Menu

Últimas notícias

Fique informado

Já tem um CNPJ? Agora você pode contar com um certificado digital para operar a sua empresa

29/07/2019

Abrir a própria empresa é o sonho de muitos brasileiros, mas tornar-se um empreendedor requer algumas especificidades. Não dá para, simplesmente, começar a vender mercadorias ou prestar determinado serviço, sem formalizar seu negócio.

Você também pode ouvir essa matéria. Aperte o play.

Dentre diversos passos necessários para isso, é preciso ter uma ferramenta tão útil quanto indispensável: o Certificado Digital ICP-Brasil, nas suas versões e-CPF e e-CNPJ.

É relativamente comum as pessoas associarem esta tecnologia apenas ao envio de informações à Receita Federal do Brasil (RFB), mas por meio dela é possível muito mais.

Veja como o Certificado Digital é fundamental para iniciar e operar o seu negócio:

1) Abertura de empresas

Para que o negócio seja, realmente, formalizado como empresa, é necessário realizar um registro na Junta Comercial do estado, o qual já pode ser feito digitalmente em várias localidades do país (PI, SP, RS, MS, MG, PR, BA, CE, PB, GO e MT), por quem tem Certificado Digital.

O principal benefício é a comodidade e a agilidade da tramitação dos processos realizados no meio eletrônico e a possibilidade de fazer a solicitação 24 horas por dia e sete dias por semana.

“Para abrir uma empresa pode ser usado qualquer tipo de Certificado e-CPF, seja armazenado no token – uma espécie de pen drive-, computador, cartão inteligente ou nuvem, conhecido como remoteID”, explica Leonardo Gonçalves, diretor comercial da Certisign.

Segundo o executivo, o Certificado é o que garante a autenticidade das informações e, por isso, ele é exigido pelas Juntas nos processos on-line.

2) Envio de informações à Receita Federal

Abriu o seu negócio? Pronto. Agora você tem um CNPJ e precisará de um outro tipo de Certificado para operar a sua empresa, o e-CNPJ. É por meio dele que serão enviadas as entregas fiscais relativas a sua companhia.

3) Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas

Com o mesmo Certificado e-CNPJ, que você enviará as entregas fiscais, é possível emitir a Nota Fiscal Eletrônica –NF-e e a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e de forma automatizada para você ter o controle do seu caixa e se manter em dia com o Fisco.

4) Assinar documentos digitalmente

Com o e-CPF e o e-CNPJ em mãos você pode agilizar sua rotina pessoal e profissional com poucos cliques. Isso porque com ambos os Certificados você pode assinar documentos pela internet, sem papel e sem caneta.

“Por exemplo, você pode firmar parcerias com empresas ou contratar fornecedores de outros estados sem se preocupar com a logística para a formalização do contrato. Toda tramitação é feita de forma eletrônica com validade jurídica – assegurada pela legislação-, por meio do uso do Certificado Digital e um portal de assinaturas”.

Funciona assim: com o Certificado Digital e-CNPJ, você pode assinar contratos concernentes à empresa propriamente dita, enquanto que o Certificado Digital e-CPF permite a formalização de documentos relacionados ao seu dia a dia de pessoa física.

Investimento

Na Certisign é possível adquirir ambos os Certificados pelo preço de um, a partir de R$ 195, em até 10 vezes sem juros. A campanha é sazonal e de tempo limitado.

Sobre a Certisign

A Certisign é a maior Autoridade Certificadora do Brasil e especialista em Identificação Digital. Presente em todo território nacional e no exterior, com mais de 1.800 Locais de Atendimento, já ultrapassou a marca de 10 milhões de Certificados Digitais emitidos. Desde 1996, atende pessoas físicas e companhias de grande relevância no país. Está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy&, consultoria estratégica da PwC, e “50 Empresas Mais Inovadoras do País” e “Empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, da DOM StrategyPartners, e é a única Autoridade Certificadora a possuir a ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ).

Fonte: Certisign

  Dá uma olhadinha em outros artigos interessantes escritos por Certisign!
X
Pular para a barra de ferramentas