Menu

Últimas notícias

Fique informado
Certificados Digitais ICP Brasil em dispositivos móveis

Certificados Digitais ICP Brasil em dispositivos móveis

26/03/2015

AUTORIDADES CERTIFICADORAS APRESENTAM SOLUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO CERTIFICADO ICP-BRASIL EM DISPOSITIVOS MÓVEIS

Representes do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, receberam nos dias 20 e 24 deste mês, respectivamente, as Autoridades Certificadoras – ACs Soluti e Certisign, para apresentação de soluções que possibilitarão o uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil em smartphones e tablets.

Certillion é apresentado para representantes do ITI

fotografia22

A Soluti apresentou aos diretores e coordenadores do ITI o Certilllion, uma plataforma de segurança gratuita que permite o armazenamento e uso do certificado ICP-Brasil em dispositivos móveis. Em sua apresentação, o diretor executivo do Certillion, Rodrigo Sodré, mostrou como funciona o aplicativo e salientou seus benefícios.

“A aplicação possibilita que o smartphone funcione como um token ou cartão, guardando o certificado digital. Dessa forma, o usuário tem mais facilidade para utilização do documento e dificilmente emprestará o certificado a terceiros”, destacou Sodré.

 

No dia 24, o diretor de Tecnologia da Certisign, Maurício Balassiano, fez uma breve demonstração de como funciona o aplicativo da

fotografia11Certisign, que possibilitará o acesso às plataformas que fazem uso da certificação ICP-Brasil para autenticação e assinatura de documentos, por meio de dispositivos móveis.

“Com a aplicação esperamos retirar a complexidade do uso para o usuário final e excluir a necessidade de utilização de hardwares. O certificado deixará de ser um periférico e passará a fazer parte de um dispositivo pessoal”, explicou Balassiano.

O diretor-presidente do ITI, Renato Martini, destacou a importância do desenvolvimento de aplicações para a utilização do certificado ICP-Brasil em meios móveis.

“O uso de smartphones e outros aparatos móveis já é uma realidade. Precisamos nos atualizar para que a certificação ICP-Brasil continue sendo um sistema moderno e de fácil utilização”. Martini também salientou a importância de que as empresas apresentem as soluções ao mercado, e tornem os produtos atraentes e passíveis de comercialização.

“A possibilidade do uso do certificado ICP-Brasil em meios móveis, leva a certificação digital para um ambiente mais agradável e torna o sistema mais flexível para o usuário final”, afirmou o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, que elogiou os produtos apresentados.

Autoridade de Registro Biométrica – AR Biométrica

 Na reunião do dia 24, também foi apresentado um modelo de Autoridade de Registro Biométrica – AR Biométrica, que vem sendo viabilizado pela Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD, o Certibio.

O representante da CertBio, Igor Rocha, apresentou toda arquitetura e funcionamento do projeto, que é uma opção para implantação da AR Biométrica que deve tornar ainda mais seguro o ato da identificação do requerente para emissão do certificado digital ICP-Brasil.

Fonte: ITI 

 

 

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<

X
Pular para a barra de ferramentas