Últimas notícias

Fique informado
Renato Martini visita Soluti para acompanhar a implementação da biometria

Renato Martini visita Soluti para acompanhar a implementação da biometria

15/09/2016

Spotlight

Leia o Parecer de Plenário sobre a MP 983/20 e diversos artigos e entrevistas

Leia também outros artigos e entrevistas sobre a MP 983 2020 publicados pelo Portal Crypto ID

12/08/2020

Câmara aprova MP 983 2020 que amplia uso de assinatura eletrônica

Todos os sistemas que utilizam assinatura eletrônica precisarão se adaptar às novas regras da MP983/2020 até o dia 1º de julho de 2021.

12/08/2020

Como gerenciar seus certificados TLS sob as novas regras do Google?

Em 01 de setembro de 2020, os principais navegadores passam a bloquear certificados TLS que têm um período superior a 398 dias.

10/08/2020

Quatro motivos para investir na autenticação de múltiplos fatores com Inteligência Artificial

Uma maneira de resolver problemas de acessos de usuários é aplicar sistemas de autenticação de múltiplos fatores, como a autenticação condicional.

10/08/2020

Presidente do ITI fala sobre a CertLive que abordou as MPs 951 e 983

Conversamos com Carlos Roberto Fortner sobre a primeira CertLive recebeu parlamentares e integrantes do governo brasileiro em torno das MPs 951 e 983 de 2020.

31/07/2020

Associações da Sociedade Civil manifestam seu apoio à aprovação da MP 951/2020

A MP autoriza a emissão dos certificados digitais, no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, por meio de videoconferência.

31/07/2020

O pequeno herói e sua conexão com a tecnologia para acesso ilimitado e seguro

Neste ebook apresentamos a história do pequeno herói neerlandês e sua conexão com a tecnologia do SafeSign e todo o ecossistema de soluções da AET – Unlimited access to your world.

22/07/2020

Diretor-presidente do ITI acompanha de perto implementação da biometria na ICP-Brasil

O diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI Renato Martini esteve em Goiânia-GO, dia 12  para acompanhar a evolução da implementação da coleta dos dados biométricos na Autoridade Certificadora Soluti. Antes, Martini havia comparecido a uma unidade da AC Certisign e já tem agendadas visitas a outras entidades que integram a ICP-Brasil.

soluti-renato-martini

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Nos aproximamos do início das operações de nosso sistema de identificação biométrica. Já temos um Prestador de Serviços Biométricos credenciado e estamos prestes a credenciar o segundo. As Autoridades Certificadoras da ICP-Brasil têm se movimentado para implementar a coleta biométrica o quanto antes e assim cumprirem os cronogramas. Nossa impressão até aqui é bastante positiva”, destacou Martini.

Na oportunidade esteve presente o assessor técnico da presidência do ITI Eduardo Lacerda. Segundo o assessor, que coordena os trabalhos relacionados à biometria, num futuro próximo a confirmação das identidades de pessoas físicas e jurídicas será bastante célere e eficiente.

A primeira etapa deste projeto é iniciar as coletas biométricas dos requerentes ao certificado. Quando iniciarmos a operação do sistema, todos os cadastrados em nossa base serão identificados com a tecnologia biométrica, ou seja, impressões digitais e fotografia do rosto. Cada certificado digital será emitido com base em cadastro de informações biográficas e biométricas e, assim, o já bastante seguro sistema nacional de certificação digital estará ainda mais protegido e confiável”, comentou.

Segurança, facilidade e praticidade são os ganhos obtidos com a implementação da coleta biométrica nas Autoridades de Registro da ICP-Brasil. Essa é a opinião da diretora operacional da AC Soluti Vanessa Campos. Segundo a executiva, o tempo do empresário é muito precioso e, mesmo agregando ao certificado mais um elemento de segurança, o acréscimo no tempo de atendimento é imperceptível.

“A biometria vai eliminar um grande tempo atualmente dedicado para conferência e validação das identidades, o que facilitará sobremaneira o processo de emissão e, ao mesmo tempo, AR e cliente estarão protegidos pela segurança conferida com a validação biométrica”.

Segundo o agente de registro Clairton Rodrigues, o impacto nas rotinas de atendimento foi mínimo com a implementação da coleta biométrica nas autoridades de registro da ICP-Brasil. “Para mim, que recebi capacitação para o novo procedimento, a experiência é muito positiva. A coleta das impressões digitais e o clique para a fotografia da face, procedimentos importantes, são simples de se realizar e nos ajudam a identificar ainda melhor as pessoas. Isso traz uma segurança para que possamos fazer o nosso trabalho”, comentou.

 Experiência

soluti_1

Clairton Rodrigues | Agente de Registro da Soluti

Segundo o agente de registro Clairton Rodrigues, o impacto nas rotinas de atendimento foi mínimo com a implementação da coleta biométrica nas autoridades de registro da ICP-Brasil.

Para mim, que recebi capacitação para o novo procedimento, a experiência é muito positiva. A coleta das impressões digitais e o clique para a fotografia da face, procedimentos importantes, são simples de se realizar e nos ajudam a identificar ainda melhor as pessoas. Isso traz uma segurança para que possamos fazer o nosso trabalho”, comentou.

Fonte: ITI

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<