Últimas notícias

Fique informado
Valid Certificadora apresenta ao ITI uso do Certificado Digital em dispositivos Móveis

Valid Certificadora apresenta ao ITI uso do Certificado Digital em dispositivos Móveis

02/04/2015

Spotlight

Serviços prestados pelas Autoridades Certificadoras e de Registro da ICP-Brasil são considerados essenciais segundo decreto 10.282

Pelo decreto, são considerados essenciais os serviços relacionados a certificação digital ICP-Brasil: Art. 3º, §1º, XXI do Decreto nº 10.282/2020.

23/03/2020

Em caráter de urgência ITI publica Instrução Normativa nº 2 para validação dos titulares dos certificados digitais por videoconferência

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02, DE 20 DE MARÇO DE 2020 Estabelece os procedimentos de confirmação de cadastro de requerente de certificado digital por meio de videoconferência.

20/03/2020

Diretor-presidente do ITI alerta para a validade de certificados digitais de empresários brasileiros

Marcelo Buz do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI alerta os empresários brasileiros para a validade do certificado digital.

20/03/2020

Certificados Digitais ICP Brasil em dispositivos móveis

AUTORIDADES CERTIFICADORAS APRESENTAM SOLUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO CERTIFICADO ICP-BRASIL EM

26/03/2015

ANCD busca mais segurança nos processos da cadeia de certificação digital brasileira

No dia 5 de fevereiro algumas Autoridades Certificadoras participantes da

10/02/2015
Márcio Nunes

Márcio Nunes -Diretor-geral da Valid Certificadora Digital

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, recebeu na terça-feira, dia 31, representantes da Autoridade Certificadora – AC Valid Certificadora Digital que apresentaram a solução que está sendo desenvolvida pela empresa, para a emissão e utilização do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil em dispositivos móveis.

O diretor-geral da Valid Certificadora Digital, Márcio Nunes, apresentou a solução que vem sendo desenvolvida com o objetivo de possibilitar a emissão de um certificado digital ICP-Brasil ou de um Certificado de Atributo diretamente no smartphone ou tablet. Dessa forma, o dispositivo móvel funcionaria como uma espécie de token ou cartão, armazenando a chave privada do certificado.

Um dos destaques da apresentação foi a importância dada a interoperabilidade do sistema. “Nossa solução foi desenvolvida de forma específica para cada ambiente, android, IOS e Windows. Dessa forma, buscamos trabalhar as particularidades de cada plataforma para garantir maior segurança e usabilidade”, explicou Nunes.

Na reunião, foi feita uma demonstração de como funcionará o certificado armazenado no smartphone, que por meio de wi-fi ou bluetooth poderá comunicar-se com o desktop. Dessa forma, será possível utilizar o certificado tanto em aplicações do próprio celular, como em plataformas disponíveis no computador. A AC também apresentou a possibilidade de utilizar uma leitora, como periférico, para utilização do certificado A3 no smartphone.

O diretor-presindente do ITI, Renato Martini, destacou a importância do desenvolvimento de sistemas que possibilitem o uso do certificado digital ICP-Brasil em dispositivos móveis. “Há cerca de 10 anos, no início da ICP-Brasil, nós não podíamos imaginar que os dispositivos móveis atingiriam essa importância e massificação, de tal forma que hoje precismos incluir a ICP-Brasil neste mundo para que nossa tecnologia permaneça acessível e atual”, alertou Martini, que falou ainda da importância de levar a solução para o mercado, para que ela comece a ser comercializada e torne-se realidade.

Para o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho, o desenvolvimento de sistemas para dispositivos móveis é um avanço que trará benefícios para o usuário da certificação. “O uso do certificado ICP-Brasil em dispositivos móveis tornará a certificação digital uma tecnologia mais acessível para o usuário final. Nas últimas semanas diversas ACs nos apresentaram suas soluções e esperamos que essas soluções cheguem ao mercado”, afirmou Coelho.

Fonte ITI

Nenhum comentário até agora

Ir para a discussão

Nenhum comentário ainda!

Você pose ser o primeiro a iniciar a discussão.

<