Últimas notícias

Fique informado

[Ouça] Portal de Assinaturas da Certisign completa 6 anos com mais de 100 mil usuários e 50 mil empresas cadastradas

20/08/2018

O Portal de Assinaturas é uma ferramenta desenvolvida para tornar possível qualquer empresa ou usuário assinar e gerenciar documentos de forma totalmente online e automatizada

Por meio dessa plataforma é possível que documentos eletrônicos sejam assinados em diversos formatos com validade jurídica assegurada pelo uso de certificados ICP-Brasil que tem o respaldo jurídico da MP 2.200/02.

Juliana Arias, Gerente de Produto do Portal de Assinaturas da Certisign

O Portal de Assinaturas da Certisign possui algumas funcionalidades que se adaptam aos mais variados processos, facilitando o fechamento de contratos, a assinatura de formulários de inscrição ou solicitação, o registro de recebimento de um material, a contratação e a locação de imóveis, bem como a coleta de assinaturas em cadastros. Além da própria assinatura, o Portal da Certisign faz a guarda e gestão de todos os seus documentos digitais que podem ser armazenados por até 5 anos.

Conversamos com Juliana Arias, Gerente de Produto para sabermos um pouco mais sobre o Portal de Assinaturas da Certisign.

Crypto ID: Nesses seis anos do Portal de Assinaturas qual é o volume dos documentos assinados?

Juliana Arias: Mais de 540 mil documentos já foram trafegados no Portal. E estamos preparados para atender desde empresas que tem apenas um documento para assinar, como também milhões. Inclusive, qualquer usuário no mundo também pode criar uma conta gratuita e utilizar nossa plataforma para facilitar sua rotina, gerenciando e assinando seus documentos eletrônicos pessoais. O portal não é só para empresas.

Crypto ID: Juliana, quantas assinaturas foram realizadas até hoje?

Juliana Arias: 930 mil assinaturas já foram realizadas por meio do nosso Portal.

Crypto ID: Quantos usuários utilizam o Portal de Assinaturas?

Juliana Arias: São mais de 100 mil usuários e 50 mil empresas em todo o Brasil

Crypto ID: Quais são os tipos de documentos mais assinados por meio da plataforma?

Juliana Arias: Vários tipos de contratos, relatórios, propostas comerciais, formulários internos, termos e procurações.

Crypto ID: Quais são os principais serviços do Portal de Assinaturas?

Juliana Arias: Os principais serviços são: Assinatura Digital, Assinatura Eletrônica e Verificador de Assinaturas

Crypto ID: Quais os tipos de Assinatura posso fazer no Portal?

Juliana Arias: Você poderá fazer os seguintes tipos de assinaturas:

– Assinatura Digital – Requer Certificado Digital para comprovar a assinatura
– Assinatura Eletrônica – Não requer Certificado Digital. Utiliza-se de evidências para comprovar a assinatura. A assinatura é feita na tela utilizando Mouse, Caneta Touch ou o próprio dedo. Além disso, você poderá salvar uma imagem da sua assinatura e utilizá-la no documento.

Crypto ID: Você pode explicar melhor o que é a assinatura eletrônica feita por meio do Portal de Assinaturas?

Juliana Arias:  A assinatura eletrônica feita pelo Portal é na verdade uma das mais inovadoras formas de assinar documentos pela internet. Qualquer pessoa pode utilizar. Garantimos a identificação segura do usuário que assinará o documento eletrônico e também associamos evidências probatórias ao documento assinado.

Essa modalidade de assinatura não se utiliza de Certificado Digital, neste caso, nós coletamos a grafia da sua assinatura.

Crypto ID: Mas como ela é feita via Portal?

Juliana Arias: Primeiro, é feita a grafia da sua assinatura na tela do computador, utilizando o mouse, ou diretamente pelo nosso Aplicativo.Depois nós coletamos automaticamente evidências que irão comprovar a veracidade daquela assinatura. Como: Data/Hora; Geolocalização e o IP da máquina. IP significa “Internet Protocol” e nada mais é que um número que identifica um dispositivo em uma rede (um computador, impressora, roteador, etc.)

Essas informações serão disponibilizadas para consulta após a assinatura ser feita. Ou seja, qualquer pessoa poderá ver que o documento foi assinado eletronicamente, por quem e quais são as evidências.

Crypto ID: Vale a pena repassarmos então o que é uma assinatura digital, uma vez que até em texto escritos supostamente por pessoas que dominam o assunto verificamos que se confundem em relação a assinatura eletrônica e digital.

Juliana Arias:  É verdade as pessoas costumam se confundir sobre isso, mas vamos lá:  A Assinatura Digital utiliza o um Certificado digital para autenticar uma assinatura em um documento eletrônico, que é a forma mais segura de identificação na internet e em sistemas eletrônicos mesmo que não estejam na grande rede.

Pelo Portal assinar um documento eletrônico é muito simples. O documento a ser assinado é submetido no momento da assinatura, a plataforma lê todos os dados do Certificado Digital e o titular autoriza a assinatura digitando, no dispositivo que está usando, sua senha PIN.

Nós coletamos automaticamente a data e a hora que a assinatura foi realizada.
Além disso, a assinatura digital garante os seguintes aspectos ao documento: integridade, autenticidade, não repúdio e valor legal

Crypto ID: Quais são as facilidades que o Portal de Assinaturas proporciona?

Juliana Arias: Hoje somos uma ferramenta de trabalho para toda empresa que quer facilitar as formalizações e diminuir a burocracia. Com a transformação digital, não dá mais pra pensar em gerenciar manualmente os papeis e contratos da empresa e gastar semanas e um bom dinheiro para finalizar um acordo.

Com o Portal de Assinaturas você dispensa toda a autenticação e registro em cartório, além de não precisar mais enviar e armazenar documentos físicos. Em média, nossos clientes reduzem 75% os custos e otimizam em até 80% o tempo que era gasto anteriormente nas tarefas.

Além disso, para os clientes que utilizam nosso SignApp – Certisign SignApp – é possível assinar qualquer documento, de qualquer lugar do mundo, em segundos. Tudo feito com validade jurídica segundo a MP 2.200-02/02.

Conheça o Blog do Portal de Assinatura e tenha mais informações.

e-book: O guia completo da assinatura digital no Brasil

[Ouça] Entrevista com Maria Teresa Aarão, diretora de Inovação da Certisign sobre GDPR

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

Seus dados serão preservadosSeu e-mail não será publicado. Seus dados não serão compartilhados com terceiros.