Últimas notícias

Fique informado
Nova versão do sistema BacenJud traz autenticação mais segura por meio da Certificação Digital

Nova versão do sistema BacenJud traz autenticação mais segura por meio da Certificação Digital

10/07/2015
Com uma versão mais eficaz, o Bacenjud 2.0 apresenta melhorias para facilitar o trâmite de ordens judiciais

O BacenJud, instrumento de comunicação eletrônica entre o Poder Judiciário e instituições financeiras bancárias, com intermediação, gestão técnica e serviço de suporte a cargo do Banco Central, ganhou nova versão na última segunda-feira, 6, que vem com melhorias que vão tornar mais eficazes os bloqueios eletrônicos de valores.

Por meio do BacenJud, os magistrados protocolizam ordens judiciais de requisição de informações, bloqueio, desbloqueio e transferência de valores bloqueados, que são transmitidas às instituições bancárias para cumprimento e resposta. Pelo sistema, em 2014, foram tramitados 4,3 milhões de ordens somando bloqueios de R$ 30 bilhões.

A atualização do BacenJud traz várias novidades, a principal delas é a possibilidade do magistrado delegar a servidores a operacionalização das ordens judiciais emitidas por ele.

Outra importante mudança é que a nova versão permitirá autenticação de usuário por meio do Certificado Digital, documento eletrônico que contém o nome, um número público exclusivo, além de outros dados que mostram quem somos para as pessoas e para os sistemas de informação. O acesso por meio de login e senha continuará ativo temporariamente.

Michel Medeiros - CEO Soluti

Michel Medeiros – CEO Soluti

Para o CEO da Soluti Certificação Digital, Michel Medeiros, o Certificado Digital é garantia de segurança para qualquer relação comercial, bancária, jurídica, cartorial e tributária.

É importante perceber a evolução tecnológica praticada nas instituições, seja nas áreas judicial, empresarial e Poder Executivo, percebendo a relevância que tem alcançado a cada dia o uso do Certificado Digital. A Soluti tem orgulho de participar desse momento”, diz.

Você pode acessar o manual básico [PDF] do BacenJud 2.0 divulgado pelo Banco Central do Brasil neste link.

Foto: Imagem do sistema BacenJud 2.0

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<