Últimas notícias

Fique informado

INSS Digital: tudo o que você precisa saber – Ouça

13/03/2020

Spotlight

ONLYOFFICE, plataforma colaborativa, apresenta sua estrutura de segurança de dados

Confira a entrevista na íntegra com Nadya Knyazeva, Gerente de Comunicação da ONLYOFFICE, a plataforma open source que possui mais de sete milhões de usuários no mundo

27/11/2020

Lei da Internet das Coisas segue para sanção presidencial e deve impulsionar o mercado de eIDs

Os equipamentos que utilizam a Internet precisam ser identificados para a autenticação precisa máquina a máquina e, em alguns casos, é primordial estarem blindados contra invasões hackers.

26/11/2020

Doutor Fabiano Menke Concede Entrevista Sobre a Evolução das Assinaturas Eletrônicas

Nesta entrevista Dr. Fabiano Menke fala sobre a Lei 14.063 de setembro de 2020 e sobre o Decreto 14.543 de novembro de 2020 sobre os tipos de assinaturas eletrônicas

25/11/2020

A certificação de plataformas de telemedicina para uso da assinatura digital

O uso de certificados digitais para assinatura de documentos clínicos é adotado no Brasil desde a primeira resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2007

25/11/2020

Decreto 14.543/2020 regulamenta o artigo 5º da Lei 14.063/2020

O decreto 14.543/20 define alguns requisitos do artigo 5º Lei 14.063/2020.

16/11/2020

INSS fechará agências ineficientes e adotará reconhecimento facial

Na transformação digital, o efeito de maior impacto para o trabalhador segurado ao INSS foi o distanciamento da agência.

30/12/2019

Com objetivo de modernizar o atendimento, em 2018, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou a implantação de um novo modelo de atendimento em suas agências, também conhecido como INSS Digital

Por Certisign

O que é INSS Digital?

O INSS Digital basicamente consiste na tramitação eletrônica de documentos.

Diversas agências passaram a adotar este fluxo de tramitação eletrônica, o que trouxe muito mais agilidade e eficiência para o dia a dia dos cidadãos e, principalmente, dos Advogados já que agora é possível realizar diversos procedimentos pelo portal do INSS na internet.

O segurado vai até uma unidade do INSS e entrega todos os documentos necessários. Estes são escaneados no dia do atendimento e, a partir daí, o segurado recebe um número do protocolo de requerimento para acompanhar o andamento do pedido pela internet.

Assim, em menos de meia hora, o cidadão já sai da unidade com a senha para acesso ao portal Meu INSS, canal onde é possível acompanhar todas as fases do pedido, de qualquer lugar.

Quem pode ter acesso a este benefício?

Todos os Advogados, adimplentes e sem nenhuma punição ou condenação criminal, que estejam inscritos na OAB Seccional de São Paulo, podem se inscrever, desde que seja respeitada a cláusula de limitação territorial do Plano de Trabalho (item 3) firmado entre as partes.

Certificado Digital

Para ter acesso ao benefício, os Advogados devem acessar o site da OAB SP e aderir, utilizando o Certificado Digital, por meio do Termo de Compromisso e Manutenção de Sigilo.

Como se cadastrar?

Com o Certificado Digital em mãos, os Advogados devem acessar a área restrita do site da OAB SP e clicar no link “INSS Digital”. Após aderir, basta aguardar um e-mail, que chegará em até 10 dias úteis, com os dados para autenticação no sistema do. Depois disso, todo procedimento deverá ser realizado por meio do sistema do INSS.

Outros benefícios

Além da liberdade e mobilidade para o cidadão, que pode acompanhar o processo de onde estiver, sem ter que se deslocar, o INSS Digital também facilita todo o processo como um todo.

A análise dos requerimentos fica bem mais ágil com a tramitação eletrônica e até a própria distribuição de processo fica mais inteligente, pois é feita de uma unidade para outra, equilibrando quantidades de documentos analisados por local.

Acordo de cooperação OAB SP e INSS

Foi assinado um acordo de cooperação técnica entra seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Instituto Nacional do Seguro Social para a Advocacia Paulista. Com este acordo, o Advogado pode realizar diversos procedimentos pelo sistema do INSS na internet, além de abrir processos para concessão de aposentadorias e benefícios, com o envio de documentação digitalizada.

Fonte: Certisign Explica

Prova de Vida do INSS será feita com biometria digital e facial

Certisign participa do maior evento de Certificação Digital do país

Milhões de sites tiveram problemas com o Certificado SSL gratuito

Navegue mais em nosso portal e saiba sobre o INSS Digital!

  Explore outros artigos!