O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, recebeu na terça-feira, dia 31, representantes da Autoridade Certificadora – AC Valid Certificadora Digital que apresentaram a solução que está sendo desenvolvida pela empresa, para a emissão e utilização do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil em dispositivos móveis.
O diretor-geral da Valid Certificadora Digital, Márcio Nunes, apresentou a solução que vem sendo desenvolvida com o objetivo de possibilitar a emissão de um certificado digital ICP-Brasil ou de um Certificado de Atributo diretamente no smartphone ou tablet. Dessa forma, o dispositivo móvel funcionaria como uma espécie de token ou cartão, armazenando a chave privada do certificado.
Um dos destaques da apresentação foi a importância dada a interoperabilidade do sistema. “Nossa solução foi desenvolvida de forma específica para cada ambiente, android, IOS e Windows. Dessa forma, buscamos trabalhar as particularidades de cada plataforma para garantir maior segurança e usabilidade”, explicou Nunes.
Na reunião, foi feita uma demonstração de como funcionará o certificado armazenado no smartphone, que por meio de wi-fi ou bluetooth poderá comunicar-se com o desktop. Dessa forma, será possível utilizar o certificado tanto em aplicações do próprio celular, como em plataformas disponíveis no computador. A AC também apresentou a possibilidade de utilizar uma leitora, como periférico, para utilização do certificado A3 no smartphone.
O diretor-presindente do ITI, Renato Martini, destacou a importância do desenvolvimento de sistemas que possibilitem o uso do certificado digital ICP-Brasil em dispositivos móveis. “Há cerca de 10 anos, no início da ICP-Brasil, nós não podíamos imaginar que os dispositivos móveis atingiriam essa importância e massificação, de tal forma que hoje precismos incluir a ICP-Brasil neste mundo para que nossa tecnologia permaneça acessível e atual”, alertou Martini, que falou ainda da importância de levar a solução para o mercado, para que ela comece a ser comercializada e torne-se realidade.
Para o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, o desenvolvimento de sistemas para dispositivos móveis é um avanço que trará benefícios para o usuário da certificação. “O uso do certificado ICP-Brasil em dispositivos móveis tornará a certificação digital uma tecnologia mais acessível para o usuário final. Nas últimas semanas diversas ACs nos apresentaram suas soluções e esperamos que essas soluções cheguem ao mercado”, afirmou Coelho.
Fonte ITI