Últimas notícias

Fique informado

Certificado Internacional de Vacinação pode ser solicitado com Certificado Digital

18/07/2019

Pretende viajar? Se o país de destino exige a comprovação da imunização contra algumas doenças, como febre amarela, temos uma novidade: o Certificado Internacional de Vacinação – CIVP, agora, pode ser solicitado on-line

Você também pode ouvir essa matéria. Aperte o play.

Para isso, basta acessar o Portal de Serviços do Governo Federal e se identificar usando seu Certificado Digital. Depois é seguir as etapas necessárias, emitir o documento e imprimi-lo em qualquer lugar do mundo.

Certificado Internacional de Vacinação com Certificado Digital

O que é Certificado Internacional de Vacinação?

É o documento que comprova a vacinação contra doenças, emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele tem validade vitalícia. Ou seja: se alguma vez você já o fez, não é preciso renová-lo.

Como saber se o país para onde eu vou viajar exige o CIVP?

Simples. No site da Anvisa você pode fazer essa consulta. Ah, vale lembrar que o CIVP também é exigido em conexões/escala.

Qual é a vantagem de solicitar o CIVP pela internet?

Comodidade! Você não precisará agendar horário e se deslocar até um ponto de atendimento já que o processo é feito eletronicamente do início ao fim. E aí você ganha mais tempo para cuidar dos outros detalhes da sua viagem.

A digitalização dos serviços oferecidos pelo Governo é uma tendência e quem tem Certificado Digital sai à frente, porque não precisa criar login e senha e, em alguns casos, tem acesso a processos exclusivos. Bacana, né?

A iniciativa de oferecer a emissão do CIVP on-line é pioneira no mundo e, além de simplificar a rotina dos brasileiros, promoverá economia aos cofres públicos: estima-se uma redução de custos de aproximadamente R$120 milhões por ano.

Certificado Digital e suas aplicações

Se você ainda só utiliza o seu Certificado Digital para as entregas fiscais, está perdendo tempo e dinheiro. A tecnologia também pode ser usada para a realização de serviços na esfera eletrônica, como a solicitação do CIVP, e para assinar documentos.

Sim, você pode formalizar contratos, por exemplo, usando seu Certificado Digital: sem papel e sem caneta. Com o Portal de Assinaturas da Certisign é possível assinar contratos digitalmente com total validade jurídica.

Além disso, você pode organizar e armazenar esses documentos de forma segura e prática e ainda acessa as informações em tempo real de qualquer dispositivo.

Saiba como funciona na prática:

Fonte: Certisign Explica

  Veja nossa coluna da Certisign