Últimas notícias

Fique informado

Como funciona o Certificado Digital para dispositivos móveis? – Ouça

26/02/2019

Você já parou para considerar o quão vantajoso pode ser utilizar um Certificado Digital para dispositivos móveis? Como veremos mais adiante, essa é uma tendência forte para o mercado de Certificação, dadas as vantagens trazidas pelo modelo

Artigo produzido por: Soluti

  Ouça no final da matéria!

O uso de dispositivos móveis como ferramenta para operacionalizar diferentes tarefas já é uma realidade bastante comum na atualidade.

Hoje, os smartphones, tablets e notebooks já podem ser vistos como o meio padrão para a realização de transações bancárias, compras, comunicação e muitas outras atividades.

A Soluti, ciente dos benefícios e grande adesão dos dispositivos móveis na realidade dos usuários, mais uma vez sai na frente e coloca à disposição dos seus clientes um serviço inovador: o Certificado Digital para dispositivos móveis.

A seguir, confira o artigo completo que preparamos para explicar essa tecnologia, seus diferenciais e mostrar como ela pode otimizar o uso do Certificado Digital em diferentes situações. Continue a leitura e confira!

O que é um Certificado Digital?

Antes de falarmos a respeito do Certificado Digital para dispositivos móveis, é importante que tenhamos em mente o que, de fato, é um Certificado Digital.

Assim, de maneira simplificada, o Certificado Digital nada mais é do que um documento que identifica, por meio de um processo de autenticação robusto, a pessoa física ou jurídica portadora, garantindo total segurança em diferentes transações online.

Em outras palavras, é o Certificado Digital que confere autenticidade a um arquivo eletrônico, além de segurança, controle sobre as informações e validade jurídica.

Na prática, documentos eletrônicos assinados digitalmente por meio de um Certificado Digital têm validade jurídica e dispensam a utilização de documentos impressos.

Atualmente, as principais atividades que podem ser realizadas com o uso de um Certificado Digital são:

  • assinatura de documentos via internet;
  • login em ambientes seguros;
  • transações bancárias;
  • envio de declarações e documentos ao Fisco;
  • assinatura de documentos fiscais, como a NF-e;
  • garantia da validade jurídica de documentos eletrônicos;
  • assinatura de e-mails, contratos digitais e outros documentos.

O que muda com o Certificado Digital para dispositivos móveis?

Como vimos, o Certificado Digital tem uma aplicação bastante ampla na realidade de pessoas jurídicas e pessoas físicas. A dúvida que pode surgir é se o modelo para dispositivos móveis é capaz de suprir todas essas necessidades. A resposta é sim!

Atualmente, existem dois tipos de Certificados nos dispositivos móveis: aqueles inseridos diretamente no aparelho e o modelo hospedado na nuvem — que operam com base em HSM criptográficos, mas que o usuário faz um acesso por meio de um aplicativo no seu dispositivo móvel. A Soluti foi a primeira a desenvolver esse tipo de solução no Brasil.

Assim sendo, a solução móvel garante ao usuário as mesmas funcionalidades e diferenciais já amplamente reconhecidos dos Certificado Digitais.

O que muda é a forma de utilização, que se torna ainda mais flexível, ágil e prática com a possibilidade de se utilizar o próprio smartphone, por exemplo.

Como funciona Certificado em nuvem?

Atualmente, a ICP-Brasil permite que se armazene Certificados A1, A2, A3 e A4 em HSM — que é um módulo de segurança criptográfico que trabalha com servidor.

Assim, o que acontece é que esse HSM é colocado em um servidor juntamente com o Certificado, e pode ser acessado remotamente via app ou por outro meio, de modo seguro e acessível.

A partir desse novo modelo, a Soluti desenvolveu uma solução para instalar o Certificado do tipo A3 na nuvem, dentro do HSM. Com isso, quintuplicou-se a validade do Certificado para acesso via mobile por app, apesar de ele não estar no celular — o que no passado não era possível, já que se utilizava apenas Certificados do tipo A1, cuja validade é de um ano.

Quais as vantagens do Certificado Digital móvel?

Acessibilidade em tempo integral

A grande vantagem do Certificado móvel é a possibilidade de ele estar com o utilizador o tempo inteiro, sem a necessidade de se levar ou usar qualquer aparelho ou recurso adicional além do smartphone ou tablet. Ou seja, o próprio dispositivo móvel já basta para que o usuário consiga utilizar o Certificado Digital sem nenhum tipo de dificuldade.

Gerenciamento completo do Certificado Digital

Vale mencionar, ainda, que a Soluti, focada em oferecer uma experiência de uso ainda mais inovadora e completa, disponibiliza um portal próprio, no qual o usuário se identifica e verifica, por exemplo, em quais aplicações ele está logado. Assim, é possível monitorar o uso do Certificado, garantindo ainda mais segurança ao processo.

O portal é uma exclusividade da Soluti, não havendo nenhuma outra empresa que ofereça um serviço similar ao que é entregue atualmente na nuvem.

Desse modo, esse novo portal para o Certificado na nuvem permite que o usuário não só verifique, mas também anule quaisquer aplicações que estejam usando o Certificado no momento.

Na prática, o monitoramento ativo do uso do Certificado traz um grande benefício para o utilizador. Com apoio da moderna solução da Soluti, hoje é possível, com o Certificado Digital na nuvem e com acesso mobile por app, monitorar e identificar todo tipo de movimentação que acontece, permitindo ao titular cancelar as aplicações inativas e tornar o uso mais rígido e seguro.

Melhor usabilidade

Toda essa novidade está trazendo ao usuário um formato de usabilidade do Certificado muito mais fácil de utilizar. Antes, os Certificados do tipo A3 só podiam ser instalados em Tokens e Smartcards.

O problema é que essas mídias físicas eram facilmente perdidas, quebradas, roubadas etc., o que comprometia bastante o uso do Certificado.

Já com o Certificado móvel, ainda que o usuário perca ou troque o aparelho, o Certificado não é desativado. Ainda é possível habilitá-lo em outro dispositivo e continuar usando.

Por fim, como vimos, o Certificado Digital para dispositivos móveis transforma totalmente a usabilidade e melhora a condição do usuário para fazer o uso dessa tecnologia.

Além das vantagens listadas, ainda existe a possibilidade de integração com o uso de APIs, o que garante que os Certificados sejam encontrados mais facilmente dentro de softwares.

Fonte: Soluti Responde

  Veja nossa coluna sobre a Soluti