O mercado de certificação digital passou por grandes movimentos ao longo de 2024 e a expectativa é de que o setor mantenha-se aquecido em 2025
Análise de Luiza Dias
O mercado de certificação digital passou, globalmente, por grandes movimentos ao longo de 2024 e a expectativa é de que o setor mantenha-se aquecido em 2025.
Além disso, com os avanços da Inteligência Artificial (IA) e a sua implementação em diferentes processos tramitados virtualmente, torna-se indispensável garantir a proteção dos dados e a identificação das atividades realizadas com o uso dela no meio digital.
Outro ponto que também deve ser considerado é o fortalecimento do e-commerce, cuja projeção de crescimento segue ascendente.
Um relatório da GlobalData sugere que o mercado mundial de e-commerce valerá, até 2027, o equivalente a US$ 9,3 bilhões. Diante deste cenário, é muito provável que a demanda por certificação digital acompanhe tal evolução e atinja novos marcos no próximo ano.
O uso da Infraestrutura de Chaves Públicas (PKI) será crucial na segurança de dispositivos IoT (Internet das Coisas). Um levantamento da consultoria IoT Analytics aponta que, até o final de 2024, os dispositivos conectados chegarão ao marco de 18,8 bilhões.
Tendo em vista este crescimento, que deve permanecer em alta em 2025, é coerente dizer que o uso da PKI também apresentará um aumento significativo. A PKI desempenha diversas funções como o gerenciamento de certificados, criptografia, autenticação, escalabilidade, entre outras – pontos cruciais quando falamos da segurança de dispositivos IoT.
Outra tendência que prevejo para o próximo ano é a adoção de certificados de curta duração. Esse tema tem sido discutido desde março de 2023, quando o Google sugeriu que os certificados digitais deveriam ter uma validade de apenas 90 dias.
A principal vantagem disso seria a redução da janela de exposição em caso de comprometimento cibernético, o que pode ser uma estratégia interessante em casos de autenticação de dispositivos IoT, ambientes em nuvem, uso de Rede Privada Virtual (VPN), entre muitas outras aplicações que requeiram segurança, resiliência e agilidade.
Por fim, mas não menos importante, entendo que a convergência de normas de segurança globais poderá ser um grande passo a ser dado em 2025. Com um ambiente digital cada vez mais regulamentado, é possível que haja uma maior padronização das normas internacionais para Autoridades Certificadoras (ACs) como a GlobalSign, focadas na conformidade e interoperabilidade.
SOBRE A GMO GLOBALSIGN
Como uma das Autoridades Certificadoras mais profundamente enraizadas do mundo, a GlobalSign é o fornecedor líder de soluções confiáveis de identidade e de segurança, que permite que empresas, provedores de serviços baseados em nuvem e inovadores de IoT em todo o mundo conduzam comunicações on-line seguras, gerenciem milhões de identidades digitais verificadas e automatizem a autenticação e a criptografia. Suas soluções PKI e de identidade de alta escala suportam bilhões de serviços, dispositivos, pessoas e coisas que compõem a IoT.
Carteira de trabalho digital: tudo o que você precisa saber
10 dicas de segurança para curtir a Black Friday sem dor de cabeça
doc9 encerra calendário de eventos de 2024 com participação no Missão Day
Renovação de Certificado Digital e-CNPJ A1: Como a Soluti Simplifica o Processo para Você
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!