Últimas notícias

Fique informado
TRE SC emite diploma eletrônico para os eleitos em 2014

TRE SC emite diploma eletrônico para os eleitos em 2014

22 de janeiro de 2015

Os diplomas eletrônicos dos eleitos e suplentes das últimas eleições de 2014 foram assinados digitalmente e já estão disponíveis no site do TRE-SC.

Os  documentos foram  produzidos  no  formato  PDF (Portable Document Format). A autenticidade,  integridade e a validade jurídica dos documentos são garantidas mediante a respectiva assinatura digital.

Diploma governador

O documento original eletrônico, que possui valor legal e presunção de veracidade com base no (art. 10 da Medida Provisória n. 2.200-2, de 24 de agosto de 2001) pode ser obtido diretamente no site do Tribunal ou, pessoalmente, mediante apresentação de dispositivo de armazenamento USB (pendrive, HD externo).

Os diplomas são arquivados em meio eletrônico e a autenticidade das cópias impressas do diploma podem ser validadas mediante consulta no site do Tribunal  Regional  Eleitoral  de Santa  Catarina. O que vale é o eletrônico!

Os certificados digitais utilizados pelos os magistrados para as assinaturas  foram  emitidos por autoridade credenciada de acordo com a regulamentação  da  Infraestrutura de Chaves  Públicas  Brasileiras – ICP  Brasil.

É sem dúvida um passo importante para economia de recursos como papel e insumos utilizados para impressão e um formato muito mais adequado aos hábitos e processos que já utilizamos.

Para algumas universidades como a USP e a Bela Artes SP a emissão de diplomas eletrônicos assinados com certificados ICP Brasil já é uma realidade faz tempo. Eu mesma já assinei muitos diplomas eletrônicos com meu e-CPF quando dirigia a área de treinamentos da autoridade certificadora em que trabalhei por 15 anos.

O diploma eletrônico é pratico, econômico,  acelera a emissão dos documentos e  inibe  a falsificação de diplomas que hoje são comercializados abertamente pela internet.

Site do TRE SC http://www.tre-sc.jus.br/ 

 

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<