Últimas notícias

Fique informado

ITI participa das definições sobre o regulamento do INMETRO das bombas de combustíveis com certificados ICP-Brasil

20/11/2020

Spotlight

ITI é um dos representes do Brasil na IV Reunião Ministerial da Red Gealc sobre Governo Digital da América Latina e Caribe

A Rede de Governo Eletrônico da América Latina e Caribe, Red GEALC, reúne – desde 2003 – as autoridades dos órgãos governamentais digitais dos países da região.

19/11/2020

Cidadãos poderão assinar documentos e validar transações com o governo de forma simples e eletrônica

O gestor público poderá adequar o nível de assinatura eletrônica exigido em um serviço levando em consideração o nível de segurança da transação.

18/11/2020

Decreto 14.543/2020 regulamenta o artigo 5º da Lei 14.063/2020

O decreto 14.543/20 define alguns requisitos do artigo 5º Lei 14.063/2020.

16/11/2020

Entenda o Universo dos Certificados de Atributo

# TBT | Este artigo escrito em novembro de 2014, apresenta o que são Certificados de Atributo, como estão regulamentados, na época, para uso na ICP-Brasil, quais suas possíveis utilizações e como se tornar uma EEA – Entidade Emissora de Atributos. 

13/11/2020

O Inmetro promoveu mais uma reunião sobre o processo de certificação digital padrão ICP-Brasil das bombas medidoras de combustíveis líquidos.

A primeira reunião ocorreu no último dia 20 de outubro e contou com a participação de 63 representantes de vários segmentos do setor.

Na reunião realizada na última quinta-feira, 19 de novembro, o INMETRO contou com um público de 75  participantes entre representantes de vários segmentos do setor e de governo e teve como temas a certificação digital, recuperadores de vapor e critérios para adequação do parque instalado.

Foto ITI

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) participou como convidado da nova rodada de discussão sobre o processo de regulamentação das bombas medidoras de combustível.

Na ocasião, foi destacada a legitimidade do ITI para propor a especificação e os quesitos criptográficos em parceria com o INMETRO, responsável pela especificação metrológica das bombas medidoras de combustível.

O ITI, na oportunidade, esclareceu aos presentes, dúvidas em relação aos algoritmos criptográficos, prazo de validade de certificados e outras referências normativas já aprovadas  pelo Comitê-Gestor da ICP-Brasil, que abordam também a política de certificados criado especialmente para objetos metrológicos.

Carlos Fortner, Diretor-presidente do ITI

Segundo Carlos Fortner, Diretor-presidente do ITI

A parceria com o INMETRO, neste caso específico das bombas de combustíveis, representa para o ITI a oportunidade de mais uma entrega importante à sociedade e ao consumidor: a partir da substituição progressiva das bombas atuais por novas, já com certificação digital ICP-Brasil embarcada, haverá significativo aumento no controle do volume de combustível dispensado.

Os donos de postos idôneos, aqueles que não lesam o consumidor, encontrarão na certificação digital embarcada um importante aliado no combate à concorrência desleal e fraudulenta dos postos que entregam volume menor do que aquele indicado nas bombas.

Para o início de 2021, espera-se que o INMETRO esteja credenciado como Autoridade Certificadora de primeiro nível, condição esta que permitirá a continuidade desse e de outros projetos que passarão a utilizar certificados digitais para objetos metrológicos.

Com informações do ITI

Inmetro credencia-se para ser autoridade certificadora

Primeiros equipamentos da ICP-BRASIL são certificados pelo INMETRO

Inmetro conclui consulta pública sobre conformidade de produtos ICP-Brasil

Publicada Resolução 179 que trata dos Requisitos Mínimos para as Políticas de Certificados na ICP-Brasil

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI é uma autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Ao ITI compete ainda ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital – AC Raiz.

Leia a coluna exclusiva do ITI.