Há ainda a opção do certificado digital arquivado diretamente no computador, esse, inclusive, é um dos mais usados por pessoas físicas e jurídicas
Cartão, token ou nuvem? e-CPF, e-CNPJ, NF-e, CT-e ou SSL? Com tantos tipos diferentes de certificado digital, fica difícil escolher o que melhor atende às suas necessidades e do seu negócio, não é?
Mas, calma, essa não precisa ser uma decisão difícil. Embora apresentem características específicas, os modelos oferecem os mesmos benefícios e a segurança necessária para o cumprimento de vários procedimentos em ambiente virtual. Dessa forma, eles possuem o mesmo objetivo: desburocratizar e otimizar processos comuns em nosso dia a dia.
A verdade é que para escolher o melhor modelo para você (pessoa física ou jurídica) é importante analisar as vantagens, as desvantagens e outras características da própria ferramenta.
Quer descobrir qual mídia criptográfica é a melhor para armazenar o seu documento eletrônico? Continue com a gente até o final.
Certificado digital em cartão: dispositivo compacto e de fácil acesso
Smartcard é um tipo de mídia criptográfica usada para armazenar o certificado digital. Ou seja, trata-se de um dispositivo tecnológico responsável por guardar o arquivo certificatório que, como sabemos, funciona como uma identidade em ambiente virtual.
Apesar de ter um aspecto físico semelhante ao de um cartão de crédito com chip, esse modelo (que armazena o certificado do tipo A3), possui uma função totalmente diferente. Ele é usado para assinatura de contrato, efetuação de transferência bancária, envio de documentos e outras operações.
Outra característica do smartcard é que, para ser usado, o titular precisa contar com o auxílio de uma leitora de cartão conectada ao computador. Somente com esse equipamento será possível realizar qualquer tipo de operação com a ferramenta. Basta inserir a mídia na leitora e digitar a senha para ter acesso ao documento eletrônico.
Vantagens de usar o smartcard
Essa mídia que armazena o certificado digital do tipo A3 apresenta benefícios que vão desde mobilidade e praticidade até segurança.
O smartcard é um dispositivo compacto, prático e de fácil transporte. Portanto, pode ser levado facilmente para outros lugares.
O armazenamento do certificado A3 na mídia física oferece maior segurança, uma vez que ninguém pode acessá-lo de outro lugar e ao mesmo tempo.
Certificado digital em token: mobilidade e segurança para transações eletrônicas
Assim como o smartcard, o token consiste em uma mídia criptográfica usada para arquivar o certificado do modelo A3. A diferença está só no tipo de dispositivo e na maneira como é usado.
Isso porque a ferramenta não precisa de uma leitora para ser usada, como o smartcard. Nesse caso, o modelo permite uma conexão direta com uma entrada USB de um computador. Assim, quando o usuário quiser acessar o documento eletrônico, basta inserir o card no desktop e digitar a senha PIN.
Com relação ao dispositivo, a sua aparência se assemelha a de um pendrive, mas não se engane. O pendrive tem a função de guardar e transferir qualquer tipo de arquivo de diversas extensões, o que não acontece com o token.
Vantagens do certificado digital em token
Por armazenarem o mesmo tipo de certificado, o token e o smartcard apresentam vantagens parecidas.
O token também é um dispositivo compacto e de fácil manuseio. Pode ser levado facilmente para outros lugares e usado em outros computadores. Ele oferece maior segurança, pois pode ser usado por apenas uma pessoa por vez.
Não é necessária uma leitora para que o token possa ser usado, portanto, não há custo adicional.
Certificado digital em nuvem: mais segurança e economia ao usuário
O certificado digital em nuvem foge da lógica dos dispositivos do tipo A3. Isso porque ele é salvo diretamente em ambiente virtual, permitindo o acesso de qualquer dispositivo (celular, tablet, notebook, desktop) e em qualquer lugar do mundo. Basta que o usuário tenha os dados de acesso para usá-lo.
Dessa forma, ele consegue realizar diversas transações digitais por meio de qualquer computador ou dispositivo móvel, com a mesma segurança dos certificados armazenados em mídia física. Nesse caso, só é necessário ter conexão à internet para fazê-las.
Na Certificaminas, realizamos a emissão do Bird ID, um certificado em nuvem inovador que pode ser acessado por meio de um aplicativo para celular e dispositivos móveis.
Vantagens do certificado em nuvem
Este tipo de certificado é extremamente seguro por ser salvo em um servidor Hardware Security Module (HSM), o mesmo tipo de equipamento usado pelas Autoridades Certificadoras (AC). Ele também possui o prazo de validade estendido.
Ao investir no modelo arquivado em nuvem, eliminam-se os custos com equipes de apoio de T.I, leitoras de cartão ou tokens.
Certificado digital com armazenamento no computador
Há ainda a opção do certificado digital arquivado diretamente no computador, esse, inclusive, é um dos mais usados por pessoas físicas e jurídicas.
Assim, por ser gerado a partir de um desktop, o modelo A1 não necessita de nenhuma mídia física, como token ou smartcard, para ser usado.
Uma característica do A1 é que, normalmente, ele é recomendado para operações que envolvam muitas máquinas, pois pode ser instalado em mais de um desktop para uso do titular. A validade do A1 é de um ano.
Vantagens do certificado A1
O A1 tende a ter preços mais acessíveis. Seu uso pode ser produtivo para empresas de muitas operações que envolvam assinatura e documentação.
Afinal, qual a melhor opção para certificado digital?
Como foi possível perceber, os certificados armazenados em token, smartcard, nuvem e computador apresentam características distintas. Exatamente por isso, é preciso avaliar cada uma delas para identificar a que melhor atende às suas necessidades.
Se a sua rotina envolve muitas viagens a negócio, por exemplo, o ideal é optar por um modelo que possa ser acessado de outros dispositivos além do computador. Caso precise de um certificado com um nível maior de segurança, o arquivado em nuvem pode ser a melhor opção.
Assim, tudo dependerá das aplicações nas quais você pretende usá-lo, das suas necessidades e da sua empresa. O modelo ideal é aquele que melhor te atende.
Fonte: AC Certificaminas
Sobre Certifica
A Autoridade Certificadora Certifica foi fundada há 10 anos na cidade de Formiga – MG.
A Certifica começou com um Ponto de Atendimento, mas em pouco tempo tornou-se uma das maiores emissoras de certificados do Brasil, presente em todo o território nacional, transformando a vida de centenas de empreendedores como você.
Sua missão é simplificar e transformar vidas e negócios por meio da identificação digital.
Fortalecer a rede de parceiros e oferecer sempre mais do que o esperado são algumas das ações que colocam a Certifica entre os principais players do mercado de identificação digital no Brasil.
A AC Certifica é especializada em gestão de negócios e oferece às suas Autoridades de Registro credenciadas apoio contábil, jurídico e de comunicação e marketing, além de ministrar periodicamente treinamentos técnicos, de vendas e operacionais.
A sua rede de ARs conta ainda com o acompanhamento das áreas de business intelligence e compliance, garantindo dessa forma a performance e a segurança operacional.
Leia aqui alguns artigos da Certifica – Autoridade Certificadora!
Certificaminas patrocina CertForum e reforça posicionamento nacional
Parceiro-indicador de certificado digital: o que faz, vantagens e como se tornar um
Digitalização de documentos pessoais: mais praticidade e segurança ao titular