apresentado para representantes do ITI
A Soluti apresentou aos diretores e coordenadores do ITI o Certilllion, uma plataforma de segurança gratuita que permite o armazenamento e uso do certificado ICP-Brasil em dispositivos móveis. Em sua apresentação, o diretor executivo do Certillion, Rodrigo Sodré, mostrou como funciona o aplicativo e salientou seus benefícios.
“A aplicação possibilita que o smartphone funcione como um token ou cartão, guardando o certificado digital. Dessa forma, o usuário tem mais facilidade para utilização do documento e dificilmente emprestará o certificado a terceiros”, destacou Sodré.
No dia 24, o diretor de Tecnologia da Certisign, Maurício Balassiano, fez uma breve demonstração de como funciona o aplicativo da
Certisign, que possibilitará o acesso às plataformas que fazem uso da certificação ICP-Brasil para autenticação e assinatura de documentos, por meio de dispositivos móveis.
“Com a aplicação esperamos retirar a complexidade do uso para o usuário final e excluir a necessidade de utilização de hardwares. O certificado deixará de ser um periférico e passará a fazer parte de um dispositivo pessoal”, explicou Balassiano.
“A possibilidade do uso do certificado ICP-Brasil em meios móveis, leva a certificação digital para um ambiente mais agradável e torna o sistema mais flexível para o usuário final”, afirmou o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, que elogiou os produtos apresentados.
Autoridade de Registro Biométrica – AR Biométrica
Na reunião do dia 24, também foi apresentado um modelo de Autoridade de Registro Biométrica – AR Biométrica, que vem sendo viabilizado pela Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, o Certibio.
O representante da CertBio, Igor Rocha, apresentou toda arquitetura e funcionamento do projeto, que é uma opção para implantação da AR Biométrica que deve tornar ainda mais seguro o ato da identificação do requerente para emissão do certificado digital ICP-Brasil.
Fonte: ITI