Cogitar a possibilidade de sair de casa sem documentos é algo que não existe no Brasil e nem ao redor do mundo. Além da importância para a identificação, diversas ações do nosso dia a dia exigem uma documentação que comprove que fazemos parte de uma sociedade, que está cada vez mais informatizada.
Pensando nisso alguns países, têm em seu principal documento um conceito muito mais amplo do que apenas identificar as pessoas de forma fisica. É o caso de Portugal que utiliza o cartão cidadão, uma iniciativa que chega a pouco em outros países, traz inovação e segurança aos cidadãos.
Desvendando o mundo digital…
Criado para substituir o bilhete de identidade tradicional de Portugal desde 2010, o Cartão Cidadão é um documento de identificação que permite o armazenamento de todos os dados de um indivíduo de maneira eletrônica.
Com um formato semelhante a um cartão de crédito com um chip, o documento português é um certificado digital que, permite assinar documentos no meio eletrônico, além da funcionalidade tradicional de autenticação.
Entre os benefícios apresentados por esse tipo de documentação, estão as inovações tecnológicas que englobam em um único cartão o título de eleitor, cartão do contribuinte – equivalente ao CPF brasileiro, cartão da segurança social e Serviço Nacional de Saúde.
Outras facilidades desse tipo de documentação são a facilidade de cruzar dados em caso de perda, além da segurança, tais como as dos certificados digitais nacionais que ganham espaço a cada dia.
Já temos milhões de certificados digitais emitidos no Brasil, mas essa tecnologia ainda não conquistou a abrangência de países como Portugal e Alemanha. O certificado digital ainda está muito longe da população brasileira comum. O uso do certificado digital para redução de custos por parte do governo e para o provimento de serviços eletrônicos mais eficientes para a população ainda esta muito longe da nossa realidade brasileira.
Quanto tempo levaremos para que nós brasileiros sigamos o exemplo de nossos colonizadores?
Conheça mais detalhes sobre o Cartão Cidadão aqui.