Menu

Últimas notícias

Fique informado
Bancos Brasileiros estudam a adoção de Biometria para aumentar a segurança

Bancos Brasileiros estudam a adoção de Biometria para aumentar a segurança

01/02/2015

Spotlight

Crypto ID, ATID e AARB conversam com Deputado João Campos sobre a Lei 14.063/20

Entrevistamos o Deputado João Campos, um dos principais protagonistas da

08/10/2020

Primeiro Documento Eletrônico assinado entre dois Países foi emitido em 2 de outubro de 2020

A possibilidade de acordos internacionais serem assinados por meio de documentos eletrônicos com reconhecimento mútuo entre os países é uma prerrogativa dos documentos que utilizam certificados digitais emitidos por PKIs.

05/10/2020

Presidentes da ATID e AARB são entrevistados sobre a Lei 14.063/2020

A entrevista trata dos três tipos de assinaturas eletrônicas criada pela Lei 14063/2020, também aborda a questão da videoconferência e muito mais. Confira!

01/10/2020

A Lei 14.063/2020 reconhece o valor das assinaturas digitais e faz a distinção entre assinaturas avançadas e qualificadas

A aplicação da Lei 14.063/2020 está direcionada à comunicação com entes públicos, mas é um passo importante para a consolidação da identificação digital no mercado brasileiro para o relacionamento de empresas privadas e suas comunidades.

30/09/2020

Windows 10 deverá abandonar senhas e implementar a biometria

Inclusos em nossa rotina o meio digital desde os primórdios

19/02/2015

Connect:ID Em 2015 o foco é Biometria e ID do século 21

Connect:ID é um dos principais eventos mundiais com foco na

11/02/2015

Biometria: as pessoas em primeiro lugar

Muitas das soluções de confirmação de identidade de usuários em

15/01/2015

Biometria pode não ser tão confiável

Um dos destaques de segurança dos celulares modernos, a biometria

06/01/2015

Um terço das empresas usará biometria em dispositivos móveis até 2016

Preocupadas com a segurança em ambientes corporativos, 30% das organizações

05/02/2014

Por Luiz Santos

Nesses tempos insensatos de terrorismo algumas instituições financeiras pensam em adotar soluções de vigilância shutterstock_182200136inteligente (Agências e ATMs) com uso de reconhecimento biométrico de face para controlar suspeitos de forma automatizada e contínua, o que é visto como avanço tecnológico em prol da segurança dessas instituições e de seus clientes.

Em um grande banco de varejo o número vândalos e assaltantes podem ser da ordem de centenas e os correntistas que frequentam esses mesmos ambientes são da ordem de dezenas de milhares. Nessa conta ao privilegiar o controle de alguns que prejudicam o banco contra favorecer a multidão de clientes que geram renda o foco parece invertido.

Felizmente as tecnologias de reconhecimento biométrico já se posicionaram do lado certo dessa conta dando segurança aos clientes para efetuarem suas operações. Qual tecnologia biométrica é melhor e se biometria é melhor ou pior que outras tecnologias são longas discussões. Qual elemento deve ser priorizado é indiscutível.

Biometria é base para soluções de arquitetura relativamente simples e algumas se baseiam em tecnologias extremamente complexas como “inteligência Artificial”.

A minha opinião é que soluções que “caem no gosto” dos usuários causam um nível de adesão maior afastando fraudadores de técnicas mais simples que são a imensa maioria. “Biometria bacana” é mais segura ou traz mais segurança ao canal que atende.

Essa é a base do meu próximo post acompanhe aqui pelo CryptoID!

Sobre Luiz Santos
luiz
Luiz Santos é Engenheiro Elétrico Graduado pela Universidade Federal de Santa Maria,  possui mais de 25 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação em grandes,pequenas e médias empresas,assim como 10 anos na Gestão de contas em bancos e corporações públicas privadas e mistas. Possui experiência internacional em países como Bélgica, Holanda, França, Rússia, Turquia e China.

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<

Pular para a barra de ferramentas