Últimas notícias

Fique informado
Tudo que você precisa saber sobre cidadania digital

Tudo que você precisa saber sobre cidadania digital

2 de abril de 2015

Estar conectado já faz parte de nossa rotina, entrar na internet para fazer transações, se comunicar com amigos e familiares, mandar e-mails e fazer contatos profissionais pela rede é muito mais comum do que há alguns anos, porém nem todos têm a consciência de que o uso da internet representa também uma mudança em nossa legislação.

Desde que a internet passou a ser usada como solução para diversos processos, novas leis começaram a ser criadas com base nas condutas, direitos e deveres que devemos ter em ambiente virtual. Pensando nisso o CryptoID separou algumas dúvidas comuns a respeito da cidadania digital. Confira:

O que é?
A cidadania digital é, acima de tudo,  agir como um cidadão também em ambiente virtual, respeitando as normas de conduta, direitos e deveres que são estabelecidos pela nossa constituição.

Qual território abrange a Cidadania Digital?

Quando falamos direitos e deveres de acordo com uma legislação, também citamos um território sob a qual ela vigora. No mundo virtual a abrangência desse território pode ser diferente do conceito físico.

A cidadania digital, no entanto, ainda passa por uma fase de inclusão digital e de democratização da rede e dos processos de tecnologia da informação, por isso ainda há um grande passo geográfico a ser dado até que tenhamos uma sociedade inteira conectada.

O que é debatido a respeito?

Mesmo que ainda não tenha alcançado todo o território que almeja, o conceito de Cidadania Digital já é ponto de partida para diversos temas a serem debatidos, entre eles muitos tratados aqui no CryptoID como segurança, privacidade, certificação digital, e-commerce, etiqueta Digital, legislação na rede, saúde, alfabetização e comunicação digital.

Quais são as estimativas para o futuro?

Os primeiros passos em relação a um futuro em que todos os cidadãos também tenham um papel no mundo virtual já foram dados, a estimativa é que as leis passem a ser escritas abrangendo este novo cenário e a consciência de direitos e deveres seja transferida para cada cidadão digital com a mesma agilidade das mais rápidas redes de computador. E você já faz parte dessa rede?

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<