Últimas notícias

Fique informado

Veja como fazer a procuração Digital para acesso ao e-CAC

26 de março de 2021

Spotlight

Empresas priorizam a proteção de dados do cliente, mas continuam deixando-os expostos, revela o estudo global de tendências de criptografia de 2021 da Entrust

Realizado pelo Ponemon Institute, o 16º estudo anual destaca que metade das organizações finalmente alcançaram uma estratégia de criptografia consistente e outras tendências importantes em criptografia e cibersegurança.

14 de abril de 2021

Philip R. Zimmermann, one of the most important cryptografer, present a new webserie. Do not miss the 1st episode!

AET Security Topics | EP1: Post-Quantum Algorithms. Philip R. Zimmermann, um dos maiores criptógrafos, apresenta a nova webserie da AET Europe.

9 de abril de 2021

Viviane Bertol explica o que é AR Eletrônica e fala sobre os novos procedimentos de validação da ICP-Brasil

Drª Viviane Bertol, fala sobre os novos procedimentos da ICP-Brasil, panorama mundial de eIDs e sobre LGPD.

8 de abril de 2021

Kryptus fala sobre o Blockchain na estrutura de Carimbo do Tempo da ICP-Brasil

A ICP-Brasil abrigará o novo protocolo de carimbo do tempo com a adoção da tecnologia Blockchain e a Kryptus explica como.

31 de março de 2021

Procuração Digital para acesso ao e-CAC já está disponível nos Cartórios de Registro Civil

Atualizado em 27 de março às 19h30

Convênio com a Receita Federal permite que Cartórios de Registro Civil recebam Procuração Digital para acesso ao e-CAC do cidadão, que é o serviço mais procurado do portal.

Documento deve ser emitido pelo site da Receita Federal e levado ao cartório.  

Acordo entre a Receita Federal e a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) permite que os Cartórios de Registro Civil prestem serviços relativos à Procuração RFB, procuração para uso de serviços do Portal e-CAC.

O novo convênio tem como base a Lei Federal nº 13.484 de 2017, que transformou os Cartórios de Registro Civil, presentes em todos os municípios e distritos do País, em Ofícios da Cidadania, podendo realizar parcerias com Órgãos Públicos para a solicitação e entrega de documentos de identificação. 

O cidadão que não possui certificado digital e precisa acessar o ambiente de atendimento virtual do Portal e-CAC poderá ir a qualquer um dos 7.651 Cartórios de Registro Civil, presentes em todos os municípios do País, para outorgar uma Procuração Digital para acesso ao e-CAC.

A Procuração permite que uma pessoa física ou jurídica, que não tenha o certificado digital, autorize uma outra pessoa, que tenha o certificado digital, a realizar serviços ou consultas no Portal e-CAC.

A procuração deverá ser cadastrada de um outorgante (quem dá os direitos) para um outorgado (quem recebe os direitos).

Emissão de Procuração Digital para acesso ao e-CAC

Para emitir a procuração, o cidadão deverá acessar o site da Receita Federal, preencher e imprimir o documento, indicando quais serviços o procurador poderá acessar, ou indicar todos os serviços.

Depois, a pessoa precisará se deslocar para entregar no Cartório de Registro Civil mais próximo, que fará a validação do documento. Depois de autenticar a procuração o contribuinte precisará ir até uma agência dos Correios para enviar o documento à Receita Federal.

O processo até a liberação do procurador poderá ser acompanhado no site da Receita Federal, no mesmo link de cadastro, opção consulta.

Os Cartórios de Registro Civil poderão cobrar do solicitante uma tarifa no valor de R$ 14,00 fora a possível cobrança por abertura de firma no Cartório.

Clique aqui para preenchimento do documento de solicitação da Procuração RFB

Apesar da cobrança do serviço de Procuração Digital para acesso ao e-CAC pelos cartórios, outros serviços referentes à Receita Federal, feitos pelo convênio, permanecem gratuitos: inscrição no CPF realizada no ato do registro de nascimento e cancelamento no caso de óbito.

Pessoa jurídica

No caso de o outorgante ser matriz de pessoa jurídica, a procuração será válida para todas as filiais. Esta abrangência do poder de representação aplica-se a empresas sucessoras ou incorporadoras em relação às sucedidas e incorporadas.  

Para mais informações sobre o serviço, acesse aqui:  https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-ou-cancelar-procuracao-para-acesso-ao-e-cac 

A solicitação feita por quem não tem certificado digital precisa ser validada pela RFB, enquanto para os que possuem certificado digital é validada automaticamente.

Para quem possui o certificado digital e deseja delegar poderes a outra pessoa, utilize a opção “Procuração eletrônica”.

Com informações do portal Gov.br.

Fazer a procuração eletrônica para o e-CAC com seu próprio certificado digital é muito mais prático

Quem ainda não possui o certificado digital e quer evitar os deslocamentos ao cartório e ao Correio, poderá fazer o certificado digital de forma 100% remota por meio de videoconferência para emitir a procuração online, baixar a declaração pré-preenchida, enviar a declaração assinada digitalmente e tantos outros serviços do e -Cac.

É mais prático, mais rápido e não custa muito mais que o valor cobrado pelo o cartório pela autenticação da procuração e abertura de firma, adicionado as despesas com os deslocamentos ao Cartório e a agência dos Correios E o mais importante: a economia de tempo das pessoas envolvidas para cumprir todo esse processo.

A grande vantagem em adquirir o certificado digital de forma remota é que a pessoa pode estar em qualquer lugar do Brasil ou no exterior.

Adicionalmente, ao adquirir seu certificado digital de forma remota o contribuinte poderá manter o distanciamento social e tem autonomia para revogar a procuração quando quiser sem que seja necessário novos deslocamentos ao cartório e ao Correio e novos pagamentos relacionados a revogação, além de poder acessar o portal do Banco Central do Brasil – Registrato – para obter todas as informações bancárias referentes ao CPF para utilizar na declaração do imposto de renda e ainda poderá utilizar o certificado digital para muitos outros atos eletrônicos com valor legal.

AC CERTIFICAMINAS explica a emissão de certificado digital por videoconferência

Serasa Experian dá início à emissão primária de certificado digital por videoconferência com a CNH

Soluti: Certificado Digital por videoconferência: 13 perguntas e respostas para você tirar todas as suas dúvidas

Valid aposta na retomada de emissões de Certificado Digital por videoconferência após regulamentação pelo ITI

Pioneira: Certisign amplia emissão de Certificado Digital à distância. Ouça

Safeweb lança o Portal da Procuração Eletrônica – PSE – Ouça

Acompanhe a validação por videoconferência da AC Serpro feita pela PRONOVA. Menos de cinco minutos! Ouça

Cartório de Itapeva SP produz procuração 100% digital

Saiba como fazer uma procuração eletrônica com valor legal no Brasil. Ouça

Procuração eletrônica foi um dos principais instrumentos utilizados pelos fraudadores da Operação Saldo Negativo

Passo a passo para a emissão de procuração eletrônica com Certificado Digital – Ouça