Últimas notícias

Fique informado

Hospital Unimed Chapecó reduz em 90% o uso do papel com solução da Soluti – Ouça

15/03/2019

Instituição comemora os bons resultados após um ano com Certillion Cloud Saúde, a solução em nuvem com Certificado Digital A3.

  Ouça no final da matéria!

Artigo produzido por: Soluti Responde

O Hospital Unimed Chapecó aderiu ao Certillion Cloud Saúde, uma plataforma de assinatura digital desenvolvida pela Vault ID, parceira da Soluti – uma das maiores Autoridades Certificadoras do país.

Através dela é possível realizar transações e assinar documentos eletrônicos com valor legal, utilizando-se de Certificados Digitais do tipo A3 em nuvem.

Com a solução, a instituição desburocratizou e deu maior dinamismo ao processo de assinatura de documentos. “Além de ampliar a excelência do serviço oferecido aos nossos clientes, com a adoção da troca de documentos eletrônicos contribuímos para a preservação do meio ambiente”, explica o Coordenador de TI do Hospital, Glauber de Bortoli.

Atualmente, o Hospital Unimed Chapecó possui mais de 770 profissionais que utilizam o programa. “No prazo de um ano, já conseguimos uma diminuição em mais de 90% no volume de papel, gerando consequentemente uma economia nos custos de armazenamento de documentos e impressões”.

A tecnologia é segura na medida em que o Hardware Security Module (HSM) é homologado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

E essa é a primeira solução do mercado com Certificado Digital A3 com validade de cinco anos (renováveis por mais cinco), mas com cobrança anual.

As soluções antes apresentadas utilizavam Certificados do tipo A1, válido por apenas um ano ou do tipo A3 com validade de três anos, que deixaram de ser atrativas pela curta validade e pela rotatividade (turnover) dos profissionais nas instituições de saúde.

Segundo, Júlio Mendes, Diretor Comercial da Soluti, o produto supre um gap importante dentro do segmento de saúde, pois centraliza as identidades digitais de todos os profissionais em um único HSM (repositório criptográfico em nuvem), e esse recurso elimina a necessidade do médico de se deslocar, e de ter mais de um Certificado Digital para usar em outros hospitais.

“A área da saúde passa pelas mesmas dificuldades dos outros setores, que lidam com muitos dados e alto custo para armazenamento e trânsito de documentos. Como o Certificado Digital fica na nuvem, o profissional poderá acessá-lo de onde estiver, com mobilidade e segurança, eliminando também a preocupação com danos físicos, roubos e perdas”, pontua.

Sobre os benefícios do Certillion Cloud Saúde

Segurança – Um dos principais benefícios do Certillion Cloud Saúde está no seu nível de segurança. Ele conta com um duplo fator de autenticação para comprovar que a pessoa por traz da assinatura digital é realmente quem diz ser – um primeiro no computador, quando acessa o prontuário eletrônico (PEP), e o segundo via aplicativo, em que é feita a autenticação via código OTP para efetuar a assinatura digital. Com isso, o Certificado Digital pode ser utilizado apenas pelo seu titular, evitando assim que qualquer outra pessoa assine o documento em seu lugar.

Praticidade – É importante destacar também a questão da praticidade proporcionada pela plataforma, já que todo este processo, até a etapa da assinatura digital, é feito de forma mobile – através do aplicativo Certillion ID, instalado no smartphone do usuário. A tecnologia permite fazer a autenticação e usar o Certificado Digital, que é instalado em um HSM em nuvem e sincronizado no smartphone do profissional de saúde.

Flexibilidade – O Certillion Cloud Saúde, já é integrado ao sistema da MV, o SOUL MV que supre as necessidades de diversos setores do hospital, permitindo que a rede por meio da plataforma tenha acesso às informações de forma única e integrada. Desta forma, o hospital consegue compartilhar o Certificado Digital daquele médico com todas as demais instituições de saúde em que ele trabalha.

Fonte: Soluti Responde