O evento apresentou soluções e inovações no campo da Internet das Coisas (IoT), com foco no potencial de negócios deste segmento no Brasil
Este ano, a cidade de São Paulo sediou a primeira edição do IOT Solutions Congress Brasil, versão brasileira do IOT Solutions World Congress, encontro internacional voltado para líderes da indústria, especialistas em tecnologia e profissionais C-level.
O evento apresentou soluções e inovações no campo da Internet das Coisas (IoT), com foco no potencial de negócios deste segmento no Brasil. A segunda edição já está confirmada para 2025, novamente na capital paulista.
A chegada do IOT Solutions Congress ao Brasil ressalta a revolução silenciosa que a IoT está promovendo em nosso dia a dia. A IoT está integrada ao cotidiano por meio de tecnologias embarcadas que visam facilitar a rotina e melhorar a qualidade de vida.
Muitas vezes, utilizamos essas ferramentas de forma recorrente, sem perceber o impacto que a internet causa em nossa sociedade.
O conceito de IoT envolve qualquer tipo de dispositivo físico equipado com sensores, softwares e outras tecnologias capazes de estabelecer conexão e trocar dados com outros aparelhos e sistemas através da internet.
Além de eletrodomésticos e gadgets comuns, a IoT também está presente em equipamentos industriais avançados, e desempenha um papel importante na busca por otimização de operações e aumento da produtividade.
Quando a IoT surgiu?
O termo “Internet das Coisas” (“Internet of Things”, em inglês) foi criado pelo tecnólogo britânico Kevin Ashton, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em 1999.
Contudo, o conceito começou a ganhar forma ainda nos anos 1980, quando a internet estava limitada a institutos de pesquisa, grandes corporações e ambientes acadêmicos.
Com a crescente popularização da tecnologia na década de 1990, novas possibilidades de aplicação começaram a ser exploradas.
Um dos marcos da IoT ocorreu em 1990, quando os cientistas da computação John Romkey e Simon Hackett conseguiram, pela primeira vez, conectar um objeto doméstico à internet.
Eles ligaram uma torradeira a um notebook através de uma conexão via cabo, usando o protocolo TCP/IP, permitindo assim controlar o eletrodoméstico remotamente.
A torradeira esquentava o pão quando o único comando disponível (o botão de ligar) era acionado no computador.
Desde então, a IoT evoluiu juntamente com a própria internet, e hoje pode estar presente em qualquer dispositivo que possua tamanho suficiente para instalação de um transmissor de rede sem fio.
Ou seja, é possível acrescentar uma conexão à internet em praticamente qualquer objeto, desde minúsculos nanorrobôs até aviões de grandes proporções.
Onde está a IoT hoje?
Atualmente, estima-se que existam mais de 15,9 bilhões de dispositivos IoT em uso ao redor do mundo, segundo dados de 2023. A expectativa é que esse número mais que dobre até 2030, alcançando 32,1 bilhões de aparelhos.
Além das aplicações em ambientes domésticos e pessoais, a IoT está cada vez mais inserida em veículos autônomos, infraestrutura de TI, monitoramento e rastreamento de ativos e redes elétricas inteligentes.
Com a automação de processos, há uma grande redução nos custos operacionais. Além disso, as soluções inteligentes proporcionadas pela IoT oferecem maior conforto, segurança e qualidade de vida, tanto em ambientes residenciais quanto empresariais.
A coleta e análise de dados em larga escala também permitem que as empresas tomem decisões com mais respaldo técnico.
Hoje, algumas das principais aplicações da IoT incluem:
Casas Inteligentes: Controle de iluminação, temperatura, segurança e eletrodomésticos conectados que podem ser acionados remotamente.
Saúde: Monitoramento em tempo real de pacientes, gestão de medicamentos e dispositivos que podem ser utilizados junto ao corpo para acompanhar a saúde dos usuários.
Cidades Inteligentes: Gestão otimizada de recursos como energia, água, controle de tráfego automatizado e segurança pública aprimorada.
Clima: A IoT ajuda no monitoramento climático, coletando dados por meio de diversos sensores e enviando alertas aos cidadãos em emergências.
Indústria 4.0: Automação de linhas de produção, manutenção de maquinário e gestão de estoques em tempo real.
Agricultura: Monitoramento de solo e condições climáticas, automação da irrigação e rastreamento de gado.
Varejo: Gestão de estoques, personalização da experiência do cliente e automação de processos de checkout.
Transporte e Logística: Rastreamento de frotas, otimização de rotas e manutenção de veículos.
De acordo com a Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), é praticamente impossível mapear até onde a IoT pode chegar, tamanho é o potencial de aplicação da tecnologia em diferentes contextos e níveis de utilização.
No entanto, a IoT cada vez mais presente na sociedade também desperta algumas preocupações, principalmente em relação à segurança dos dados. É o que vamos ver a seguir.
O papel da Certificação Digital
O funcionamento de dispositivos equipados com Internet das Coisas depende, basicamente, da troca constante de informações por meio da conexão com a rede.
Este fator é um desafio em termos de proteção e privacidade de dados, uma vez que aparelhos e equipamentos que possuam algum tipo de brecha de segurança podem ser a porta de entrada para invasores e pessoas mal-intencionadas.
Por isso, a Certificação Digital exerce um papel fundamental para aumentar e garantir a segurança de dispositivos IoT. I
sso pode ocorrer de diversas formas, incluindo a autenticação e verificação de dispositivos e usuários, a criptografia de dados, o gerenciamento de atualizações de software e a proteção da privacidade.
Ao reforçar a segurança e a confiabilidade da IoT, a Certificação Digital contribui diretamente para a ampliação e a disseminação da tecnologia.
No Brasil, a Soluti é a única Autoridade Certificadora credenciada ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pioneira no desenvolvimento de soluções de identidade digital para Internet das Coisas.
Uma das aplicações da Soluti em IoT é o desenvolvimento de Certificados Digitais para bombas de combustíveis. As versões mais recentes deste equipamento contam com interface metrológica bluetooth, e usam a Certificação Digital para evitar fraudes eletrônicas.
A autenticação digital evita que o consumidor possa ser lesado em relação à quantidade de combustível inserida no tanque dos veículos, e impede esquemas de fraude.
Sobre Soluti
A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.
O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.
Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.
Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.
Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!
Somos líderes no mercado de Certificação Digital, com 38% de market share. Acesse o vídeo e conheça mais um pouco sobre o Grupo Soluti. Sobre Soluti em vídeo.
Soluti é Patrocinadora Master da Conta Azul CON24
Soluti cria inédita central de conteúdos sobre tecnologia
Grupo Soluti recebe visita do Senador Vanderlan Cardoso
Congresso da Cidadania Digital 2024: Soluti consolida liderança da Certificação Digital em nuvem
O Crypto ID trilhou um caminho incrível!
Ao longo de uma década, fomos além das inovações e tendências, tornando-nos referência em segurança digital, identificação e privacidade.
Neste marco tão especial, renovamos nosso compromisso com um mundo digital mais seguro e confiável.
Agradecemos a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória – parceiros, colunistas, colaboradores, assessorias de imprensa e a nossa comunidade! Juntos, estamos construindo um futuro em que empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais umas nas outra.
Acompanhe os principais conteúdos sobre Internet of Things (Internet das coisas)!
Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!