Últimas notícias

Fique informado
O que vai rolar no próximo CertForum? Programação atualizada. Confira!

O que vai rolar no próximo CertForum? Programação atualizada. Confira!

05/09/2019

A 17ª edição do CertForum será realizada em Brasília entre os dias 24 e 26 de setembro

Lá no finalzinho do artigo você pode conferir a programação que atualizamos dia 5 de setembro.

 

PUBLICAÇÃO DESTE ARTIGO: 22 DE AGOSTO DE 2019

 

Tradicionalmente o evento reúne os empresários do setor de certificação digital, fornecedores como fabricantes de hardwares, desenvolvedores de soluções com o uso de certificados digitais ICP-Brasil, consultorias especializadas e membros da academia – pesquisadores e desenvolvedores.

Com o passar dos anos o espectro do evento foi sendo ampliado – conteúdo e público. Atualmente o CertForum reúne representantes de muitas entidades de classe, empresas públicas e privadas de todos os setores de atividades que comparecem ao evento em busca de conhecimento e relacionamento com o mercado.

Palestras e painéis são montados de forma a apresentar as aplicações de uso que já estão implementadas e outras que ainda estão sendo desenvolvidas. Desta forma conhecemos a multiplicidade de aplicações com o uso dos certificados digitais que contribuem para facilitar fluxos de trabalho e a rotina de brasileiros em suas atividades profissionais e pessoais.

Esse ano o Certforum vai abranger tecnologias da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, fundamentais para o processo de digitalização de empresas públicas e privadas como a tecnologia da certificação digital, certificados de atributos, carimbo do tempo, biometria, assinaturas em hash e vai abordar até mesmo o uso da criptografia quântica.

A ICP-Brasil, decididamente, deixa de ser vista como uma estrutura que abrange apenas  emissões de certificados digitais direcionada ao relacionamento com a Receita Federal do Brasil para envio de compromissos fiscais e começa ser respeitada como uma infraestrutura que congrega diversas tecnologias capazes de gerar evidências que garantem autenticidade, confidencialidade, integridade, temporalidade e não-repúdio aos atos praticados em meio eletrônico.

O Certificado digital pode não ser a “bala de prata”, mas também outras tecnologias não são. Por exemplo, fala-se muito da rede Blockchain como uma solução possível para resolver várias questões do uso do meio eletrônico com transparência, integridade, temporalidade e rastreabilidade o que resulta em não repúdio das transações registradas, porém, a rede tem deficiências. Até o momento a rede Blockchain não conta com regulações fortes na maioria dos países e é deficiente na questão de autenticidade.

Como garantir a identidade das pessoas e empresas no Blockchain, de forma inequívoca, como ocorre no caso de uso de certificados digitais que são emitidos por Autoridades Certificadoras inseridas num contexto mundial em torno de padrões técnicos e procedimentais? Mais que uma tecnologia a certificação digital é uma robusta infraestrutura global com diversos órgãos internacionais que se complementam para dar garantias aos procedimentos das Autoridades Certificadoras auditadas com regularidade por empresas especializadas nessa atividade.

Assim como nos últimos tempos as pessoas estão acordando para a necessidade da autenticação por múltiplos fatores, há necessidade do entendimento de que a identificação digital irrefutável para caracterizar a manifestação de vontade dos indivíduos deve advir de diversas formas de tecnologias que, combinadas, atestem as evidências da identidade de pessoas assim como dos que representam suas empresas e até mesmo a identificação digital de equipamentos e aplicações.

Ana Amelia Menna Barreto, durante a mesa “Certificação Digital no Judiciário

O CertForum apresenta também estudos concluídos ou em desenvolvimento da academia e iniciativas que contribuem para a disseminação e o aculturamento do uso de certificados digitais ICP-Brasil como é o caso do projeto da OAB Rio de Janeiro.

A Dra. Ana Amélia Menna Barreto, hoje diretora de Tecnologia da OAB Federal, apresentou a evolução da iniciativa da OAB RJ enquanto era responsável pelo projeto.

O projeto desenvolvido pela OAB RJ foi replicado em diversos outros Estados brasileiros e ajudou por demais os advogados de capitais e interior dos estados se atualizarem com os recursos de tecnologia para o desenvolvimento de suas atividades profissionais sobre tudo o uso dos certificados digitais ICP-Brasil.

A programação do evento será divulgada muito em breve, mas pelas prévias que já tivemos será um CertForum com muita informação sobre o mercado, sobre normas e regulações, vai tratar do uso de tecnologias adjacentes a certificação digital e novos casos de sucesso serão apresentados.

Falamos nesses dias com algumas pessoas da indústria de identificação digital brasileira sobre o evento e veja o que eles dizem.

Segundo Júlio Mendes, diretor Comercial da Soluti,”Consideramos o CertForum um excelente momento para networking e para debatemos sobre o setor. Além de ser uma ótima oportunidade de estreitar as relações com clientes, parceiros e apresentar ao mercado o que há de melhor e mais moderno em soluções tecnológicas para a área. Estaremos com estande com todos os produtos e apresentaremos o case do Hospital Anchieta sobre os benefícios adquiridos após a implantação do Certillion Cloud Saúde, uma solução para otimizar os processos Hospitalares por meio do uso do Certificado Digital que será apresentado por Louise Lyra Diretora de Suprimentos e TI do Hospital Anchieta.

Júlio Mendes – Soluti

“Como inovação a Soluti apresentará o Bird ID – uma solução em nuvem para armazenamento do Certificado Digital do modelo A3. A novidade chega ao mercado com o conceito de Software as a Service – SaaS, no qual os usuários (pessoas físicas) poderão comprar um Certificado Digital bem mais barato e inserir os créditos conforme a sua necessidade de uso.

A solução tem como objetivo democratizar o acesso ao Certificado Digital no Brasil para pessoas físicas facilitando o seu uso e contratação”, finaliza Julio Mendes.

 

Marco Zanini –  Dinamo Networks

“Participarmos mais uma vez do CertForum como expositores. É uma proximidade com o mercado de certificação digital sem igual para nós da DINAMO Networks. Sempre estivemos presentes em outras edições, mas a experiência como expositores que vivemos na edição passada e a possibilidade de trocar experiências com os profissionais foi muito enriquecedora.

Nosso relacionamento com as maiores e mais antigas Autoridades Certificadoras do mercado vem de longa data, pelo fornecimento de Cofre Digital, ou, Hardware Security Module (HSM), muito utilizado para a gestão e armazenamento seguro dos certificados digitais, infraestrutura de segurança em nuvem e outras funcionalidades. O CertForum nos proporciona nos aproximar ainda mais do mercado.  Os bate-papos nos auxiliaram a criar novas soluções totalmente direcionados para os usuários de certificados digitais ICP-Brasil. E nessa edição traremos mais novidades. Venha nos visitar em nosso stand,” diz Marco Antônio Zanini, CEO da DINAMO Networks.

 

Ana Amélia Menna Barreto – OAB Federal

“O CertForum reúne o mundo corporativo da certificação digital e a cada ano se torna mais importante pela dimensão e capilaridade de temas.

A rica troca de vivências com aplicações de certificação digital é a cereja do bolo, Ana Amélia Menna Barreto, Membro da Coordenação de Tecnologia e Inovação do Conselho Federal da OAB.

 

Segundo Mauro Moreira, “Participamos do CertFoum e acompanhamos os desdobramentos do evento desde sua primeira edição. Neste 17ª edição de 2019 não será diferente.

Mauro Moreira – Pronova

Participaremos e estamos ansiosos em relação ao que será debatido sobre as novas diretrizes da Sistema Nacional da Certificação Digital, com especial atenção à atuação das Autoridades de Registro.

Além de toda a importância do evento e dos assuntos que serão abordados, será uma excelente oportunidade de ampliar os debates acerca do caminho da certificação digital no Brasil, valorizando a importância do uso cada vez mais abrangente desta tecnologia, diz Mauro Moreira – Diretor – Pronova Certificadora Digital.

 

Maurício Balassiano  – Serasa Experian

A Serasa Experian vai para o próximo Certforum com as melhores expectativas. Entendemos que o evento é estratégico para nós, pois este é o fórum maior da certificação digital no Brasil.

Desde o primeiro momento aderimos totalmente e queremos ter uma participação bastante ativa, com estande e com a apresentação de novidades para a atração de novos clientes e parceiros de negócios.

O Certforum é, sem a menor dúvida, o local ideal para a discussão dos problemas e soluções do nosso setor e a Serasa Experian, que sempre acreditou na certificação digital e é a pioneira no segmento, pretende nesta edição atuar de forma muito forte e estratégica”. Maurício Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian.

 

Marcio Nunes –  Valid

 

“Acreditamos que os debates e a troca de experiências sobre a utilização e os avanços da Certificação Digital, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, ampliam a percepção de valor da tecnologia, a medida que produzem grandes benefícios operacionais, segurança e validade jurídica em transações, cada vez mais digitais”, Márcio Nunes, Diretor de Certificação Digital e CTO da Valid e vice presidente da ANCD.

 

“O próximo CertForum será de fundamental importância para o nosso setor. A ANCD, que representa as empresas que têm um papel de grande importância desde que se estabeleceu a certificação digital no Brasil, está pronta a colaborar com suas ideias para que a discussão siga em alto nível e nos conduza ao melhor cenário possível.

Egon Schaden Júnior – ANCD

Nossos associados estarão presentes e entendemos que o CertForum acontece num momento de grande definição para o setor. Defendemos a solidez do mercado em termos de infraestrutura e vamos participar ativamente no sentido de fortalecer a certificação digital ainda mais e dar aos temas a relevância que merecem. Queremos que a Certificação Digital siga num ambiente seguro, eficiente e, o melhor, de pleno diálogo entre os seus representantes”. Egon Schaden Júnior é presidente da Associação Nacional de Certificação Digital- ANCD.

Programação

ATUALIZADA EM 5 DE SETEMBRO DE 2019

24set(set 24)19:0026(set 26)18:0017º CertForum - Etapa Brasília - De 24 a 26 de setembro 2019. Confira a Programação!Reunirá diversos gestores dos setores público e privado19:00 - 18:00 (26) Instituto Serzedello Corrêa Escola | Superior do Tribunal de Contas da União, ISetor de Clubes Sul, Trecho 3, Pólo 8, Lote 3

 

 

Certificação Digital ICP-Brasil. Perspectivas 2019 segundo os maiores players

Certificação Digital chega aos 18 anos e não para de se renovar

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<