Últimas notícias

Fique informado

Certisign: Biometria facial é alternativa para compra online segura e rápida

6 de maio de 2021

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

Com forma de proporcionar segurança alguns e-commerce estão investindo na utilização de biometria facial na finalização de compras

O Brasil segue sofrendo com os impactos da pandemia e o comércio presencial continua tendo restrições de acesso. Diferentemente do ano passado, quando a situação era uma novidade, os varejistas estão mais preparados para oferecer segurança aos consumidores no momento de finalizar a compra online as vésperas do Dia das Mães.

Esta é a data mais esperada pelo comerciante, ficando atrás apenas da Black Friday e do Natal. 

Com forma de proporcionar segurança e, ao mesmo tempo, facilitar a vida dos usuários, alguns e-commerce estão investindo na utilização de biometria facial para liberar o acesso aos aplicativos e a finalização de compra.

compra
Bruno Ribeiro – Gerente de inovação da Certisign

Segundo Bruno Ribeiro, gerente de inovação da Certisign, IDTech especializada em Identidade e Segurança Digital, a identificação biométrica é mais segura do que o login e senha e deve ser utilizada sempre que disponível. 

“A pandemia abriu os olhos para a utilização da biometria facial, pois ela diminui, e muito, a possibilidade de acesso indevido à conta do usuário, uma vez que ela identifica por meio dos traços do rosto, e cada rosto é único”, afirma. 

Segundo Ribeiro, são alguns detalhes que reforçam a segurança da biometria facial, que atualmente pode até mesmo detectar o uso de máscaras hiper-realista.

“A identificação biométrica do rosto ganhou uma aliada no combate à fraude: a funcionalidade, baseada em inteligência artificial, chamada Liveness. Ela detecta se por trás da imagem há vida e, portanto, que não se trata de uma foto, por exemplo, ou de alguém usando uma máscara. Esses avanços têm permitido que cada vez mais serviços sejam ofertados na internet com total segurança, mesmo os que têm alta criticidade”

Além de prestar atenção na hora de se identificar, outra dica de segurança digital importante para quem pretende comprar on-line o presente do Dia das Mães é ficar atento aos ataques de pishing, golpe no qual criminosos fazem cópias de sites famosos e enviam ofertas miraculosas aos consumidores para roubar dados pessoais e financeiros.

Segundo o especialista, para não cair nesse tipo de armadilha, é necessário tomar alguns cuidados. “Sempre verifique se o site da oferta está protegido por um Certificado Digital SSL, que garante a autenticidade da loja e, também, um ambiente seguro para compra”. 

Mas como saber se o site é seguro?

Basta checar no navegador se o endereço começa com HTTPS e se há um cadeado. Mas não é só isso. É recomendável ainda que o visitante do site clique em cima do cadeado e confira se o Certificado SSL em questão foi emitido de fato para o endereço em que ele está.

“O clique e a checagem da informação são fundamentais. Alguns fraudadores também inserem SSL em seus sites criminosos. Então, tem que conferir e tomar muito cuidado: recebeu uma mensagem com promoções espetaculares e um link, desconfie. Seja ela por e-mail, SMS ou aplicativo sempre confira se o site é seguro antes de inserir seus dados”. 

Bruno Ribeiro da Certisign, explica como a Identidade Autossoberana pode ser utilizada para identificar pessoas vacinadas contra a Covid-19. Ouça

[Ouça] Certisign é a primeira empresa da América Latina a integrar rede mundial de identidade soberana

Entrevista com Oscar Zuccarelli da Certisign sobre segurança cibernética

Sobre a CertiSign

A CertiSign é pioneira e a maior Autoridade Certificadora do Brasil.

Há mais de duas décadas, viabiliza que serviços possam ser realizados on-line proporcionando às empresas agilidade, redução de custos e sustentabilidade e, por consequência, às pessoas mais tempo e dinheiro para que possam fazer o que realmente importa.

É referência no mercado por seu tamanho e números: presente em mais de 2.200 locais de atendimento em todo o Brasil e em 14 no exterior, já ultrapassou a marca de 12 milhões de clientes atendidos. Com vasto portfólio de produtos e serviços atende empreendedores e empresas de todos os segmentos e portes por meio da tecnologia da Certificação

Acesse a coluna da CertiSign para ler outros artigos aqui!