DEPOIS DA COMPRA DA E-SEC SEGURANÇA DIGITAL E PARCERIAS COM KASPERSKY LAB E E-VAL TECNOLOGIA, SOLUTI FECHA COM A GLOBALSIGN
A Autoridade Certificadora Soluti iniciou suas atividades no segmento de Certificação Digital em 2008 como uma Autoridade de Registro do Serpro, na cidade de Goiânia, e em 2012 foi credenciada pela ICP-Brasil como Autoridade Certificadora de primeiro nível e PSS – Prestador de Serviços de Suporte.
A Soluti Certificação Digital é a única Autoridade Certificadora de 1° nível com o capital 100% brasileiro na cadeia ICP Brasil, oferecendo soluções de segurança integradas. Para isso investe na aquisição de empresas e estabelece parcerias estratégicas. Seu maior desafio no início da operação, segundo o CEO Michel Medeiros, foi estabelecer uma rede de Autoridades de Registro para que a AC tivesse capilaridade nacional.
“Hoje estamos presentes em 25 estados brasileiros e temos cerca de 580 pontos de atendimento. Desenvolvemos um modelo operacional 100% dentro das regras ICP-Brasil e ao mesmo tempo proporcionamos agilidade para parceiros e clientes.
Temos um excelente programa de parceria, que se adapta a realidade de cada interessado e, muitas vezes, é o que viabiliza a entrada de muitos parceiros nesse segmento. Os rendimentos dos parceiros Soluti variam de acordo com o seu desempenho, sendo assim, o céu é o limite para quem se destacar. ”, declara Michel.
Superado o primeiro desafio, a SOLUTI partiu para se consolidar como uma empresa que oferta soluções com o uso do Certificado Digital e Segurança da Informação.
Em 2013, a Soluti investe na empresa E-SEC SEGURANÇA DIGITAL, que é uma das maiores especialistas em soluções de Segurança da Informação, e desde 1999, trabalha desenvolvendo para o mercado soluções específicas com certificação digital. Um dos carros chefes da E-SEC SEGURANÇA DIGITAL é o SDK de assinatura digital – Software Development Kit, ou seja, Kit de Desenvolvimento de Software de assinatura digital e o programa de treinamentos sobre Certificação Digital.
A primeira solução desenvolvida pela E-SEC, após ter a Soluti no seu Conselho de Administração e Presidência Executiva, foi o CERTILLION, uma plataforma para uso de certificados digitais em dispositivos móveis.
O CERTILLION gera assinaturas digitais compatíveis com o padrão ICP-Brasil e garante validade legal para as transações. Esta solução roda em qualquer plataforma, facilitando a integração com sistemas independente da linguagem de programação.
A mobilidade é assegurada aos usuários e contribui com o conceito do não compartilhamento do certificado digital, muito comum entre os usuários que não tem o entendimento dos riscos dessa prática. É fácil deixar um token ou cartão contendo um certificado digital com terceiros, mas seu celular é praticamente impossível!
A plataforma mobile apresenta ainda um modelo de negócio diferenciado, pois é a única solução disponível no mercado brasileiro em que o certificado digital é utilizado como serviço, ou seja, o titular não paga mais pelo certificado digital e sim pelas vezes que usar.
“A Soluti mantém parceria estratégicas com empresas com atividades específicas. É o caso das empresas fornecedoras de hardwares de armazenamento de certificados digitais como token, cartões inteligentes e HSM. Com a E-VAL Tecnologia , nosso objetivo é atuarmos no mercado de saúde. Eles são os maiores especialistas em serviços e soluções de alta tecnologia com o uso de certificação digital focada neste segmento”, diz Michel.
Em Fevereiro deste ano, a SOLUTI fechou a parceria com a Kaspersky Lab, empresa Russa que opera em cerca de 200 países e territórios em todo o mundo, para fornecer proteção antivírus para mais de 400 milhões de usuários.
“A SOLUTI provê a identidade do titular para a utilização no meio eletrônico com a utilização dos certificados digitais emitidos para pessoas físicas, jurídicas e equipamentos, enquanto a Kaspersky garante a segurança do equipamento, por meio de licença Kaspersky Internet Security. Essa parceria vem para preencher uma demanda dos nossos clientes e tirar o peso do nosso suporte, já que a maioria dos problemas dos nossos consumidores vinha de infecções de malware nas máquinas e então passamos oferece um grau de proteção adicional ao certificado digital, sem custos extras para cliente final”, afirmou Michel.
A Soluti, com exclusividade ao CryptoID, comunica que se volta agora para o mercado de certificados SSL/TLS que servem para identificar os sites e manter as informações armazenadas em servidores web seguras por meio de criptografia dos dados.
Segundo Michel, “Hoje já emitimos os certificados SSL da cadeia da ICP-Brasil, porém, nem todos os navegadores reconhecem a raiz desse certificado causando problemas de interoperabilidade com softwares e insegurança aos visitantes dos sites. Buscamos então um fornecedor de hierarquia internacional e fechamos aliança estratégica com a GlobalSign. Com essa aliança poderemos ofertar certificados SSL/TLS com preços muito mais competitivos aos praticados atualmente no mercado brasileiro com a tradição de uma empresa que opera desde 1996 no mercado internacional e é, indiscutivelmente, a maior Autoridade Certificadora mundial exclusivamente dedicada a emissão de certificados digitais. ”
De acordo com Laila Robak, Diretora América Latina & Caribe na GlobalSign, “A parceria firmada com a Soluti é parte da estratégia mundial da GlobalSign para conquistar o mercado brasileiro.
É um mercado importante e com crescimento potencial porque os riscos existentes hoje em dia, como interceptação de informação, ataques de phishing e malwares, tem tornado o uso dos certificados SSL/TLS essencial para organizações, não mais apenas para a proteção de dados trocados de maneira pública via Sites, mas também de dados trocados internamente.
Com o uso crescente da Internet das coisas, especialmente, e informações sendo recebidas e enviadas desde diversos dispositivos existe uma grande necessidade de proteção dessas informações e o uso dos certificados SSL/TLS provê esta proteção porque utiliza a criptografia dessas informações trocadas, evitando a perda de dados e mantendo a privacidade e segurança necessárias. ”