Últimas notícias

Fique informado

Entrevista com Felipe Santa Cruz, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

09/05/2019

Dr. Felipe Santa Cruz, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em seus mandatos a frente da OAB RJ incentivou fortemente a capacitação dos advogados para a prática da advocacia moderna com o uso de tecnologia da computação, em especial com a utilização da Certificação Digital, e considerando que ele é também o responsável pela a Autoridade Certificadora OAB que emite com exclusividade os Certificados Digitais para os advogados, conversamos com ele para entender as novas diretrizes da OAB CF em relação a Certificação Digital.

Dr. Felipe Santa Cruz, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil

No último relatório de Emissões de Certificados Digitais ICP-Brasil divulgado pelo ITI – Instituto Nacional da Tecnologia da Informação, em 18 de abril a AC OAB  está em 6º lugar entre as 113 outras Autoridades Certificadoras existentes no Brasil de primeiros e segundo níveis.

A AC OAB emitiu em 2019 – até o mês de março, 63.669 certificados ICP-Brasil – o que corresponde a 5,10% do total de certificados emitidos. Esse números é significativo uma vez que as outras Autoridades Certificadoras emitem certificados para pessoas físicas e jurídicas de quaisquer atividades econômicas e profissionais e a AC OAB emite certificados digitais exclusivamente para advogados.

Crypto ID:  Acompanhamos que em seus dois mandatos à frente da OAB/RJ  o senhor foi um grande incentivador e apoiador de projetos voltados para a inclusão digital dos advogados no universo da tecnologia. Sem dúvida é um fator determinante para que profissionais se mantenham no mercado. Quais serão os projetos que ganharão a dimensão nacional?

Presidente OAB: O Conselho Federal da OAB tem a responsabilidade de promover a inclusão digital plena da advocacia, impedindo que a tecnologia seja um fator excludente do exercício profissional em qualquer grau de jurisdição. Atuamos na capacitação e no fortalecimento da interlocução institucional com o Poder Judiciário para realizar uma gestão digital ampla e inclusiva.

Nosso plano de metas de curto e médio prazo abraça a tecnologia inclusive internamente na Instituição, adotando-a como aliada e como instrumento de concretização da cidadania digital, do direito de utilizar as benesses das inovações tecnológicas. Ainda esse mês iniciaremos a sustentação oral à distância em projeto piloto no âmbito do Órgão Especial do Conselho Federal da OAB.

Propiciando a participação remota nas sessões de julgamento concretizamos a ampliação do direito de defesa e a aproximação com o sistema OAB a partir de qualquer localidade. Utilizaremos um sistema nacional já em uso e sem nenhum custo.

Ainda no mês de maio firmaremos o convênio de cooperação técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região de cessão gratuita do sistema de tramitação processual SEI. Com o sistema SEI conseguiremos implantar o processo administrativo totalmente eletrônico no sistema OAB.

Encontra-se também em curso a criação do carteira digital da OAB digital, ostentando a mesma  validade nacional da carteira física da OAB. Essas são algumas iniciativas que integram o programa de gestão digital de grande importância para nossa classe.

Crypto ID: Quanto a certificação Digital quais são as principais diretrizes para a AC OAB em 2019?

Presidente OAB: Após 11 anos de existência a Autoridade Certificadora da OAB firma presença robusta para atender as demandas da prática da advocacia em meio digital. A exigência de mobilidade –  uma grande necessidade na vida moderna -, será concretizada para oferecer mais esse conforto a classe.

Ainda no primeiro semestre será oferecido a advocacia o certificado digital na nuvem. A aplicação dispensará a necessidade do uso do token. Já iniciamos as tratativas junto ao Poder Judiciário para embarque da ferramenta nos sistemas de tramitação processual.

Crypto ID: A capilaridade para a emissão dos certificados digitais é super importante para atender os advogados em todo o Brasil. A Autoridade Certificadora da  OAB  disponibiliza aos advogados cerca de 450 pontos de emissão em todo país, segundo o Mapa da Certificação digital  do ITI. Vocês pretendem modificar esse quadro e aumentar a capilaridade nacional?

Presidente OAB: A capilaridade de postos de atendimento está sendo expandida pelo credenciamento como Autoridade de Registro de algumas Seccionais e pela validação presencial efetivada diretamente nas Subseções. O processo de comunicação institucional está sendo também regionalizado para tornar mais próximo o Conselho Federal do chão de fábrica da advocacia.

Crypto ID: Qual é a relevância da AC OAB ser representada nas reuniões realizadas no ITI uma vez que seu presidente, Marcelo Buz, incluiu, pela primeira na história da ICP-Brasil, a participação das ACs de segundo nível com relevância nacional?

Presidente OAB: A AC OAB é a maior autoridade de segundo nível credenciada na ICP-Brasil de atendimento exclusivo de uma classe profissional e ocupa o sexto lugar no ranking de emissão de certificados em nível nacional.

O reconhecimento de representatividade da Autoridade Certificadora da advocacia brasileira resulta na oportunidade de participação de um importante segmento da sociedade civil não alçado a uma representação no Comitê Gestor do ITI.

Crypto ID: Para finalizar, no seu entender, quais são as principais medidas para que a justiça brasileira seja cada vez mais digital?

Presidente OAB: A advocacia é essencial a administração da Justiça e não deve ser afastada dos espaços de tomada de decisão do Judiciário. Não basta a Justiça ser digital. É indispensável que também a tecnologia seja  transparente, segura e amigável.

A OAB foi responsável pela capacitação da advocacia para operar o processo judicial eletrônico e sempre esteve pronta para contribuir com o alargamento de ambientes digitais democráticos de acesso à Justiça.

Felipe Santa Cruz em seu discurso de posse como presidente da OAB Federal fala sobre modernização

Ranking das 6 Autoridades Certificadoras – ACs que mais emitiram certificados em de 2019

1ª – AC SOLUTI MULTIPLA

Número de Certificados emitidos no ano: 263.283

Porcentagem referente ao total de certificados emitidos no ano: 21,07% Emissões em março: 85.812

2ª AC  CERTISIGN RFB

Número de Certificados emitidos no ano: 201.251 Porcentagem referente ao total de certificados emitidos no ano: 16,10% Emissões em março: 64.491

3ª – AC VALID RFB

Número de Certificados emitidos no ano: 117.954

Porcentagem referente ao total de certificados emitidos no ano: 9,44%

Emissões em março: 35.024

4ª – AC SERASA RFB

Número de Certificados emitidos no ano: 115.554

Porcentagem referente ao total de certificados emitidos no ano: 9,25%

Emissões em março: 38.179

5ª – AC SAFEWEB RFB

Número de Certificados emitidos no ano: 102.841

Porcentagem referente ao total de certificados emitidos no ano: 8,23%

Emissões em março: 34.599

6ª – AC OAB

Número de Certificados emitidos no ano: 63.669

Porcentagem referente ao total de certificados emitidos no ano: 5,10%

Emissões em março: 22.522

Fonte: ITI 

28ago(ago 28)08:3029(ago 29)18:00CONIP JUDICIÁRIO & CONTROLE – 14ª ediçãoGerar discussões, abrir debates, inspirar tendências e apresentar projetos e estudos de caso08:30 - 18:00 (29) Brasilia Hotel Royal Tulip Brasilia Alvorada, SHTN Trecho 1 Conj. 1B - Asa Norte, Brasília - DF, 70800-200

24set(set 24)19:0026(set 26)18:0017º CertForum - Etapa Brasília - De 24 a 26 de setembro 2019. Confira a Programação!Reunirá diversos gestores dos setores público e privado19:00 - 18:00 (26) Instituto Serzedello Corrêa Escola | Superior do Tribunal de Contas da União, ISetor de Clubes Sul, Trecho 3, Pólo 8, Lote 3

OAB