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Quem mora no exterior frequentemente esbarra em pendências para resolver no Brasil. Há quem continue a ter negócios no país e pode aparecer uma burocracia ou outra do dia a dia.

Existem ainda aqueles que aproveitam a renda dos trabalhos fora para começar empresas em terras brasileiras.

Para todas essas situações e outras, o certificado digital é a solução. O ideal é emitir o certificado assim que souber que vai morar fora. Assim, não precisa correr quando aparecer uma questão a ser resolvida com sua assinatura.

A maioria dos brasileiros no exterior costumam ter um procurador no país para imprevistos burocráticos.

Porém, com o certificado digital, você mesmo resolve a maioria das suas pendências, sem precisar de terceiros. O que é mais cômodo e seguro.

Mas, para quem já está fora, é possível emitir o certificado de outra parte do mundo?

Emissão de certificado digital no exterior

É autorizado, por lei, a emissão de certificado digital via videoconferência. Dessa forma, independente de onde você estiver, é possível ter um certificado digital para assinar contratos, acessar serviços da Receita Federal, Fisco entre outros.

Na Certificaminas, são poucos os passos para emitir o certificado digital no exterior.

– Acesse https://certificaminas.com/solicitar-certificado/

– Escolhe validação por videoconferência

– Selecione o tipo de certificado que você deseja (daremos orientações sobre como decidir adiante)

– Preencha o formulário com seus dados ou da empresa (caso tenha escolhido e-CNPJ)

– Escolha o método de pagamento

– Pague e agende o seu atendimento

– Aguarde a equipe da Certificaminas entrar em contato com você

A renovação também pode ser realizada virtualmente.

Qual o melhor certificado digital para quem está no exterior?

Há alguns detalhes para observar antes de decidir qual será seu tipo de certificado. Primeiro, é a mídia.

Como você mora fora, não será possível emitir o certificado que fica armazenado em cartões ou tokens.

Então, suas opções são o tipo A1, com validade de um ano, e o Bird ID, com validade de 5 anos.

Além dessas duas escolhas, você precisa optar por e-CPF ou e-CNPJ. Em resumo, o e-CPF será usado para resolver questões do cidadão; o e-CNPJ, de empresas. Assim, se você deixou ou vai abrir uma empresa no Brasil, vai precisar de ambos.

Se você não tem um CNPJ no país, o e-CPF basta.

Bird ID

O grande diferencial do certificado digital Bird ID é que ele é armazenado em nuvem, bem como todos os documentos.

Ou seja, não é necessário usar drivers, softwares nem mídias criptográficas como cartão ou token. Ele fica acessível em tablets, smartphones ou computadores. O acesso pode requerer senha ou biometria. Ou os dois, caso prefira.

e-CPF

Como o nome mostra, é a versão digital do CPF, um dos principais documentos brasileiros. Com ele, o usuário pode:

  • Assinar contratos, procurações, declarações, entre outros;
  • Realizar o envio do SPED — Sistema Público de Escrituração Digital;
  • Assinar controle de câmbio;
  • Acessar o e-CAC — Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal do Brasil;
  • Fazer a identificação perante a Conectividade Social, FGTS e outros;
  • Envio de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física;
  • E muito mais.  

e-CNPJ

Já o e-CNPJ, é a versão digital do CNPJ. É ideal para quem tem empresas no Brasil. Com ele, é possível:

– Acessar Receita Federal: CAGED, DIRF, PERDCOMP, DACON, DBF, DCIDE, DCP, DEREX, DCTF, CRED, DIF, DIMOB, DIMOF, DIPI-TIP, DNF, DSPJ, DTTA, e-CAC, Homolognet, RAIS, SICONFI, SIL, Leilões eletrônicos;

– SEFAZ: NF-e, NFA-e, NFC-e, NFS-e, CT-e, DF-e;

– Governo: SISCONSIG;

– Saúde: DMED, TISS;

– MEC: PROUNI;

– Segurança Privada: GESP;

– Detran: e-CNHsp;

– Setor Público: ITR, DERC;

– SPED: ECD, EFD, ECF, eSocial;

– Caixa Econômica: FGTS, e-APS, Conectividade Social ICP;

– Zona Franca de Manaus: SUFRAMA;

– Parcelamento eletrônico online de débitos Pessoas Jurídicas;

– Retificação do DARF;

– Provisão de Procuração Eletrônica;

– Assinatura de e-mails, documentos e contratos digitais da Pessoa Jurídica;

– Entre outros serviços.

Fonte: AC Certificaminas

Sobre Certificaminas

A Autoridade Certificadora Certificaminas, fundada há 8 anos na cidade de Formiga – MG, está presente hoje em todo o Brasil e estima chegar a 10% do share do mercado brasileiro de certificação digital ICP-Brasil ainda em 2021.

Fortalecer a rede de parceiros e oferecer sempre mais do que o esperado são algumas das ações que colocam a Certificaminas entre os principais players do mercado de identificação digital no Brasil.


A AC Certificaminas é especializada em gestão de negócios e oferece às suas Autoridades de Registro credenciadas apoio contábil, jurídico e de comunicação e marketing, além de ministrar periodicamente treinamentos técnicos, de vendas e operacionais.

A rede da ARs conta ainda com o acompanhamento dos setores de business intelligence e compliance, que acompanham toda a rede, garantindo dessa forma a performance e a segurança operacional.

Leia aqui alguns artigos produzidos e sobre a AC Certificaminas!

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