O primeiro dia de declarações do imposto de renda 2015 aconteceu nessa segunda-feira (02/03) e rendeu a Receita Federal do Brasil 86.026 declarações até as 17 horas, quando foi feita a contagem. O prazo para a entrega se estende até o dia 30 de Abril.
Os programas para fazer a declaração do imposto de renda estão disponíveis para download tanto no site da Receita Federal do Brasil como em sites parceiros como o TechTudo desde as 8h da manhã dessa segunda.
Devido ao grande número de acessos, e número de downloads do programa no sistema, a primeira manhã de declarações foi comprometida, já que o site chegou a ficar fora do ar. O problema foi solucionado e na parte da tarde e só em estados como Pernambuco foram feitas mais de 2,5 mil declarações.
A expectativa do Fisco para esse ano é receber 27,5 milhões de declarações incluindo as feitas após o prazo estipulado. A multa para o atraso é de 1% ao mês-calendário e pode chegar aos 20%.
Precisam declarar o imposto de renda aqueles que receberam rendimentos tributáveis maiores que R$26.816,55 em 2014, além daqueles que receberam rendimentos não tributáveis, isentos ou tributados exclusivamente na fonte com soma igual ou maior a 40 mil no ano passado.
Facilidades para quem tem certificado digital
A novidade nas declarações de imposto de renda em 2015, ficam por conta do dispositivo online disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) na página da Receita Federal na Internet.
Através dessa modalidade será possível declarar de forma completamente digital e preencher os dados da declaração sem precisar baixar o programa disponível na receita. É importante destacar, porém, que a declaração online só é feita mediante um certificado digital.
Os certificados digitais oferecem também outras facilidades na hora da declaração do IR, como o uso simplificado de ferramentas como o “Registrato” – como contamos aqui. O Sistema que fornece ao cidadão informações disponíveis em cadastros administrados pelo Banco Central.
Isso representa maior organização de informações financeiras em um único portal, além de ter acesso a informações passadas. O Registrato também pode ser usado sem o certificados, porém a certificação fornece maior facilidade e comodismo no manuseio da ferramenta, além de evitar atrasos.
A multa mínima para a entrega do Imposto de Renda fora do período estipulado é de R$ 165,74.