O certificado digital é uma ferramenta que aumenta a segurança de negociações, documentos e procedimentos em órgãos importantes
Nós sabemos, você lida com uma infinidade de informações. Precisa lembrar da senha do banco, e-mail, softwares. E, eventualmente, pode esquecer algumas delas, inclusive a do seu certificado digital.
A maneira de resolver o esquecimento da senha ou PIN é diferente para cada tipo de certificado. Precisamos adiantar algo importante: nenhuma Autoridade Certificadora tem acesso à senha criada por você. Então, entrar em contato com a AR não vai te ajudar a resolver seu problema.
Mas há alguns caminhos, como vamos mostrar ao longo do artigo. Para ver a resposta que você deseja mais rápido, se guie pelos subtítulos, leia o que está de acordo com o certificado digital que você possui.
Senha do certificado A1
Para emitir e usar o certificado A1, há algumas formas de gerar a senha, elas variam de acordo com a maneira que o instrumento é gerado. Para todas, não há quantidade mínima de dígitos. O processo de emissão envolve uma senha, e a utilização outra.
– Para emissão do certificado digital A1 on-line, a senha de emissão é gerada pelo cliente. Ele deve guardar esse código porque a autoridade certificadora não tem acesso a ela. No procedimento de emissão, ele gera outra senha para utilizar o certificado.
– Presencialmente, a senha de emissão é gerada aleatoriamente pelo sistema e entregue em mãos para o cliente, por meio de um documento reservado.
Com a senha de utilização, o certificado A1 pode ser utilizado em máquinas diferentes, simultaneamente. Por isso, é necessário que você se lembre da senha, caso passe o arquivo para o contador ou um colaborador seu.
Para o certificado digital A1, o erro da senha não gera bloqueio do certificado digital.
Como recuperar senha do certificado digital A1
A senha de emissão do certificado A1 não pode ser recuperada se o método de emissão for por videoconferência.
Já nos certificados digitais A1 emitidos presencialmente, é possível recuperar na AC, desde que apresentado o documento de identificação, para comprovar a titularidade do certificado.
Mas atenção: nunca por e-mail, telefone, SMS ou WhatsApp.
Recuperação de senha de uso certificado A1
Há duas maneiras de recuperar a senha do A1.
1ª: Com o certificado instalado no computador
1. Pesquise por opções da internet no menu iniciar.
2. Uma caixa com propriedades da internet aparecerá, clique em conteúdo.
3. Clique em certificados, selecione o certificado que você deseja alterar a senha.
4. Clique em exportar e depois em avançar.
5. Se a opção de exportar a chave privada não aparecer, não é possível alterar a senha.
6. Clique em avançar, avançar novamente, até chegar na tela de alteração de senha.
7. Digite a nova senha e clique em avançar.
8. Selecione a pasta em que seu certificado será salvo, renomeie o arquivo
9. Clique no certificado.
10. Abra o arquivo e clique em avançar até que seja possível digitar a nova senha.
11. Insira a nova senha.
12. Antes de salvar, marque a chave como exportável.
13. Clique em avançar até que apareça a opção de concluir.
14. Pronto, você criou uma nova senha para o certificado A1.
15. Observação: a nova senha só é válida para uso em sua máquina.
2ª: Pelo link para emissão no e-mail
1. Acesso o link que foi enviado por você para emitir o certificado no e-mail
2. Clique em download do assistente de emissão de certificado. Se houver algum problema nesta etapa e você for cliente Certificaminas, entre em contato com a gente.
3. Digite usuário e senha.
4. Clique em emitir certificado.
5. Conclua.
6. Instale o certificado no computador.
7. Observação: a nova senha só é válida para uso em sua máquina.
Você também pode seguir o tutorial via vídeo para recuperar sua senha.
Senha certificado A3
O certificado A3 demanda mídias criptográficas para ser usado: cartão ou token. Também é necessário digitar o PIN (pelo menos quatro dígitos) todas as vezes que esse certificado for usado. É uma segurança bem-vinda, já que aqueles que possuem acesso às mídias podem utilizá-lo.
Ao contrário do certificado digital A1, as tentativas sucessivas de acertar a senha podem bloquear o certificado. Para desbloqueá-lo, é possível usar o código PUK para destravá-lo e recuperar a senha do certificado A3.
Se você perdê-la, precisará recuperá-la presencialmente na AC. Não é permitido passar essa senha por e-mail, telefone, WhatsApp ou qualquer outro meio não presencial.
Como recuperar senha do certificado A3
Como adiantamos, a forma mais simples de recuperar o PIN do A3 é ao usar o PUK. Se você errar o PUK três vezes seguidas, seu certificado digital é bloqueado definitivamente. Diante dessa situação, a única alternativa é solicitar um novo certificado para a Autoridade Certificadora.
Senha do certificado na nuvem – Bird ID
O certificado digital em nuvem, o Bird ID, funciona de forma distinta para senhas e acesso. Não é necessário baixá-lo no computador e nem usar nenhuma mídia criptográfica. Mas, para acessá-lo, é preciso digitar uma senha.
Como recuperar senha do Bird ID
Ufa! No Bird ID não há bloqueio por erro de senha. Há três maneiras de redefinir o código.
- No painel de acesso, após errar o código três vezes, aparecerá uma mensagem de recuperação da senha. Depois, você pode optar por resgatá-la via:
– Mensagem SMS: você terá acesso a um código que te permite recuperar a senha.
– Dispositivo OTP: caso já tenha vinculado algum ao seu smartphone, use o código mostrado na tela.
– Código de emissão do certificado: se você lembrar qual é ou tiver registrado em algum lugar, pode digitar para recuperar sua senha.
Perdi o PIN do aplicativo do Bird ID, como recuperá-lo?
Uma das vantagens do certificado Bird ID é poder acessá-lo pelo celular. Mas, por segurança, é preciso usar um PIN para utilizar o certificado no dispositivo móvel.
Caso você esqueça os quatro dígitos, qual alternativa temos?
É simples, basta excluir o aplicativo e instalá-lo novamente. Será solicitado um novo PIN. Se o gerador de OPT sumir do aplicativo, sincroneze-o novamente no painel do Bird-ID.
Cuidados com senhas de certificado digital
O certificado digital é uma ferramenta que aumenta a segurança de negociações, documentos e procedimentos em órgãos importantes. Por isso, em alguns serviços obrigatórios ele já é obrigatório.
No entanto, essa segurança também depende da força da sua senha e de quem tem acesso a ela. Por isso, é indicado que você anote suas senhas, mas em local seguro. De preferência, em um caderno que não sai do escritório, por exemplo. Há algumas gavetas com chave, use-as.
É melhor do que anotar no celular e em sistemas como Trello, Asana, Google Drive, e-mail. Se houver alguma invasão, sua segurança está ameaçada.
Para senhas fortes, mescle números, com caracteres especiais, maiúsculas e minúsculas. Fuja de datas de aniversário, casamento e similares.
Sobre Certifica
A Autoridade Certificadora Certifica foi fundada há 10 anos na cidade de Formiga – MG.
A Certifica começou com um Ponto de Atendimento, mas em pouco tempo tornou-se uma das maiores emissoras de certificados do Brasil, presente em todo o território nacional, transformando a vida de centenas de empreendedores como você.
Sua missão é simplificar e transformar vidas e negócios por meio da identificação digital.
Fortalecer a rede de parceiros e oferecer sempre mais do que o esperado são algumas das ações que colocam a Certifica entre os principais players do mercado de identificação digital no Brasil.
A AC Certifica é especializada em gestão de negócios e oferece às suas Autoridades de Registro credenciadas apoio contábil, jurídico e de comunicação e marketing, além de ministrar periodicamente treinamentos técnicos, de vendas e operacionais.
A sua rede de ARs conta ainda com o acompanhamento das áreas de business intelligence e compliance, garantindo dessa forma a performance e a segurança operacional.
Leia aqui alguns artigos da Certifica – Autoridade Certificadora!
Cartão, token ou nuvem: qual a melhor opção para certificado digital?
Digitalização de documentos pessoais: mais praticidade e segurança ao titular