Últimas notícias

Fique informado

Certificado digital em nuvem: conheça os benefícios e saiba como funciona

28 de julho de 2021

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

Por que o certificado digital tipo A3 é mais seguro?

Pode-se dizer que a principal diferença entre o certificado digital do tipo A3 e do tipo A1 é o modo de armazenamento dos dados

21 de junho de 2021

Como utilizar o certificado digital por token ou cartão no computador

O certificado digital pode ser emitido por token, instrumento para USB, ou smartcard, lido por meio de um hardware específico

10 de maio de 2021

AC Certificaminas explica como a criptografia funciona nos certificados digitais e quais seus benefícios

A criptografia é o que garante a confidencialidade e integridade das informações contidas em documentos e e-mails.

26 de janeiro de 2021

Entrevista com Heitor Pires da AC CERTIFICAMINAS

Entrevista com Heitor Pires fundador da AC CERTIFICAMINAS – A trajetória de uma Autoridade Certificadora da ICP-Brasil.

26 de agosto de 2020

O armazenamento em nuvem oferece muitas vantagens ao usuário. Mobilidade e economia são apenas algumas delas

A praticidade do universo digital e o surgimento de novas tecnologias tornaram mais fáceis as rotinas corporativas e o dia a dia das pessoas. O certificado digital é um exemplo de ferramenta tecnológica que mudou completamente a maneira com que certas transações eletrônicas são realizadas. 

Com o documento eletrônico, empresas, trabalhadores autônomos e pessoas físicas passaram a efetuá-las de forma segura e com redução da burocracia em suas negociações.

Após um tempo, esse recurso foi ainda mais aperfeiçoado com a criação de um novo modelo de certificado digital: o de armazenamento em nuvem.

O armazenamento em nuvem oferece muitas vantagens ao usuário. Mobilidade e economia são apenas algumas delas.

Neste artigo, nós vamos mostrar os principais benefícios do certificado em nuvem e explicar como ele funciona. Fique com a gente até o final para conhecer uma solução inovadora dessa modalidade de certificado digital que tem conquistado novos usuários a cada dia.  

Cloud computing e certificado digital em nuvem: o que são?

Para explicar o que é um certificado em nuvem, é preciso, primeiro, abordar o conceito de cloud computing (computação em nuvem). 

Esse recurso mudou completamente a maneira com que guardamos nossos arquivos, programas e informações na internet.

A “nuvem”, na verdade, é o nome dado para um conjunto de servidores de alta capacidade, que, por estarem interconectados, conseguem armazenar arquivos em qualquer lugar do mundo.

Dessa forma, o usuário, para acessá-los, precisa de um computador, tablet ou celular com conexão à internet apenas.  

Tudo isso, sem a necessidade de conectar-se a um desktop pessoal ou servidor e com a vantagem de checá-los remotamente, de onde estiver.

Para exemplificar, podemos citar o Google Drive, iCloud e Dropbox como aplicativos com acesso à nuvem muito usados no meio empresarial. 

O certificado digital em nuvem segue essa mesma lógica. O documento eletrônico, diferente dos modelos A1 (arquivado no computador) e A3 (armazenado em token ou smartcard), é salvo diretamente em ambiente virtual, o que permite que ele seja acessado de qualquer dispositivo e em qualquer lugar do mundo. Basta ter os dados de acesso para usá-lo. 

Assim, o usuário consegue assinar documentos com validade jurídica, efetuar transações bancárias e enviar documentos por meio de qualquer computador ou dispositivo móvel, com a mesma segurança dos certificados armazenados em mídia física. 

Como funciona o certificado digital em nuvem

O certificado digital em nuvem é tão seguro quanto os armazenados em mídia física. Isso porque ele é salvo em um servidor Hardware Security Module (HSM), que, como o nome indica, possui um nível elevado de segurança.

Esse, inclusive, é o mesmo tipo de equipamento usado pelas Autoridades Certificadoras (AC), porém, com um código PIN de acesso individual para cada um dos usuários dos documentos armazenados.

O usuário ainda tem a possibilidade de adicionar outros mecanismos de autenticação, como a de dois fatores (pelo envio de um código por mensagem no celular) ou por biometria. O que garante maior segurança à ferramenta. 

Por estar na cloud, o titular pode usá-lo de qualquer dispositivo, sem ser, necessariamente, o seu celular ou computador. Além disso, não é preciso instalar nenhum tipo de drivers ou fazer atualizações frequentemente. 

Quais as vantagens de investir em um certificado digital em nuvem

São muitos os pontos positivos que esse modelo de certificado digital oferece às empresas e pessoas físicas que o adquiriram. Além da possibilidade de utilizá-lo em diferentes dispositivos e em lugares diferentes, o documento proporciona uma série de benefícios. 

Prazo de validade estendido

As vantagens começam pelo prazo de validade, que pode ser de até cinco anos. O modelo, inclusive, é o único do mercado que oferece 60 meses de validade. Dessa forma, o usuário não precisa se preocupar em ter que renová-lo anualmente como acontece com outros tipos de certificado digital. 

Segurança

A segurança também é uma característica encontrada nos modelos de certificado em mídia externa, mas há quem considere os armazenados em nuvem ainda mais seguros. Isso porque os servidores HSM tendem a ser alocados em data centers de alta segurança e com controle de acessos.

O serviço também é criptografado e conta com duas senhas de autenticação, PIN e PUK, o que evita o acesso de terceiros ao certificado. As chances de perda ou danos na ferramenta também são menores, uma vez que ela é armazenada diretamente em um sistema virtual, sem serem necessárias mídias físicas. 

Economia 

Economia é outro ponto positivo do certificado digital em nuvem. Com ele, reduz-se os custos com equipes de apoio de T.I, com equipamentos auxiliares para a sua utilização, como leitoras de cartão ou tokens, e logística para a execução de determinadas operações.

Compartilhamento de arquivos

Esse modelo de documento eletrônico dá a possibilidade de que vários usuários acessem os arquivos salvos na nuvem de qualquer lugar, em alguns casos, ao mesmo tempo. Isso permite criar e alterar certos documentos de forma ágil e, assim, otimizar tempo.

É importante lembrar que somente usuários autorizados poderão ter acesso ao documento eletrônico e às informações contidas nele. 

Bird ID: solução em nuvem

O Bird ID é uma solução inovadora de certificado digital em nuvem que você precisa conhecer. Assim como outros tipos de documentos eletrônicos com armazenamento em rede, ele oferece praticidade, segurança e mobilidade. A diferença é que com ele, o acesso se dá por meio de um aplicativo para celular ou dispositivo móvel. Dessa forma, o usuário pode acessá-lo de qualquer lugar, dispositivo e a qualquer hora.  

O certificado Bird ID é um dos mais vantajosos do mercado, pois oferece maior segurança de dados e utiliza escalabilidade. Ou seja, o titular só paga pela quantidade de armazenamento que será usado. Esse modelo também oferece os seguintes benefícios:

– Possui validade estendida de até cinco anos;

– Pode ser usado em computadores, tablets ou celulares;

– Em caso de perda, o Bird ID pode ser habilitado em outro dispositivo;

– É possível saber quando o seu certificado foi usado. 

Utilidades do certificado digital em nuvem Bird ID

O Bird ID pode ser usado em mais de 170 funções. Assim, cada usuário consegue escolher aquelas que são mais vantajosas para ele e que atendem melhor às suas necessidades.

– Assinatura de contratos, procurações, declarações e outros;

– Acesso ao e-CAC;

– Envio de Sistema Público de Escrituração Digital (SPED);

– Envio de declaração do Imposto de Renda;

– Identificação para acesso ao Conectividade Social. 

Fonte: AC Certificaminas

Sobre Certificaminas

A Certificaminas está localizada na região Centro-Oeste de Minas Gerais, a Certificaminas oferece segurança em certificação digital às empresas de todos os portes e setores, pessoas físicas e profissionais liberais.

Aliando tecnologia ao conhecimento, oferecemos um portfólio de soluções abrangentes e adequadas ao seu modelo de negócio, com produtos altamente eficazes que utilizam tecnologia criptográfica para a proteção de transações eletrônicas, dados em repouso e identidades digitais.

Valorizamos os processos digitais e acreditamos na universalização do uso da certificação digital. Esperamos que, em um futuro bem próximo, essa ferramenta seja cada vez mais utilizada em todos os processos digitais e transações comerciais.

Estamos no mercado para atendê-los e para trazer uma maior satisfação em todos os processos que envolvem a certificação digital

Acesse a coluna da Certificaminas para ler outros artigos aqui!

AC Certificaminas explica como a criptografia funciona nos certificados digitais e quais seus benefícios

Certificado digital para contador: para que serve especificamente?

Descubra como o certificado digital pode ajudar sua empresa na LGPD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe os melhores conteúdos sobre segurança da informação aqui!

    Área de atuação*

    Nível de experiência*