Últimas notícias

Fique informado

Os caminhos da massificação da Certificação Digital no Brasil

31 de agosto de 2021

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

AC SDI é credenciada como AC de 2º nível na hierarquia do Serpro

A AC SDI foi homologada em 13 de outubro de 2021, conforme publicação no DOU como uma AC de 2º nível do Serpro.

27 de outubro de 2021

Crypto ID entrevista: Pedro Motta – Como opera uma AC Pública da ICP- Brasil

Recebemos para uma entrevista Pedro Motta que tem 33 anos de Serpro para falarmos sobre a visão de uma Autoridade Certificadora pública

21 de outubro de 2021

A ICP-Brasil completou 20 anos nesse mês de agosto de 2021 e é um bom momento para refletirmos sobre a massificação da tecnologia da certificação digital que é uma das principais tecnologias de identificação eletrônica no Brasil

Por Daniel Schneider

Daniel Schneider

A pandemia do coronavírus acelerou em anos a adoção de documentos eletrônicos como um modelo de processo para formalizar acordos e transações.

As pessoas e empresas, pela necessidade de viabilizar transações de forma remota e obter o respaldo legal, descobriram na tecnologia da certificação digital como fazer transações no meio eletrônico de forma segura e confiável. Da mesma forma, os profissionais passaram a assinar digitalmente contratos, pareceres e todos os documentos relacionados as suas atividades.

Um excelente exemplo foi o que ocorreu na área de saúde em que os médicos, que já utilizavam o certificado digital para inúmeras atividades, passaram a poder emitir receituário médico digital, atestados e pedidos de exames clínicos assinando os documentos eletrônicos com certificados digitais ICP-Brasil.

A certificação digital dá validade jurídica aos processos que utilizam essa tecnologia, tornando as transações mais ágeis e permite a rastreabilidade que é muito importante, por exemplo aos processos fiscais como as NF-e, as notas fiscais eletrônicas.

A certificação digital veio pra ficar

Particularmente, eu trabalho com os certificados ICP-Brasil há muitos anos e meu primeiro contato com essa tecnologia foi exercendo atividades contábeis para clientes, depois como Autoridade de Registro da ICP-Brasil e muito em breve como uma Autoridade Certificadora. 

Posso afirmar que a certificação digital trouxe inúmeros benefícios aos escritórios contábeis e aos próprios clientes que passaram a ter mais transparência e velocidade em seus processos, principalmente no relacionamento com órgãos de governo.

O certificado digital ICP-Brasil trouxe grande evolução não só ao relacionamento com a Receita Federal do Brasil e também nos tramites fiscais como para outras inúmeras aplicações.

Agora, que o certificado digital ICP-Brasil foi percebido como uma ferramenta para todos e não só para nós contadores, vamos avançar na massificação dessa tecnologia. A partir da explosão digital vivida atualmente a certificação digital passou a ser reconhecida como a mais forte tecnologia de identificação digital com valor legal no Brasil.

Sim, é verdade que nem todos os documentos eletrônicos para ter validade no Brasil precisam ser assinados com os certificados digitais ICP-Brasil por todos os envolvidos, porque a legislação brasileira[i] reconhece outros processos de assinatura de documentos que utilizam diferentes tipos de assinaturas eletrônicas. No entanto, a maioria dos processos que utilizam outras formas de assinatura eletrônicas, utilizam pelo menos um certificado digital ICP-Brasil para fechar o documento eletrônico para que esse tenha o valor legal.

Um exemplo muito simples é como os Cartórios de Notas utilizam um tipo certificado digital fora da hierarquia da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil para assinar documentos eletrônicos para diversas finalidades. São documentos eletrônicos assinados por cidadãos com o uso do certificado e-Notariado, que é um certificado digital emitido em uma Autoridade Certificadora Privada dos Cartórios de Notas. Porém é importante registrar que, todos os documentos assinados pelas partes com certificado digital e-Notariado são finalizados com o Carimbo do Tempo e assinatura eletrônica do Notário produzida com o Certificado digital ICP-Brasil.

Desta forma demonstrada no parágrafo anterior, fica transparente para a população brasileira a diferença do certificado digital ICP-Brasil e das outras inúmeras formas de eIDs – Identidades eletrônicas existentes.

Quanto vale o não-repúdio?

Também num futuro breve a robustez da ICP-Brasil se mostrará mais eficiente e diferenciada em relação as outras tecnologias de identificação digital.

Cabe aos certificados digitais ICP-Brasil, a condição singular da irrefutabilidade – o que se chama no linguajar jurídico de não-repúdio -, característica não atribuída à outras formas de eIDs, seja para simples autenticação ou para a assinatura eletrônica.

A irrefutabilidade, em breve, será a próxima descoberta da sociedade em relação os certificados digitais ICP-Brasil. E, assim vamos caminhando passo a passo para o que chamamos de massificação da certificação digital no Brasil.

Daniel Schneider | CEO – AC SDI e Sócio Administrador da AR SDI Tecnologia. Contador Perito formado pela UNESA e Pós Graduado em Auditoria e Perícia, desde 2002. Se dedica a Ciência Contábil e ao empreendedorismo, e em 2018 entrou para o universo da Certificação Digital. Executou diversos trabalhos para empresas como:  AmBev S.A, Banco Citibank S.A, Johnson & Johnson S.A, São Paulo Alpargatas S.A, Direcional Engenharia S.A, Zara Brasil, Multiplan Empreendimentos Imobiliários S.A., Herchcovitch; Alexandre entre outras.



[i] No Brasil a validade de documentos eletrônicos está fundamentada na Medida Provisória 2.200-02 /2001 de agosto de 2001.  Recentemente a Lei 14.063 de 23 de setembro de 2020 complementada pelo Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!

CertForum 21: evento on-line para quem quer saber tudo sobre identificação digital e documentos eletrônicos

Serpro lança ProID: identidade para profissionais de órgãos públicos e conselhos de classe

Crypto ID entrevista: Pedro Motta – Como opera uma AC Pública da ICP- Brasil