Últimas notícias

Fique informado

Portabilidade do Certificado Digital: tudo o que você precisa saber

12 de julho de 2021

Spotlight

Zero Trust e viagens pós-COVID ocupam o centro das atenções no Identity Week 2021

Identity Week 2021 será realizado de 22 a 23 de setembro de 2021 em Londres e reúne as mentes mais brilhantes do setor de identidades.

27 de setembro de 2021

NSA publica atualização sobre criptografia resistente a quantum

A NSA publicou o FAQ “Quantum Computing and Post-Quantum Cryptography. Confira nesse artigo!

3 de setembro de 2021

CertForum 21: evento on-line para quem quer saber tudo sobre identificação digital e documentos eletrônicos

O CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).

31 de agosto de 2021

Soluti e BSSP realizam a 2ª edição do Congresso Nacional Online Pensar Contabilidade

Congresso 100% gratuito e online destinado a profissionais e estudantes

21 de maio de 2021

Soluti cresce 43% em 2020 e prepara nova sede sustentável em Goiânia

Com inauguração prevista para o segundo semestre do ano, instalação terá certificação LEED e abrigará Data Center em Goiânia

29 de abril de 2021

Versátil, o Certificado Digital tem ainda a possibilidade de migração, isto é, de ser emitido por uma instituição que atenda melhor ao titular do produto

Na prática, o Certificado Digital é um documento que por meio de uma autenticação forte, criptografada, identifica uma pessoa física ou jurídica, assegurando a ela proteção em todas as suas transações realizadas no ambiente virtual. 

Mobilidade, segurança e conectividade são termos-chaves quando o assunto são os benefícios dos Certificados Digitais. No Brasil, eles são previstos e assegurados pela legislação nacional, garantindo segurança aos titulares desses produtos.

No dia a dia, os Certificados Digitais permitem o acesso seguro a vários serviços, como os bancários e o de órgãos como a Receita Federal e o INSS. De forma adicional, é possível também:

– Assinar e enviar documentos pela internet, com o uso da Assinatura Digital.

– Participar de leilões eletrônicos e emitir procurações eletrônicas.

– Habilitar a CNH no celular.

– Enviar, de forma online, as declarações da sua empresa, emitir Nota Fiscal, escriturações contábeis e fiscais, além de registrar e acompanhar as operações de transporte de carga entre duas empresas.

– Acessar serviços como o do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES).

Versátil, o Certificado Digital tem ainda a possibilidade de migração, isto é, de ser emitido por uma instituição que atenda melhor ao titular do produto. Nesse processo, a agilidade e a facilidade são termos-chave.

Dessa forma, apesar de ser um assunto relativamente novo, a portabilidade do certificado é simples, segura e possibilita ao titular desse produto, migrar para uma instituição que atenda melhor às suas necessidades e expectativas, com um processo mais rápido e econômico.

Nesse sentido, um produto que já é vantajoso, ganha ainda mais benefícios e vantagens.

Continue a leitura e saiba como fazer a portabilidade do seu certificado.

Portabilidade do Certificado Digital: o que é?

O processo de portabilidade de um Certificado Digital, nada mais é do que a migração de uma Autoridade Certificadora (AC), que emitiu o certificado, para outra AC. Esse fluxo é um direito do titular do certificado e pode ser feito por por qualquer Autoridade Certificadora cadastrada e ativa na ICP-Brasil.

De forma complementar, com a migração, o cliente tem segurança, agilidade e atendimento de excelência ao longo de todo o processo de portabilidade, uso e renovação do seu Certificado Digital, contando com suporte técnico em todas as etapas.

Na Soluti, o processo de portabilidade do Certificado Digital pode ser feito integralmente de forma online, contemplando tanto Pessoa Física (PF), quanto Pessoa Jurídica (PJ). Para isso, é necessário:

– Ter um Certificado do tipo A3 ativo, seja ele E-CNPJ A3 ou E-CPF A3.

– Ter os dados biométricos cadastrados no PSBIO, sistema da ICP-Brasil. 

Como funciona a Portabilidade do Certificado Digital?

O processo de portabilidade ou re-emissão do Certificado Digital é simples, seguro e rápido. Vale lembrar que não há um limite máximo de renovações, sendo possível ter sempre a solução ativa e pronta para uso.

De forma geral, é indicado que a portabilidade seja solicitada uma semana antes da data de vencimento do certificado, assim, quaisquer contratempos podem ser resolvidos com tranquilidade e eficiência. 

Apesar dessa recomendação de mercado, vale lembrar que  a Portabilidade do Certificado Digital leva, no máximo, 24 horas para ser concluída na Soluti, no caso de PJ e, em média, 5 minutos para PF, depois do envio do voucher. Confira o passo a passo do processo:

Com a portabilidade digital, o titular do certificado elimina os custos com deslocamento e tem um processo mais ágil, seguro e transparente. Com a Soluti, ele ganha também:

– melhor relação custo/benefício com o seu certificado digital, que pode ser emitido até por videoconferência.

– redução de custos e riscos envolvidos com a documentação física.

– privacidade e segurança dos seus dados no ambiente digital.

– soluções e tecnologias desenvolvidas pela IDTech referência no Brasil.

Fonte: Soluti Responde

Soluti inova e lança nova versão do app Bird Id

Soluti e BSSP realizam a 2ª edição do Congresso Nacional Online Pensar Contabilidade

Soluti cresce 43% em 2020 e prepara nova sede sustentável em Goiânia