Últimas notícias

Fique informado

Quantas árvores foram salvas pelo uso do Certificado Digital?

13/09/2018

Só com a Nota Fiscal eletrônica, Certificação Digital levou à economia de 80 bilhões de folhas de papel

Uma boa notícia para o Dia da Árvore, no próximo dia 21. Essa informação mostra a forma relevante e sustentável de atuação da Certificação Digital, que reduz custos e evita o desmatamento.

Todos os anos, mesmo com todas as campanhas e da intensificação da fiscalização, o desmatamento no Brasil segue num ritmo acelerado. Estima-se que 800 árvores são cortadas por minuto e que haja a destruição de áreas verdes equivalentes a 128 campos de futebol por hora, segundo dados do Prodes, sistema do governo que monitora o desmatamento da Amazônia. Essas informações deveriam preocupar todo mundo e servir de reflexão para a população brasileira, às vésperas do Dia da Árvore, no próximo dia 21 de setembro.

Maurício Balassiano

Sob esse aspecto, a certificação digital segue de forma sustentável reduzindo custos e ajudando a natureza, comenta Maurício Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian. De acordo com ele, a partir da assinatura digital as empresas têm eliminado gastos e o consumo de papel e insumos em grande quantidade.

“Outro exemplo é a nota fiscal eletrônica. Desde sua implantação, em 2006, já foram emitidas 19,952 bilhões de notas fiscais (dados oficiais e atuais do Portal da Nota Fiscal eletrônica). Se fossem em papel, com quatro vias, teria havido o gasto de quase 80 bilhões de folhas de papel no período. Imagine a quantidade de árvores que foram poupadas?”.

Segundo Balassiano, esses números são mais que suficientes para justificar a ampliação dos usos da certificação digital.

“Todos os dias temos encontrado de forma muito criativa maneiras de desburocratizar o País e eliminar o uso de papel, como a CNH-e e o documento dos veículos, que agora podem ser virtuais. Nas empresas, a partir da assinatura digital, é possível reduzir custos, eliminar o uso de papel e contribuir para a preservação da natureza”.

Além disso, a assinatura digital elimina gastos com mensageiros, cartórios, permite a assinatura de contratos e outros papeis remotamente, elimina a guarda de documentos e se ganha, desta forma, espaços físicos, cada vez mais caros.

 

Serasa Experian

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.